Ligue-se a nós

DESPORTO

PORTO VENCE E SAGRA-SE “CAMPEÃO” DE INVERNO (vídeo)

O Porto terminou a primeira parte a perder, regressando para uma segunda parte avassaladora. O “título” de “Campeão de Inverno” já ninguém lho tira.

Online há

em

O FC Porto terminou a primeira volta do campeonato na liderança isolada, mantendo a margem de segurança para os rivais, depois de vencer o Vitória de Guimarães, por 4-2, numa partida em que se viu pela primeira vez em desvantagem na prova, esta temporada. Raphinha gelou o Dragão aos 22 minutos, mas a segunda parte trouxe ao de cima a magia de Aboubakar, Brahimi e Marega, este último a bisar na partida, deixando os ‘azuis e brancos’ com o título oficioso de campeões de inverno. Heldon ainda reduziu para os vimaranenses na reta final, mas sem efeitos práticos.

Ainda o jogo não tinha começado e já havia muito a dizer sobre a equipa portista: Óliver Torres era a grande novidade no onze. O médio espanhol não era titular no campeonato desde 9 de setembro de 2017 (121 dias), na vitória dos ‘dragões’ por 3-0 sobre o Chaves, uma recompensa pela boa entrada no encontro da última jornada, em Santa Maria da Feira, em que foi suplente utilizado.

Face ao castigo de Herrera, Sérgio Conceição optou por lançar o médio à frente de Danilo Pereira. Diego Reyes, outra novidade, fez parceria com Marcano no eixo da defesa, uma vez que também Felipe estava castigado. O técnico dos ‘dragões’, de resto, optou por uma formação de ataque, com Óliver, Corona, Brahimi, Marega e Aboubakar.

Já Pedro Martins fez apenas uma mudança em relação à equipa que defrontou o Tondela, para o campeonato, trocando Sturgeon por Hurtado. Tallo Jr foi aposta na frente, com o apoio do trio Heldon, Hurtado e Raphinha no meio-campo ofensivo.

A partida arrancou logo com uma situação de perigo na área do Vitória de Guimarães: Marega tentava chegar a um passe em profundidade, mas Douglas saiu em carrinho, cortando a bola pela lateral.

Os vimaranenses tentavam condicionar a circulação de bola do FC Porto, mas também não conseguiam incomodar José Sá. E perante um ‘dragão’ absolutamente avassalador em casa, a tarefa tornava-se cada vez mais difícil com o avançar do relógio. Aos 8’, Ricardo cruzou de primeira para a área e Marega tentou a assistência, mas a defesa minhota conseguiu afastar o perigo. Na sequência do lance, o avançado portista ficou a reclamar falta, mas Artur Soares Dias mandou seguir.

A equipa de Pedro Martins ia resistindo às investidas do FC Porto – Brahimi, sem qualquer marcação na área, falhou o remate aos 21’ – e chegou ao golo contra a corrente do jogo, por intermédio de alguém que já chegou a ser associado aos ‘azuis e brancos’: cruzamento na direita de Victor Garcia, com Raphinha (22’) a aparecer solto nas costas de Ricardo e a desviar com o pé esquerdo para o poste mais distante.

Era a primeira vez que os ‘dragões’ se viam em desvantagem esta temporada, para o campeonato. Pedro Martins bem tinha avisado que esta noite seria diferente da goleada sofrida pela sua equipa no Dragão, cerca de um mês antes, para a Taça de Portugal.

Antes da meia-hora de jogo, os homens de Sérgio Conceição voltaram a pedir duas grandes penalidades, não atendidas pelo árbitro: aos 24 minutos, Marega caiu na área e ficou a queixar-se de uma suposta falta de Marcos Valente; aos 27’, o maliano rematou na área contra Jubal, ficando a pedir corte com o braço.

Os homens de Sérgio Conceição continuaram à procura do empate, mas iam esbarrando na defesa vitoriana e num muito atento Douglas. Por outro lado, havia alguma precipitação nos passes dos ‘azuis e brancos’ – exemplo disso o falhanço de Telles, com Brahimi a dois metros, mas Corona era o mais desinspirado neste capítulo. Já perto do intervalo, o jogador argelino, um dos mais inconformados em campo, rodou sobre Victor Garcia e cruzou para a boca da baliza, mas não havia ninguém para desviar…

A segunda parte começou, como seria de esperar, com o FC Porto a carregar sobre o Vitória de Guimarães. Aos 50’, Douglas teve de voar para travar o cabeceamento com selo de golo de Vincent Aboubakar. Logo a seguir, Brahimi recuperou a bola na esquerda e cruzou para a pequena área, mas o desvio de Marega não encontrou a baliza. Na recarga, Danilo atirou muito por cima.

O (anunciado) empate chegou pouco depois, aos 57’, na sequência de um grande movimento de Aboubakar, a fazer o seu 14.º golo no campeonato: cruzamento de Corona na direita, com o avançado camaronês a rematar de primeira no coração da área, restabelecendo a igualdade no marcador.

A partir daí, tudo tornou-se mais fácil para os ‘dragões’ e a reviravolta chegou naturalmente, com o génio de Brahimi a fazer das suas (62’): o argelino recebeu de Alex Telles à entrada da área, fintou Jubal e picou a bola sobre Douglas, fazendo o 2-1.

Já em vantagem, Sérgio Conceição aproveitou para mexer na equipa, lançando Hernâni para o lugar de Corona. Pedro Martins fez o mesmo e tirou Francisco Ramos para dar lugar a Sturgeon. Aos 73′, já depois de um pequeno susto com Danilo, Hernâni caiu na área, ficando a pedir penálti. Artur Soares Dias ainda consultou o videoárbitro mas acabou por mandar a seguir.

Mas não foi preciso um penálti para deixar o ‘dragão’ mais confortável, porque Marega decidiu afinar a pontaria e fazer estragos na baliza de Douglas. Por duas vezes. Aos 79 minutos, um cruzamento milimétrico de Hernâni encontrou o maliano no coração da área, a cabecear sem esforço para o 3-1. Aos 83′, novo centro da direita, agora de Ricardo Pereira, para Marega, uma vez mais, desviar na pequena área, com o pé direito, para o fundo da baliza.

O Vitória de Guimarães ainda reduziu por intermédio de um dos seus principais desequilibradores, Heldon, a recuperar uma bola perdida por Diego Reyes, tirando um adversário do caminho e rematando rasteiro, com a bola a desviar no poste antes de entrar. Nada que beliscasse o resultado final e a confirmação do FC Porto como líder invicto do campeonato.

JOGO AO MINUTO:

