REGIÕES
UNIDADE ESPECIAL DE POLÍCIA FAZ … LIMPEZAS
Os elementos da Unidade Especial de Polícia (UEP) de Faro estão a ser incumbidos de limparem as instalações e a área envolvente da unidade, o que já motivou sindicatos a pedirem a intervenção da direcção nacional da PSP.
Os elementos da Unidade Especial de Polícia (UEP) de Faro estão a ser incumbidos de limparem as instalações e a área envolvente da unidade, o que já motivou sindicatos a pedirem a intervenção da direcção nacional da PSP.
De acordo com uma comunicação interna, a que a Lusa teve acesso, é pedido aos comandantes das quatro subunidades daquela força destacada que distribuam a limpeza da unidade pelos elementos das diversas valências, consoante as áreas, regulamentação datada de 19 de maio com a indicação de que entra “imediatamente em vigor”.
Contactado pela Lusa, o presidente da Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP), Paulo Rodrigues mostrou-se “completamente em desacordo” com a medida, dizendo “não compreender a necessidade de fazer um regulamento para obrigar as pessoas a fazerem um serviço que não faz parte das competências” da polícia.
“Não acredito que o trabalho de polícia fique por fazer, o que criticamos é a obrigatoriedade imposta às pessoas, que pode ser sancionada disciplinarmente”, referiu, acrescentando que alguns elementos desta força já garantiam arranjos e melhorias nos espaços da unidade, mas de forma voluntária.
No regulamento, enviado pelo adjunto do comandante da UEP de Faro, alega-se “alguma dificuldade em garantir a manutenção, limpeza e asseio” da sede da UEP, localizada no aeroporto de Faro, edifícios e áreas envolventes, serviço que é assegurado apenas por duas funcionárias de limpeza, o que é “manifestamente insuficiente”.
Esta não é a primeira vez que os elementos daquela unidade especial se queixam de sofrerem pressões, já que, há três anos, já tinha havido relatos de alegadas pressões para elementos do Corpo de Intervenção realizarem, durante o serviço, obras de construção civil, numa cave localizada nas instalações da UEP, sob pena de serem expulsos.
Para Paulo Rodrigues, a regulamentação agora imposta “agravou o sentimento de instabilidade e de desconforto” do grupo, contribuíndo para alimentar “o clima já negativo que havia”, que é “muito mais evidente em Faro” do que nas subunidades localizadas em Lisboa e no Porto.
“Não tem que ser uma exigência, não é uma competência da polícia e até contradiz a própria ministra da Administração Interna quando diz que é precisar retirar pessoal das funções administrativas para reforçar o efetivo operacional”, concluiu.
A Lusa tentou obter uma reação por parte da direção nacional da PSP e do comando de Faro da PSP, sem sucesso.
A força destacada da UEP de Faro possui quatro valências: Corpo de Intervenção, do Corpo de Segurança Pessoal, Centro de Inativação de Engenhos Explosivos e de Segurança no Subsolo e do Grupo Operacional Cinotécnico.
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ALTO MINHO: EMPRESÁRIOS CONGRATULAM-SE COM FIM DE PORTAGENS NA A28
A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.
A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.
A proposta do PS, aprovada na quinta-feira, pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.
A proposta foi aprovada com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.
A proposta aprovada, na quinta-feira, na generalidade – que de acordo com os socialistas tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros – entrará em vigor em 1 de janeiro de 2025, segundo o projeto de lei do PS.
Esta sexta-feira, em comunicado, a CEVAL, que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo que empregam mais de 19.000 trabalhadores, sublinha que a decisão “cumpre um velho anseio de transformar o Alto Minho mais competitivo”.
“Fez-se justiça para com o Alto Minho, pois sempre nos mostrámos contra a existência de pórtico junto à zona industrial do Neiva, em Viana do Castelo. Sempre quisemos a eliminação do pórtico para nunca empurrar o problema para o concelho vizinho de Esposende e, depois de tanta luta, finalmente houve uma aprovação que, assim que se concretizar, virá impulsionar o desenvolvimento reforçando a competitividade deste território”, defende o presidente da CEVAL, Luís Ceia, citado na nota.
Segundo a CEVAL, “o Alto Minho perdeu capacidade competitiva com a introdução de portagens nesta ex-SCUT (vias sem custo para o utilizador), em 2011, que obrigou as empresas e empresários a reinventarem-se em busca de soluções para fazer face às dificuldades”.
“Os constrangimentos causados pela existência do pórtico do Neiva sempre foram muitos, condicionando a mobilidade de quem diariamente precisa circular na A28 e, obrigando as empresas a maiores despesas de deslocação, uma vez que esta é uma via de comunicação essencial para Viana do Castelo, sem que existam outras vias capazes de facilitar as deslocações rodoviárias”.
A CEVAL espera que “a medida possa ser aplicada o quanto antes para que seja reposta a justiça que este território merece”.
Desde a implementação da cobrança de portagens, a luta pela sua eliminação tem mobilizado movimentos cívicos e partidos políticos, e resultou, em 2021, por proposta do PSD, na aplicação de um desconto de 50% no valor da taxa.
Em fevereiro de 2020, uma recomendação do BE ao Governo para a abolição do pagamento de portagens na Autoestrada 28 (A28), entre Viana do Castelo e o Porto, foi chumbada no parlamento, com os votos contra do PS.
PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberam abstiveram-se, enquanto BE, PCP, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.
A eliminação ou relocalização do pórtico de Neiva da A28, outra batalha de empresários, autarquias e partidos políticos, ganhou forma de recomendação ao Governo, também em 2021, após a aprovação de um projeto de resolução do PSD.
Já antes, em 2017, a petição “Pela eliminação do pórtico de Neiva, pórtico 4 da A28, entre Neiva e Darque”, promovida pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), falhou o objetivo.
Situado junto à zona industrial de Neiva, em Viana do Castelo, aquele pórtico tem sido considerado um entrave à atividade empresarial do distrito.
REGIÕES
MARCO DE CANAVESES: AUTARQUIA VAI CONSTRUIR 30 CASAS DE RENDA ACESSÍVEL
Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.
Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.
O novo complexo habitacional em Rio de Galinhas, para habitação acessível, contará com 24 apartamentos de tipologia T2 e seis T4.
Segundo informa o município do distrito do Porto, o prazo de construção é de um ano e três meses e o preço base para a empreitada está estimado em 2,3 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
“Nos próximos meses, vamos construir 130 novas habitações e reabilitar 104 já existentes, ou seja, vamos ficar com mais do dobro da habitação pública acessível”, destacou a presidente da Câmara, Cristina Vieira, indicando que serão beneficiadas cerca de 240 famílias.
Segundo a autarquia de Marco de Canaveses, a Estratégia Local de Habitação prevê no concelho um investimento próximo dos 16 milhões de euros, com financiamento garantido a 100%, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
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