RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

MARCELO REBELO DE SOUSA CONDENA “GUERRA INJUSTA E ILEGAL DA RÚSSIA”

O Presidente da República salienta que Portugal vai continuar a apoiar a Ucrânia pelo tempo que for necessário e que uma paz justa e duradoura só pode ser alcançada com a plena participação dos ucranianos.

Numa mensagem publicada no portal da Presidência da República na Internet, quando se assinala o terceiro aniversário da invasão da Ucrânia, Marcelo Rebelo de Sousa lembra que na madrugada de 24 de fevereiro de 2022 a Ucrânia “foi surpreendida pelo início da violenta invasão da Federação Russa”.

“O Presidente da República, hoje, como há três anos, condena inequivocamente a guerra injusta e ilegal da Rússia, perpetrada em violação flagrante da integridade territorial e soberania da Ucrânia, do Direito Internacional e da Carta das Nações Unidas. Portugal reitera o seu apoio à Ucrânia, pelo tempo que for necessário, e continua ao seu lado no caminho para a adesão à União Europeia e nas aspirações de pertença à NATO”, lê-se nesta mensagem.

Em relação à situação atual nos campos militar e diplomático, o chefe de Estado “presta homenagem à resistência e resiliência do corajoso povo ucraniano, apoiando os seus legítimos anseios por uma paz justa e duradoura”.

“Paz que só poderá ser alcançada com a plena participação da Ucrânia”, acentua o Presidente da República.

A ofensiva militar russa no território ucraniano, lançada a 24 de fevereiro de 2022, mergulhou a Europa naquela que é considerada a crise de segurança mais grave desde a II Guerra Mundial (1939-1945).

Os aliados ocidentais da Ucrânia têm fornecido armas a Kyiv e aprovado sucessivos pacotes de sanções contra interesses russos para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra.

Entre os aliados ocidentais, a posição dos Estados Unidos começou a mudar com a eleição de Donald Trump, que tem criticado Volodymyr Zelensky e promovido uma aproximação diplomática a Moscovo.

Na semana passada, a Rússia e os Estados Unidos acordaram, em Riade, iniciar um processo de normalização diplomática, respeitar os interesses geopolíticos e criar grupos de trabalho para negociar um acordo pacífico para a guerra na Ucrânia.

Depois de o Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, assegurar que não reconhecerá os resultados das conversações sem a participação de Kyiv, Putin garantiu que ninguém excluiu os ucranianos da mesa de negociações.

Tanto russos como norte-americanos coincidiram em opor-se à presença dos europeus, que reagiram aprovando um novo pacote de sanções a Moscovo, que entrará em vigor hoje, por ocasião do terceiro aniversário da guerra.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

HOSPITAL DE AVEIRO REALIZA PIONEIRA MASTECTOMIA ENDOSCÓPICA

Rádio Regional

LÚIS NEVES: MINISTRO UTILIZA CARRO APREENDIDO A TRAFICANTE DE DROGA “XUXAS”

Rádio Regional

FC PORTO: SEKO FOFANA FORMALIZA REGRESSO AOS DRAGÕES

Rádio Regional

FC PORTO: SEKO FOFANA DE REGRESSO AOS DRAGÕES

Rádio Regional

VAGAS DE CALOR CUSTAM 180 MIL MILHÕES À UE E ANULAM CRESCIMENTO PREVISTO

Rádio Regional

GNR DETÉM JOVEM DE 20 ANOS POR TRÁFICO DE DROGA EM VALPAÇOS

Rádio Regional

1 comentário

Anonymous 2025-02-24 em 09:01

Marcelo Rebelo de Sousa, the President of Portugal, condemned Russia’s “unjust and illegal war” against Ukraine, emphasizing that Portugal will continue to support Ukraine for as long as necessary. On the third anniversary of the invasion, he reiterated that a fair and lasting peace can only be achieved with full participation from Ukraine. He also praised the Ukrainian people’s resilience in the face of the crisis. Portugal remains committed to supporting Ukraine’s EU and NATO aspirations.

Responder

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.