Ligue-se a nós

DESPORTO

RIO AVE: SÓCIOS APROVAM POR MAIORIA A CRIAÇÃO DE UMA SAD

Os sócios do Rio Ave, clube da I Liga de futebol, aprovaram, este domingo, em assembleia geral, a criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) e a entrada de um investidor externo, que propõe injetar 20,5 milhões de euros.

Online há

em

Os sócios do Rio Ave, clube da I Liga de futebol, aprovaram, este domingo, em assembleia geral, a criação de uma Sociedade Anónima Desportiva (SAD) e a entrada de um investidor externo, que propõe injetar 20,5 milhões de euros.

Na mais participada reunião magna do emblema vila-condense, que contou com a presença de 596 associados, o ponto relativo à conversão da atual SDUQ (sociedade desportiva por quotas) para uma SAD foi aprovado com 555 votos a favor, 20 abstenções e 21 votos contra.

Também por larga maioria foi ratificado o ponto relativo à transmissão do capital social da futura SAD para um investidor externo e a autorização para que a atual direção do clube adote os atos necessários para execução das medidas aprovadas.

Segundo divulgou Alexandrina Cruz, presidente do emblema vila-condense, existe uma proposta do empresário grego Evangelos Marinakis, de 56 anos, dono dos clubes Olympiacos, da Grécia, e Nothingham Forest, de Inglaterra, para assumir 80% do capital social da futura SAD do Rio Ave, a troco de um investimento inicial de 20,5 milhões de euros.

Esse dinheiro, que será injetado faseadamente no clube, até junho de 2024, servirá para equilibrar a situação financeira do Rio Ave e para fazer face aos compromissos do que resta da atual época desportiva.

Segundo a dirigente, o projeto de Evangelos Marinakis pretende colocar o Rio Ave num patamar de competições europeias, com investimento no plantel sénior e também nas infraestruturas do clube.

“Um investimento destes terá de se prolongar em pelo menos 30 anos, para alavancar o negócio e justificar o montante injetado. Os 20,5 milhões dizem respeito a 80% do capital social da SAD, mas, além desse valor, haverá ainda um investimento no reforço do plantel, começando já em janeiro, e também nas infraestruturas, que ficarão sempre na posse do clube”, explicou Alexandrina Cruz, no final da sessão.

A presidente do Rio Ave mostrou “grande satisfação” pela participação dos associados na assembleia geral e “pela confiança demonstrada à proposta da direção e na credibilidade do projeto de Evangelos Marinakis”.

Alexandrina Cruz considerou que o Rio Ave “teve a sorte de, num momento tão difícil, aparecer uma solução e uma proposta tão boa”, admitindo que, caso os sócios a rejeitassem, iria apresentar a sua demissão do cargo.

“Gostava de ter feito sessões de esclarecimento antes desta assembleia, mas não tínhamos tempo. Estamos com um passivo muito elevado [superior a 13 milhões de euros], temos salários e impostos em atraso e, com isso, não conseguiríamos inscrever reforços no mercado de janeiro. Era fundamental conseguirmos um investidor para resolvermos a situação rapidamente”, desabafou.

A dirigente disse, no entanto, que “as negociações ainda não estão fechadas” e que ainda “há muito trabalho pela frente para a concretização do negócio”, embora considerando que “direção tem agora o conforto da decisão dos sócios para poder finalizar o processo”.

Alexandrina Cruz revelou haver “uma sintonia” com o investidor para que, além das funções de presidente do clube, tenha também um lugar entre os cinco elementos que irão compor o conselho de administração da futura SAD.

DESPORTO

BOAVISTA FC: DEPOIS DO “CONTROLO SALARIAL” UM NOVO PEDIDO DE INSOLVÊNCIA

A sangria de processos executivos e pedidos de insolvência de pessoa coletiva parece não ter fim à vista. Depois do “Controlo Salarial” relativo aos meses de Março e Abril, funcionários (inclui atletas e/ou treinadores) avançam com novos pedidos de Insolvência de Pessoa Coletiva.

Online há

em

A sangria de processos executivos e pedidos de insolvência de pessoa coletiva parece não ter fim à vista. Depois do “Controlo Salarial” relativo aos meses de março e abril, funcionários (inclui atletas e/ou treinadores) avançam com novos pedidos de Insolvência de Pessoa Coletiva.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga) considerou regularizadas as obrigações salariais relativas aos meses de Março e Abril de 2024 após – também em abril – ter dado entrada na justiça de mais um Processo Especial de Revitalização por incumprimento e/ou insolvência iminente perante mais de 50 credores, nomeadamente e precisamente funcionários (inclui atletas e/ou treinadores).


COMO FUNCIONA O CONTROLO SALARIAL DOS CLUBES ?

O Controlo Salarial está previsto no Artigo 78-A do Regulamento das Competições Profissionais. Periodicamente os clubes estão obrigados a demonstrar a inexistência de dívidas correspondentes a retribuições-base e compensações mensais a jogadores e treinadores com contrato de trabalho ou formação.

Este controlo ocorre em três momentos:

  • Até 15 de setembro relativo aos salários de maio a agosto.
  • Até 15 de dezembro relativo aos salários de setembro a novembro.
  • Até 15 de março relativo aos salários de dezembro a fevereiro.
  • Até 15 de maio relativo aos salários de março e abril.

A demonstração do cumprimento de obrigações salariais é efetuada através de declaração do próprio clube que o ateste, subscrita pelos legais representantes e certificada por ROC ou SROC, contendo uma relação discriminada dos jogadores e treinadores a que respeita.

A demonstração do cumprimento de obrigações salariais também pode ser efetuada por via de simples acordos de pagamento entre clube e credor (funcionário, atleta ou treinador), ou seja, ainda que existam dívidas salariais pode o clube e credor chegar a um acordo de pagamento, cabendo apenas aos Tribunais a competência executiva do cumprimento desses acordos.


SINDICATO DOS JOGADORES ALERTA

No passado dia 10 de maio o Sindicato dos Jogadores alertou para as práticas irregulares a que os atletas estão sujeitos sempre que um determinado clube pretende fazer prova da regularização salarial.

O Sindicato dos Jogadores alerta os futebolistas para que procurem aconselhamento jurídico, se forem abordados para a assinatura de documentos que traduzam a confirmação de pagamentos não recebidos ou acordo para o adiamento do pagamento dos créditos laborais vencidos” pode ler-se no comunicado do Sindicato dos Jogadores.

Joaquim Evangelista, Presidente do Sindicato dos Jogadores, tem tido uma voz ativa na defesa dos direitos dos atletas. Em finais de 2023 tomou posição publica ao pedir uma “resposta à altura das exigências” especificamente em relação aos clubes incumpridores, nomeadamente Boavista, Leixões e Lank Vilaverdense após falharem mais que uma vez o controlo das obrigações salariais.

Vítor Fernandes


VEJA AINDA:

BOAVISTA FC: DEPOIS DO “CONTROLO SALARIAL” UM NOVO PEDIDO DE INSOLVÊNCIA

BOAVISTA EM INCUMPRIMENTO ARRISCA INSOLVÊNCIA E EXCLUSÃO DA LIGA – INVESTIGAÇÃO

BOAVISTA: ASSEMBLEIA GERAL ELEGE FARY FAYE PRESIDENTE

BOAVISTA EM RISCO DE EXCLUSÃO DA PRIMEIRA LIGA – CHAVES E VIZELA ATENTOS

LER MAIS

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: BENFICA DESPEDE-SE DA ÉPOCA 23/24 EM CASA DO RIO AVE

O Benfica, campeão cessante, disputa hoje o último jogo na época futebolística 2023/24, ao defrontar o Rio Ave na 34.ª e derradeira jornada da I Liga, com a certeza de terminar no segundo lugar, atrás do Sporting.

Online há

em

O Benfica, campeão cessante, disputa hoje o último jogo na época futebolística 2023/24, ao defrontar o Rio Ave na 34.ª e derradeira jornada da I Liga, com a certeza de terminar no segundo lugar, atrás do Sporting.

Os ‘encarnados’ têm oito pontos de atraso em relação aos ‘leões’ e já não poderão evitar a passagem do testemunho ao rival lisboeta, enquanto o FC Porto, terceiro classificado, está ainda mais distante, a 10 pontos, pelo que o campeão da época passada se limitará a cumprir calendário no estádio do 10.º colocado.

O jogo entre Rio Ave e Benfica começa a disputar-se às 20:45, duas horas depois do início do confronto entre Famalicão, também já sem possibilidade de deixar a atual oitava posição, e Casa Pia, 12.º posicionado, que ainda pode subir ou descer na classificação, mas já tem a manutenção assegurada.

O Sporting despede-se no domingo do campeonato que conquistou, ao receber o lanterna-vermelha Desportivo de Chaves, no mesmo dia em que se decidirá a última equipa do pódio, no embate entre Sporting de Braga e FC Porto, com vantagem para os portuenses, que estão um ponto acima dos bracarenses.

Programa da 34.ª e última jornada da I Liga:

– Sexta-feira, 17 mai:

Famalicão – Casa Pia, 18:45

Rio Ave — Benfica, 20:45

– Sábado, 18 mai:

Boavista — Vizela, 15:30

Estrela da Amadora – Gil Vicente, 15:30

Farense — Portimonense, 15:30

Arouca – Vitória de Guimarães, 15:30

Sporting – Desportivo de Chaves, 18:00

Moreirense – Estoril Praia, 18:00

Sporting de Braga – FC Porto, 20:30 (Direto na Rádio Regional)

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS