Ligue-se a nós

INTERNACIONAL

TURISMO: UM “TRUQUE” DE BURLA À MODA INGLESA

É um truque que fez estalar o verniz entre Espanha e Inglaterra. Vários turistas ingleses simulam problemas gástricos para receberem avultadas indemnizações dos hotéis, num esquema que já custou mais de 60 milhões de euros.

Online há

em

É um truque que fez estalar o verniz entre Espanha e Inglaterra. Vários turistas ingleses simulam problemas gástricos para receberem avultadas indemnizações dos hotéis, num esquema que já custou mais de 60 milhões de euros.

A Confederação Espanhola de Hotéis e Alojamentos Turísticos denunciou esta situação no seu site oficial, em maio. “A paciência da indústria hoteleira espanhola está a chegar ao fim”, pode ler-se na nota. Estima-se que cerca de 90% das reclamações feitas pelos turistas que chegam de Inglaterra são fraudulentas e comportam elevados custos para os hotéis.

Segundo o “El Pais”, os requisitos para apresentar este tipo de reclamação são praticamente nulos. Não é preciso nenhum relatório médico e os queixosos têm até três anos para reclamar. Para evitar os avultados custos judiciais inerentes a este tipo de processo, os operadores turísticos optam por reembolsar os turistas. Em 2016, o número de queixas aumentou cerca de 700 por cento, sendo que a maioria foi feita já em solo britânico, de forma a evitar qualquer contacto com médicos espanhóis.

No passado mês de junho, a polícia de Maiorca deteve mesmo um casal por alegadamente estar relacionado com uma empresa de advogados que promove este tipo de queixas. Nas redes sociais, há mesmo imagens de carrinhas que são colocadas junto aos hotéis para facilitar a apresentação de reclamações.

Governo inglês atento à polémica:

O caso não passou ao lado do governo britânico, que está preocupado com a possibilidade dos preços dos quartos para turistas ingleses aumentarem, devido às falsas reclamações. Espanha faz parte dos países que recebem mais turistas britânicos no verão, tal como Portugal, onde já este ano um grupo de pessoas, que voou desde Inglaterra até ao Algarve, provocou desacatos nas ruas de Albufeira e no aeroporto de Faro.

No domingo, o ministro da justiça, David Lidington, reagiu através de uma nota publicada pelo seu gabinete: “A nossa mensagem para todos aqueles que fazem reclamações falsas de doenças é clara. Os seus atos são prejudiciais e não os vamos tolerar”.

Esta posição vai na mesma linha da tomada pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros. “Houve um aumento de casos de turistas que estão a ser encorajados a submeterem queixas de doenças gástricas no seu período de férias. Só deve fazer uma reclamação deste tipo se sofreu genuinamente alguma lesão ou doença”, pode ler-se no site oficial deste ministério, liderado por Boris Johnson.

No entanto, a primeira-ministra, Theresa May, citada na edição de domingo do “The Mail”, explicava que “os veraneantes que respeitam as normas não devem pagar mais do que merecido”, em resposta às ameaças de aumento de preços feitas por várias cadeias hoteleiras espanholas.

INTERNACIONAL

RÚSSIA: “PUTIN SUCEDE A PUTIN” E INICIA QUINTO MANDATO COMO PRESIDENTE

O Presidente russo, Vladimir Putin, no poder desde 2000, tomou hoje posse no Kremlin, em Moscovo, para um quinto mandato de seis anos à frente da Rússia.

Online há

em

O Presidente russo, Vladimir Putin, no poder desde 2000, tomou hoje posse no Kremlin, em Moscovo, para um quinto mandato de seis anos à frente da Rússia.

“Juro (…) respeitar e proteger os direitos humanos e civis e as liberdades, respeitar e proteger a Constituição, a soberania, a independência, a segurança e a integridade do governo”, declarou Putin, citado pela agência francesa AFP.

Putin disse que liderar a Rússia “é um dever sagrado” e prometeu que o país saíra “mais forte” do “período difícil” que atravessa.

