INTERNACIONAL
JPMORGAN: “O BITCOIN É UMA FRAUDE”
A moeda virtual BITCOIN é uma fraude. Quem o disse foi Jamie Dimon, presidente-executivo do JPMorgan Chase; que entre outras considerações revela imensa preocupação com a utilização desta moeda que não é regulada por nenhum país.

A bitcoin “é uma fraude” e vai entrar em colapso, disse Jamie Dimon, presidente-executivo do JPMorgan Chase nesta terça-feira (12-09-2017), sobre a moeda digital. Numa palestra para investidores em New York, Dimon disse ainda que: “a moeda não irá funcionar. Vocês não podem ter um negócio em que as pessoas podem inventar uma moeda a partir do nada e achar que as pessoas que a estão comprando são realmente inteligentes“.
O executivo, foi ainda mais longe, e disse que se algum funcionário do JPMorgan estivesse a negociar recorrendo a esta criptomoeda, “seria demitido imediatamente, por duas razões: é contra nossas regras e eles são estúpidos, e ambas as coisas são perigosas”.
Os comentários foram feitos à medida que a bitcoin, uma moeda virtual não supervisionada por nenhum governo, mais do que quadruplicou de valor desde dezembro, para mais de 4.100 dólares americanos.
O que é e como funciona a criptomoeda ou moeda virtual?
A moeda permite que os usuários transfiram valor entre si ou paguem por produtos e serviços sem precisarem passar por bancos ou pelo sistema financeiro tradicional. Dimon disse que se o fornecimento da moeda foi realmente limitado a 21 milhões de bitcoins, isso pode torná-la útil para traficantes de drogas e assassinos e pessoas em países com moedas excepcionalmente instáveis. Isso seria um “mercado limitado”, disse ele.
Bancos e outras instituições financeiras em grande parte afastaram-se da bitcoin desde que ela emergiu, após a crise financeira internacional. Digno de preocupação é ainda o facto desta moeda estar fortemente associada aos crimes online e lavagem de dinheiro.
No entanto, o JPMorgan e muitos outros bancos investiram na tecnologia blockchain, que rastreia as transacções com bitcoins. As instituições financeiras esperam que essa tecnologia possa ser adaptada para simplificar e reduzir os custos de processos como a liquidação de títulos e transferências internacionais de dinheiro.
Jamie Dimon alertou para grandes perdas dos compradores da bitcoin: “não me peçam para resumir (…) essa moeda pode chegar a 20 mil dólares antes disso acontecer, e eventualmente vai explodir“, disse Dimon. “honestamente eu estou chocado que ninguém veja o que o bitcoin realmente é.“
