Ligue-se a nós

DESPORTO

PORTIMONENSE SC X SPORTING CP: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

A estratégia ofensiva adotada por Ruben Amorim superou o plano ultradefensivo de Paulo Sérgio, que quase resultava em pleno, se Hélio Varela fosse eficaz nas duas vezes que se isolou e não conseguiu evitar, primeiro o corte de Eduardo Quaresma e depois a grande defesa de Antonio Adán.

Online há

em

A estratégia ofensiva adotada por Ruben Amorim superou o plano ultradefensivo de Paulo Sérgio, que quase resultava em pleno, se Hélio Varela fosse eficaz nas duas vezes que se isolou e não conseguiu evitar, primeiro o corte de Eduardo Quaresma e depois a grande defesa de Antonio Adán.

Paulo Sérgio depois da expressiva derrota em Moreira de Cónegos, utilizou o sistema 1x5x4x1 e delineou o seu plano de jogo numa rigorosa organização defensiva com um bloco baixo, para retirar a profundidade, que é uma das soluções mais utilizadas pelas equipas de Ruben Amorim para criar oportunidades e marcar golos, mais potenciada essa forma de atacar, quando tem ao seu dispor jogadores com as características do ponta-de-lança sueco Viktor Gyokeres. Com Pedrão, Alemão e Relvas, centrais muito fortes fisicamente e com 2 alas que formaram sempre uma linha de 5, colocou uma linha de 4 no meio-campo, com Carlinhos sobre a esquerda, Jasper na direita e uma dupla de pivots no corredor central Dener e Lucas Ventura, deixando na frente o desamparado Hélio Varela, foi com maior ou menor dificuldade que controlou e impediu o Sporting de criar oportunidades para marcar. A estratégia só não resultou em pleno porque Hélio Varela na 2ª parte, desperdiçou duas claras oportunidades para marcar quando tinha Adán pela frente.

Com Coates e St. Juste lesionados e Gonçalo Inácio castigado, Ruben Amorim surpreendeu ao incluir no 11 inicial Neto em detrimento de Quaresma que fez brilhante exibição com o F.C Porto. No meio-campo fez o ajuste habitual com Pedro Gonçalves a jogar no corredor central no lugar Hjulmand também castigado no apoio a Morita. No ataque Paulinho acompanhou Gyokeres e Marcos Edwards. O Sporting sem Inácio e Hjulmand perde alguma segurança e assertividade de construção na sua primeira fase e neste jogo variou pouco a sua organização ofensiva, exagerou nos ataques pelo lado esquerdo, com Pedro Gonçalves a procurar muito essa zona de terreno, com Nuno Santos tentaram inúmeras situações de vantagens numéricas, algumas delas a proporcionar cruzamentos perigosos, mas que não tiveram sequência.

Mais rápido e com mais variabilidade de ataque pelos corredores, encontrou espaço na área no início da 2ª parte com Paulinho a desperdiçar duas oportunidades ao não cabecear da melhor forma. Edwards começou a participar mais no jogo, ele que nos primeiros 45 minutos foi pouco solicitado e foi com naturalidade que Gyokeres, muito rápido, se libertou da marcação de Relvas e deu sequência a um excelente passe de Pedro Gonçalves, com um ligeiro desvio, não deu hipótese a Vinicius. O Portimonense teve a capacidade de reagir, com Paulo Sérgio a efetuar duas substituições, a de Ronie Carrillo com mais impacto e melhoria da equipa nos momentos de transição ofensiva e na sequência de um esquema tático, livre lateral bem executado por Gonçalo Costa, Filipe Relvas com o ombro, marcou o golo do empate. O jogo ficou em aberto, a equipa da cidade de Portimão poderia ter passado para a frente se Hélio Varela tivesse sido mais expedito e não permitisse o excelente e polémico corte de Eduardo Quaresma. Manuel de Oliveira transformou o canto em pontapé de baliza, que daria início à excelente jogada que resultou no segundo golo do Sporting, marcado por Paulinho e que fez toda a diferença no jogo. Na parte final Carlinhos ainda ameaçou com a tentativa de chapéu, mas foi Paulinho que falhou de forma escandalosa a melhor oportunidade depois de mais uma arrancada impressionante de Gyokeres.

No Portimonense os melhores foram Pedrão que ganhou quase todos os duelos, Filipe Relvas apesar de não ter conseguido acompanhar Gyokeres no 1º golo leonino, Dener, Carlinhos e Alemão, que fica ligado aos 2 golos sportinguistas, no primeiro não conseguiu intercetar o cruzamento e no segundo com a bola a tocar-lhe de forma fortuita e inviabiliza a defesa de Vinicius. Hélio Varela esteve em excelente plano, em especial depois da entrada de Ronie Carrillo para a posição de ponta de lança que lhe deu mais liberdade a jogar da esquerda para dentro. Teve o senão de desperdiçar duas flagrantes oportunidades.

No Sporting, Morita esteve imperial no meio-campo, Gyokeres foi decisivo, Paulinho apesar da flagrante oportunidade desperdiçada no período de compensação, movimentou-se bem e faz um golo com nota artística, mesmo beneficiando do desvio no pé de Alemão, depois do seu remate de calcanhar e Adán que salvou o Sporting de ficar em desvantagem no marcador quando Hélio Varela se isolou.

Manuel de Oliveira teve uma primeira parte tranquila e segunda atribulada cometendo alguns erros técnicos e disciplinares.
Um bom e feliz 2024, com muita saúde e paz no Mundo! Grande abraço para todos os leitores e ouvintes da Rádio Regional!


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: GD CHAVES QUER VENCER O FAMALICÃO PARA “HONRAR ADEPTOS”

O treinador do Desportivo de Chaves mostrou-se hoje ciente da possibilidade de despromoção, mas adiantou que quer oferecer uma última vitória em ‘casa’ aos adeptos, frente ao Famalicão, no jogo da 33.ª jornada da I Liga de futebol.

Online há

em

O treinador do Desportivo de Chaves mostrou-se hoje ciente da possibilidade de despromoção, mas adiantou que quer oferecer uma última vitória em ‘casa’ aos adeptos, frente ao Famalicão, no jogo da 33.ª jornada da I Liga de futebol.

O ‘aflito’ Desportivo de Chaves, 17.º e penúltimo classificado, com 23 pontos, defronta o Famalicão, em oitavo, com 39, na sexta-feira, no duelo que inaugura a 33.ª e penúltima jornada da I Liga portuguesa de futebol.

Para os transmontanos, o confronto com os minhotos será decisivo, ainda que uma vitória possa não chegar para continuar a luta pelo lugar de acesso ao play-off, ocupado pelo Portimonense, atualmente com 28 pontos. Caso os algarvios empatem ou vençam o Rio Ave, no sábado, o Desportivo de Chaves será despromovido à II Liga.

Perante esta possibilidade, Moreno adiantou que a equipa terá de “saber estar”, numa atitude de entrega total ao jogo, para honrar os adeptos transmontanos.

“Amanhã [sexta-feira], é o nosso último jogo em casa e eu acho que, essencialmente, pelos nossos adeptos, que tiveram um ano difícil, não tiveram as vitórias que mereciam, e que esperavam, teremos de nos entregar com tudo ao jogo e deixar um pouco de parte essas contas [da manutenção], que nós temos noção, que são a realidade, mas não nos focarmos tanto nisso”, vincou o técnico, na conferência de antevisão à partida.

Carraça, Pedro Pinho e Cafú Phete ficarão de fora da convocatória por lesão, enquanto Júnior Pius cumprirá castigo, após ter sido expulso, por acumulação de amarelos na última partida, frente ao FC Porto.

Quanto ao adversário, Moreno disse esperar um Famalicão “supermotivado” pela vitória na receção ao Benfica (2-0). Ainda assim, o ‘timoneiro’ quer um Desportivo de Chaves focado no que pode controlar para oferecer uma última vitória em ‘casa’ aos adeptos para, depois, esperar o desfecho do campeonato.

“Pelos nossos adeptos, também por nós, temos de apresentar-nos em campo e fazer com que aquilo que controlamos seja verdade, que é a vitória, e depois esperar por aquilo que não conseguimos controlar, mas pelo menos ficar com a consciência de que demos tudo. Os nossos adeptos tiveram um ano difícil, como nós também, mas, por eles, amanhã [sábado] queremos oferecer-lhes a vitória”, reiterou.

O Desportivo de Chaves recebe o Famalicão, na sexta-feira, às 20:15, no Estádio Municipal Engenheiro Manuel Branco Teixeira, em encontro da 33.ª jornada da I Liga portuguesa, arbitrado por Ricardo Baixinho, da Associação de Futebol de Lisboa.

LER MAIS

DESPORTO

BILHETES PARA FINAL DA TAÇA DE PORTUGAL ESGOTADOS – FPF

Os bilhetes à venda na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para a final da Taça de Portugal de futebol, entre o FC Porto e o Sporting no dia 26 de maio, no Estádio Nacional, em Oeiras, estão esgotados.

Online há

em

Os bilhetes à venda na Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para a final da Taça de Portugal de futebol, entre o FC Porto e o Sporting no dia 26 de maio, no Estádio Nacional, em Oeiras, estão esgotados.

Segundo a FPF, já só é possível adquirir bilhetes junto dos clubes finalistas, que vendem segundo “os seus próprios critérios e canais”, com preços entre os 20 e os 40 euros.

Os últimos bilhetes que estavam disponibilizados ‘online’ pela FPF esgotaram hoje, com ambos os clubes presentes na final a venderem ingressos por fases, com prioridade para sócios com lugar anual.

A final da Taça de Portugal oporá o Sporting, já campeão da I Liga, ao FC Porto, vencedor das últimas das edições e atual terceiro classificado, no dia 26 de maio, no Estádio Nacional, em Oeiras.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS