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INTERNACIONAL

AUSTRÁLIA: UM “UPDATE” DEIXOU 10 MILHÕES DE PESSOAS SEM INTERNET E TELEFONE

O apagão nos serviços de telefone móvel e Internet que afetou mais de 10 milhões de australianos durante 12 horas na quarta-feira passada deveu-se a uma atualização informática, admitiu hoje a operadora de telecomunicações Optus.

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O apagão nos serviços de telefone móvel e Internet que afetou mais de 10 milhões de australianos durante 12 horas na quarta-feira passada deveu-se a uma atualização informática, admitiu hoje a operadora de telecomunicações Optus.

“Estas mudanças no encaminhamento de dados afetaram a nossa rede em múltiplas setores e excederam os níveis de segurança preestabelecidos nos principais” servidores, explicou a Optus.

De acordo com um comunicado, os servidores desligaram-se automaticamente da rede principal da operadora “para se protegerem” e, em alguns casos, tiveram de ser reinicializados ou ligados de novo à rede de forma manual.

A segunda maior empresa de telecomunicações da Austrália garantiu que já fez alterações na rede para evitar problemas semelhantes no futuro.

A Optus enfrenta uma série de investigações por parte do governo australiano, o parlamento e a Autoridade Australiana de Comunicações e Media, o órgão governamental que regula o setor das telecomunicações.

O apagão de quarta-feira, considerado o maior da história da empresa, afetou mais de 10 milhões de pessoas durante cerca de 12 horas, o que representa mais de 38,4% da população da Austrália.

O incidente afetou também cerca de 400 mil empresas e serviços governamentais, que se viram impossibilitados de fazer ou receber chamadas, enviar mensagens de texto, aceder à Internet ou realizar transações e pagamentos bancários.

Dezenas de hospitais não conseguiam receber chamadas telefónicas e os telefones fixos da rede Optus não conseguiam contactar os serviços de emergência.

A hora de ponta foi caótica na cidade de Melbourne depois de uma “falha de comunicações” ter interrompido os serviços ferroviários.

A Optus anunciou hoje que vai oferecer pelo menos 200 gigabytes de dados móveis adicionais aos clientes afetados, entre outros benefícios.

Há pouco mais de um ano, mais de nove milhões de clientes da operadora australiana viram os dados pessoais roubados num ataque informático.

INTERNACIONAL

INVESTIGAÇÃO SUECA DESCARTA SABOTAGEM AOS CABOS SUBMARINOS

O procurador sueco que investiga a rutura de um cabo submarino de fibra ótica entre a Letónia e a Suécia, ocorrida a 26 de janeiro, descartou esta segunda-feira tratar-se de um ato de sabotagem, pelo que levantou a apreensão do navio suspeito.

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O procurador sueco que investiga a rutura de um cabo submarino de fibra ótica entre a Letónia e a Suécia, ocorrida a 26 de janeiro, descartou esta segunda-feira tratar-se de um ato de sabotagem, pelo que levantou a apreensão do navio suspeito.

“Foi estabelecido que uma combinação de condições climatéricas, falhas de equipamento e erros de navegação contribuíram” para os danos, afirmou Mats Ljungqvist em comunicado.

A Suécia tinha abordado um navio búlgaro, o “Vezhen”, no âmbito da investigação de “sabotagem agravada”.

O diretor executivo da empresa de navegação búlgara NaviBulgar negou qualquer irregularidade.

“A investigação mostra agora claramente que não se tratou de sabotagem”, graças ‘aos interrogatórios, às apreensões efetuadas e analisadas e aos exames do local do incidente’, acrescentou Ljungqvist.

O navio apreendido foi, no entanto, a causa dos danos no cabo, segundo o procurador. A investigação prossegue para determinar se foram cometidas outras infrações relacionadas com este incidente.

Na madrugada de 26 de janeiro, foi danificado um cabo de fibra ótica pertencente ao Centro Nacional de Rádio e Televisão da Letónia (LVRTC), que liga a ilha sueca de Gotland à cidade letã de Ventspils.

O LVRTC afirmou que as avaliações preliminares sugeriam “fatores externos”.

Num contexto de vigilância reforçada face às ameaças de “guerra híbrida”, a Noruega abordou brevemente, entre quinta e sexta-feira, um navio norueguês com tripulação russa por suspeita de envolvimento nos danos, antes de o deixar regressar ao mar por falta de provas.

Vários cabos submarinos foram danificados ou quebrados nos últimos meses no Mar Báltico.

Em resposta à natureza repetida destes acontecimentos, a organização do Tratyado do Atlântico Norte (NATO) anunciou em janeiro o lançamento de uma missão de patrulha para proteger esta infraestrutura submarina sensível.

Aeronaves, navios e ‘drones’ estão agora a ser destacados de forma mais frequente e regular para o Mar Báltico, no âmbito de uma nova operação designada “Baltic Sentinel” (“Sentinela do Báltico”).

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INTERNACIONAL

WHATSAPP DENUNCIA CIBERESPIONAGEM A JORNALISTAS COM “SOFTWARE” ISRAELITA

A rede social WhatsApp denunciou uma operação de ciberespionagem contra cerca de 90 utilizadores, incluindo jornalistas, utilizando ‘software’ de uma empresa israelita, segundo meios de comunicação especializados.

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Imagem ilustrativa gerada por AI.

A rede social WhatsApp denunciou uma operação de ciberespionagem contra cerca de 90 utilizadores, incluindo jornalistas, utilizando ‘software’ de uma empresa israelita, segundo meios de comunicação especializados.

O WhatsApp (que pertence à empresa norte-americana Meta) disse que a campanha usou ‘spyware’ da empresa israelita Paragon Solutions e teve como alvo cerca de 90 jornalistas e ativistas de 20 países, a maioria da Europa.

Os alvos foram notificados e a operação foi interrompida em dezembro de 2024, segundo noticiou a NBC News.

O WhatsApp disse que a Paragon usou um ‘vetor’ — um método de acesso ilegal a uma rede, possivelmente através de grupos de conversação e do envio de um ficheiro malicioso — mas não sabe quem perpetrou o ataque.

O WhatsApp, que não respondeu às perguntas da agência de notícias EFE sobre o ataque e a nacionalidade dos afetados, enviou uma carta à Paragon a pedir que cesse as suas atividades e não descartou ações legais, segundo a edição norte-americana do The Guardian.

O jornalista italiano Francesco Cancellato, que conduz o jornal ‘online’ de investigação Fanpage, disse na sexta-feira que foi notificado pelo WhatsApp como uma das vítimas da campanha de ciberespionagem.

“As nossas investigações indicam que pode ter recebido um ficheiro malicioso via WhatsApp e que o ‘spyware’ pode ter levado a que acedessem aos seus dados, incluindo mensagens guardadas no dispositivo”, refere a notificação da rede social.

A Paragon é a criadora do programa de espionagem Graphite, tem como clientes agências governamentais e foi recentemente adquirida pelo grupo de investimento norte-americano AE Industrial Partners.

Segundo o seu ‘site’, a Paragon define-se como uma empresa de ciberdefesa e oferece soluções “baseadas na ética” para “localizar e analisar dados digitais”, formar trabalhadores digitais ou “mitigar ameaças”.

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