95′ + 5 Apita Artur Soares Dias! Depois de ter estado a perder por 1-0 durante a primeira parte, o FC Porto voltou mais organizado e ofensivo no segundo tempo, e conseguiu virar o marcador para o 4-2 final.
94′ + 4 Corta Marcos Valente! Soares tinha Hernâni no segundo poste, mas optou pelo remate. O central vimaranense a cortar, à segunda, Aboubakar também não faz melhor.
90′ Cinco minutos de tempo extra.
88′ Vitória SC: Golo de Heldon! Perda de bola de Reyes, jogada individual de Heldon, a atirar rasteiro e a colocar a bola junto ao poste, José Sá não consegue evitar o golo do cabo-verdiano.
86′ Vitória SC: Entra Kiko e sai Hurtado.
84′ FC Porto: Entra Soares e sai Marega.
83′ FC Porto: Golo de Marega! Passe rasteiro de Ricardo para o primeiro poste, onde aparece o avançado portista, a antecipar-se a toda a gente e a bisar no jogo.
80′ FC Porto: Entra M. Layún e sai Brahimi.
80′ Vitória SC: Entra S. Rincón e sai Raphinha.
79′ FC Porto: Golo de Marega! Cruzamento de Hernâni com conta, peso e medida para a cabeça do avançado portista, que sem tirar os pés do chão, atira para o fundo das redes vimaranenses.
78′ Remate de Hernâni de meia-distância, tentava surpreender Douglas, mas atira ao lado.
76′ Heldon pega mal na bola e atira para as bancadas.
74′ Vitória SC: Cartão amarelo para Marcos Valente.
73′ Lance entre Konan e Hernâni, com este a cair na área. Artur Soares Dias recorreu ao vídeo-árbitro e mandou seguir a partida.
70′ Danilo Pereira sai para ser assistido.
67′ Vitória SC: Entra Sturgeon e sai Francisco Ramos.
67′ Livre para o FC Porto, Marcano não consegue desviar de cabeça e pede falta de Tallo.
65′ FC Porto: Entra Hernâni e sai Corona.
62′ FC Porto: Golo de Brahimi! O argelino tira Jubal do caminho, pica a bola por cima de Douglas e faz o 2-1. Grande lance de Brahimi.
60′ Douglas a antecipar-se a Marega, boa saída do guarda-redes visitante.
60′ Cruzamento de Ricardo Pereira, corta Jubal.
57′ FC Porto: Golo de Aboubakar! Bola colocada no interior da área, remate de primeira do avançado portista, sem hipótese de defesa para Douglas.
57′ Douglas demora a repor a bola em campo e Artur Soares Dias avisa o guarda-redes. Para a próxima, vê o amarelo.
53′ Livre para o FC Porto, Alex Telles a marcar, tira Konan.
51′ Carrega a equipa de Sérgio Conceição! Brahimi mete em Marega que toca de calcanhar, tira a defesa do Vitória SC.
50′ Defende Douglas! Cabeceamento de Aboubakar, era golo certo, mas o guarda-redes vimaranense a evitar o empate.
48′ Remate rasteiro de Marega, encaixa Douglas.
46′ Recomeça o jogo, as duas equipas sem alterações.
46′ + 1 Artur Soares Dias assinala o tempo de descanso. Muitos protestos dos jogadores do FC Porto, que saem a reclamar com o árbitro.
46′ + 1 Falta de Rafael Miranda sobre Marega e o FC Porto protesta e pedia o segundo amarelo. O jogador de Pedro Martins já tem um amarelo.
45′ Um minuto de compensação.
44′ Brahimi a trabalhar bem na área, consegue arranjar espaço para meter à boca da baliza, mas não aparece ninguém para o desvio final.
43′ Corta Marcos Valente. Boa movimentação de Aboubakar, a meter para trás, mas tirou o central do Vitória SC.
42′ Hurtado na insistência atira contra Marega. O vimaranense tenta recuperar a bola, mas cai na área e pede falta de Corona.
41′ Tira José Sá pela linha de fundo, terceiro canto consecutivo para os vimaranenses.
41′ Vitória SC: Cartão amarelo para Hurtado.
41′ Tentava cabecear à baliza Rafael Miranda, mas Reyes corta para novo canto.
40′ Quase traía José Sá o remate largo de Raphinha. A bola desviou em Ricardo e é canto.
38′ Cabeceamento de Marega, por cima do alvo.
37′ Marcos Valente a tirar para canto o cruzamento de Marega. Corte providencial.
36′ Alex Telles para bater o livre, jogada ensaiada com Ricardo a meter na área, Douglas antecipa-se a Marcano e segura.
35′ Vitória SC: Cartão amarelo para Rafael Miranda.
35′ Falta de Rafael Miranda sobre Marega.
34′ Falta de Tallo sobre José Sá, livre para o FC Porto.
33′ Brahimi tenta a sorte de longe, diretamente para as mãos de Douglas.
32′ Lançamento lateral de Alex Telles, não consegue dominar Marcano.
31′ Livre de Raphinha, corta Ricardo Pereira.
30′ Falta de Ricardo sobre Raphinha. Livre para o Vitória SC.
30′ Remate desenquadrado de Reyes, após um lançamento lateral, Douglas a controlar.
29′ Canto para o FC Porto, Telles atira diretamente à baliza vimaranense. Douglas afasta com os punhos, Reyes não chega a tempo do desvio.
27′ Marega reclama mão de Jubal, na sequência de um remate à baliza, mas o árbitro faz sinal que foi no peito.
24′ Pede-se penálti no Dragão! Marega cai na área no duelo com Marcos Valente e fica reclamar o castigo máximo, mas Artur Soares Dias manda seguir.
22′ Vitória SC: Golo de Raphinha! Cruzamento largo de Victor Garcia, Raphinha aparece na cara de José Sá e desvia para o fundo das redes.
21′ Jogada de insistência dos azuis-e-brancos, com Óliver a meter para Corona, e este a servir Marega. O remate sai forte, mas Douglas segura.
19′ Brahimi a ser desarmado por Rafael Miranda.
18′ Raphinha cruza rasteiro, mas José Sá muito seguro a agarrar com facilidade.
16′ Alex Telles a meter de cabeça no coração da área, Marega em boa posição, mas Douglas bem a sair dos postes e a segurar.
15′ Sai cruzamento atrasado de Aboubakar, era para Marega, mas Rafael Miranda tira para canto.
14′ Livre já marcado, com Hurtado a meter na área, cortou Marega.
14′ Falta de Marcano, livre para os vimaranenses.
13′ Cruzamento de Alex Telles , segura Douglas.
11′ Falta de Alex Telles sobre Heldon.
8′ Que perigo! Nem Marega nem Marcano conseguem desviar para a baliza o cruzamento de Ricardo. Os azuis-e-brancos ficam a reclamar um agarrão de Jubal ao avançado portista, o árbitro manda seguir.
6′ Muita disputa a meio-campo, mais bola para o FC Porto, mas sem conseguir sair bem no ataque para já.
1′ Afasta Douglas! Brahimi a lançar Marega na frente, Douglas antecipa-se e intercepta a bola. Valeu depois Jubal, a tirar definitivamente da zona de acção do avançado portista.
1′ Já se joga no Dragão!
0′ Vitória SC (Suplentes). Miguel Silva, Moreno, Rincon, João Aurélio, Sturgeon, Kiko e Rafael Martins.
0′ Vitória SC (Onze inicial): Douglas, Victor Garcia, Jubal, Marcos Valente, Konan, Rafael Miranda, Francisco Ramos, Heldon, Hurtado, Raphinha e Tallo.
0′ FC Porto (Suplentes): Casillas, Maxi, Hernâni, Sérgio Oliveira, André André, Layún e Soares.
0′ FC Porto (Onze inicial): José Sá, Ricardo, Reyes, Marcano, Telles, Corona, Oliver, Danilo, Brahimi, Marega e Aboubakar.
0′ Carlos Xistra, da AF Porto, foi o árbitro designado para dirigir o encontro entre o FC Porto e o Vitória SC.

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: PORTIMONENSE PROMETE “COMPLICAR” FESTA LEONINA – ANTEVISÃO

O treinador do Portimonense disse hoje que a sua equipa quer “complicar a vida” no sábado ao “sobejamente superior” Sporting e deve alhear-se do facto de os ‘leões’ estarem perto de conquistar o título nacional de futebol.

Online há

em

O treinador do Portimonense disse hoje que a sua equipa quer “complicar a vida” no sábado ao “sobejamente superior” Sporting e deve alhear-se do facto de os ‘leões’ estarem perto de conquistar o título nacional de futebol.

“Sabemos que a tarefa será difícil, mas o nosso intuito, a nossa mentalidade é sempre a mesma. É tentar armar as coisas de forma a conseguir complicar a vida a um adversário que, reconhecemos obviamente, é sobejamente superior. Temos de arranjar uma estratégia, uma atitude, uma forma de competir que permita disputar o jogo com um adversário desta valia”, afirmou Paulo Sérgio, na conferência de imprensa de antevisão à partida da 32.ª jornada da I Liga.

O Sporting está a cinco pontos do seu 20.º título nacional e pode sagrar-se campeão português de futebol no fim de semana, se vencer na receção ao Portimonense, no sábado, e o Benfica não ganhar em casa do Famalicão, no domingo.

“Isso é a realidade do Sporting, um clube grande num momento como este. A nossa realidade é outra, temos de olhar para nós e temos de dar sequência àquilo que temos feito de competente nas últimas jornadas. E melhorar, se possível”, frisou.

Destacando o “campeonato fantástico” que o Sporting tem feito, “com uma qualidade monstra”, Paulo Sérgio reforçou que o momento dos ‘leões’ “não interfere nada na forma” como os algarvios devem preparar a partida.

“É um teste à nossa capacidade e nós, sempre a pensar positivo, trabalhámos de forma a poder ir a Alvalade e ser competitivos. Temos de nos alhear de tudo o que está à volta, porque isso não pode interferir naquilo que nós temos de fazer dentro do campo”, sublinhou o treinador do Portimonense.

Questionado sobre a importância de não sofrer golos nos primeiros 20 minutos, Paulo Sérgio declarou que “sofrer cedo é mau contra qualquer adversário” e que “foi tudo preparado ao pormenor” para estimular a concentração, competência e coragem dos seus jogadores.

O treinador dos algarvios recordou que a sua equipa “é muito jovem” e, olhando mais “para o copo meio cheio do que para o copo meio vazio”, registou com agrado “a grande evolução que eles têm tido”.

“O ano passado disputavam os sub-23, disputavam séries C no Brasil e eu, que trabalho com eles todos os dias, tenho de lhes tirar o chapéu por tudo o que eles têm crescido e evoluído até este momento”, apontou, acrescentando que, “com uma equipa mais experiente, mais madura”, era “menos complicado” atingir o objetivo da manutenção.

Com a sua equipa no 16.º lugar, em posição de play-off de manutenção, e com cinco jogadores em risco de exclusão para a partida da 33.ª jornada com o Rio Ave, Paulo Sérgio não divulgou se vai ou não fazer poupanças na partida de Alvalade.

“Não vou dar trunfos ao adversário e dar-lhe o ‘onze’. Amanhã (sábado) decidiremos se faremos alguma gestão nesse sentido. (…) Também temos outros jovens de fora que merecem a oportunidade de jogar e, portanto, tomarei a decisão sobre isso. Ou melhor, a minha decisão está tomada, vocês sabê-la-ão amanhã”, referiu.

Sporting, líder do campeonato, com 81 pontos, e Portimonense, 16.º classificado, com 28, defrontam-se no sábado, às 18:00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com arbitragem de Iancu Vasilica, da associação de Vila Real.

LER MAIS

DESPORTO

BENFICA VENCE SPORTING E CONQUISTA TAÇA DA LIGA FEMININA PELA QUARTA VEZ

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

Online há

em

O Benfica conquistou hoje a Taça da Liga feminina de futebol pela quarta vez, depois de vencer na final o Sporting por 1-0, num jogo decidido com um golo de Chandra Davidson.

No Estádio do Restelo, a avançada canadiana marcou o único golo da partida aos 83 minutos, um minuto depois de ter entrado em campo, garantindo a conquista do troféu para as ‘encarnadas’.

O Benfica venceu quatro das cinco edições da Taça da Liga feminina, juntando o título hoje conseguido aos obtidos em 2019/20, 2020/21 e 2022/23, enquanto em 2021/22 foi o Sporting de Braga que triunfou, numa final frente às ‘encarnadas’.

Já as ‘leoas’ disputaram a final da Taça da Liga pela segunda vez, mas continuam sem nenhuma vitória na competição.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS