Ligue-se a nós

NACIONAL

RARÍSSIMAS: CURSOS PAGOS À CUSTA DE SUBSÍDIOS

A ex-presidente da Raríssimas Paula Brito e Costa usou mais de 50 mil euros da associação e da Federação das Doenças Raras para pagar cursos de formação na escola de negócios AESE, a maioria para si e para o seu filho, de acordo com o jornal i.

Online há

em

A ex-presidente da Raríssimas Paula Brito e Costa usou mais de 50 mil euros da associação e da Federação das Doenças Raras para pagar cursos de formação na escola de negócios AESE, a maioria para si e para o seu filho, de acordo com o jornal i.

Ambos sem formação no ensino superior, Paula Brito e Costa e o filho César Brito da Costa fizeram diferentes formações avançadas na AESE, a primeira Business School em Portugal, fundada em 1980, fruto de uma iniciativa da Associação de Estudos Superiores de Empresa.

Entre 2014 e 2016, Paula Brito e Costa, sob escrutínio por alegada gestão danosa da associação, frequentou três cursos que custaram 24.800 euros, aos quais acrescem mais 23% de IVA. Uma das formações, o Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde, no valor de 7300 euros, foi paga com verbas da Federação das Doenças Raras (FEDRA), fundada em 2008 por Paula Brito e Costa.

A fundação pagou ainda um curso à ex-vice-presidente da associação Raríssimas Joaquina Magalhães Teixeira – também acusada de desvios de fundos e afastada da associação – , e a uma funcionária, Andreia Bernardo.

Todos estes cursos “foram facturados à Raríssimas, à excepção do Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde, frequentado por Paula Brito e Costa, facturado à FEDRA, de acordo com os dados indicados pelos participantes”, contou ao i a escola de negócios.

Um dos cursos, o Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde, frequentado pelas três dirigentes da Raríssimas (e com um custo de 7300 euros por aluno), é destinado a membros de conselhos executivos e dos conselhos clínicos do agrupamento de centros de saúde e a membros do conselho de administração dos hospitais. O Programa de Alta Direcção de Empresas tem a duração de seis meses e destina-se a empresários e dirigentes com o mínimo de dez anos de experiência de gestão em posições de alta direcção e direcção-geral.

A AESE diz ainda que a frequência dos cursos por Paula Brito e Costa, do seu filho e das duas dirigentes da associação não resultaram de qualquer parceria estabelecida entre a associação e AESE.

O jornal destaca também que o reitor da AESE, José Ramalho Fontes, foi um dos nomes apontados pela ex-presidente e fundadora da Raríssimas para ocupar um dos cargos do conselho de curadores da fundação que Paula Brito e Costa queria criar.

A Raríssimas e a Federação das Doenças Raras de Portugal (Fedra) foram suspensas da Organização Europeia de Doenças Raras (Eurordis), que se diz “chocada” com as acusações contra Paula Brito e Costa, que presidiu às duas instituições.

JORNALONLINE
RÁDIO ONLINE
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
GIL VICENTE X FC PORTO




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X HOFFENHEIM




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X SPORTING CP




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
SC BRAGA X VITÓRIA SC




SINTONIZADOR RÁDIO REGIONAL

Nacional
Nacional
NacionalNacional
Nacional HDNacional HD
Vila Real 94.5 FMVila Real 94.5 FM
Chaves 100.2 FMChaves 100.2 FM
Bragança 91.5 FMBragança 91.5 FM
Mirandela 100.2 FMMirandela 100.2 FM

SINTONIZADOR RÁDIO 100%

Rádio 100% Portugal
Rádio 100% Portugal
Rádio 100% PortugalRádio 100% Portugal
Rádio 100% PopularRádio 100% Popular
Rádio 100% BrasilRádio 100% Brasil
Rádio 100% Love SongsRádio 100% Love Songs
Rádio 100% OldiesRádio 100% Oldies
Rádio 100% DanceRádio 100% Dance
Rádio 100% RockRádio 100% Rock
Rádio 100% InspirationRádio 100% Inspiration
Rádio 100% ClássicaRádio 100% Clássica
Rádio 100% LatinaRádio 100% Latina

FABIO NEURAL @ ENCODING


BRAGA BRAGANÇA CHAVES CIÊNCIA COVID-19 CRIME CRISE DESPORTO DESPORTO DIRETO ECONOMIA EDUCAÇÃO EMPRESAS FC PORTO FOGOS E INCÊNDIOS FUTEBOL GNR GOVERNO DE PORTUGAL GREVES GUERRA IMPOSTOS INTERNACIONAL IPMA JUSTIÇA LIGA DOS CAMPEÕES LISBOA METEOROLOGIA NACIONAL PANDEMIA POLÍCIA POLÍCIA JUDICIÁRIA POLÍTICA PORTO PORTUGAL PRIMEIRA LIGA REGIÃO NORTE REGIÕES RÚSSIA SAÚDE SC BRAGA SEGURANÇA SEGURANÇA RODOVIÁRIA SL BENFICA SPORTING CP TECNOLOGIA TRABALHO TRÁS-OS-MONTES TURISMO UCRÂNIA VILA REAL VÍDEOS