A Rússia está em guerra com a Ucrânia, que invadiu em 2022, e é alvo de sanções internacionais por causa da ofensiva contra o país vizinho.

LER MAIS

INTERNACIONAL

GUERRA: RÚSSIA “ALERTA” QUE F-16 NA UCRÂNIA SERÁ CONSIDERADO “PROVOCAÇÃO”

A Rússia advertiu hoje que o envio de caças F-16 à Ucrânia será considerado uma provocação dos Estados Unidos e da NATO, estejam ou não capacitados para transportar armamento nuclear.

Online há

em

A Rússia advertiu hoje que o envio de caças F-16 à Ucrânia será considerado uma provocação dos Estados Unidos e da NATO, estejam ou não capacitados para transportar armamento nuclear.

“Independentemente das alterações efetuadas aos aviões entregues, serão por nós considerados como portadores de armas nucleares e consideramos esse passo dos Estados Unidos e da NATO como uma deliberada provocação”, assinalou em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Moscovo tem sublinhado desde há vários anos que este tipo de aviões tem sido utilizados nas designadas “missões nucleares conjuntas” da NATO.

“Espera-se que surjam em breve no teatro de operações da Ucrânia aviões polivalentes F-16 de fabrico norte-americano (…), não podemos ignorar o facto de esses aviões pertencerem às plataformas de duplo equipamento: nuclear e não nuclear”, assinala o texto.

A Ucrânia insiste desde há semanas na necessidade de apressar o envio destes aviões face aos contínuos bombardeamentos das forças russas contra infraestruturas civis e posições do seu Exército.

A coligação de países ocidentais que há um ano se comprometeu em disponibilizar F-16 a Kiev inclui a Dinamarca, que se propõe enviar os primeiros aviões este verão, a Bélgica, Países Baixos e Noruega.

Moscovo tem condenado os planos ocidentais sobre o aumento do apoio de armamento a Kiev e a suas implicações nos combates na Ucrânia, que podem sugerir novas ameaças militares ocidentais dirigidas à Rússia.

Em particular, Moscovo acusa o ocidente de apoiar abertamente ações de sabotagem da Ucrânia em território russo, para além de fornecer a Kiev mísseis de longo alcance franceses e britânicos, e os novos ATACMS norte-americanos, que podem alcançar território russo.

A Rússia também acusa os EUA de prosseguir com os seus planos de utilização de mísseis de curto e médio alcance “em diversas regiões do mundo” e acrescenta que, quando esse armamento for efetivamente disponibilizado, responderá suspendendo a sua própria moratória sobre estes envios.

O MNE russo também denuncia as afirmações do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o possível envio à Ucrânia de contingentes da NATO e salienta as informações sobre a presença no terreno de efetivos da Legião Estrangeira francesa.

A diplomacia russa acusa o bloco ocidental de procurar “uma maior escalada da crise ucraniana até um confronto militar direto dos países da NATO e Rússia” com o objetivo de provocar uma “derrota estratégica” a Moscovo.

Este cenário, segundo Moscovo, justifica a ordem emitida pelo Presidente russo Vladimir Putin às Forças Armadas sobre a realização “em breve” de manobras com armas nucleares táticas.

Caso se concretizem, estes exercícios — com o envolvimento da Força Aérea e Marinha –, poderão ocorrer em território ucraniano, pelo facto de o Distrito militar sul incluir as quatro regiões ucranianas ocupadas (Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia).

Moscovo também lamenta que a situação se encontre próximo do descalabro devido à acumulação de “decisões irracionais” por parte de Kiev e aliados ocidentais, e frisa que estas ameaças estão “especificamente” contempladas na doutrina de dissuasão nuclear da Rússia.

A Ucrânia tem garantido uma substancial ajuda financeira e armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kiev também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Já no terceiro ano de guerra, as Forças Armadas ucranianas têm-se confrontado com falta de armamento e munições, apesar das reiteradas promessas de ajuda dos aliados ocidentais e que agora parecem estar ultrapassadas.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS