Ligue-se a nós

REGIÕES

VINHAIS APRESENTA A “CAPITAL DO FUMEIRO”

A Feira do Fumeiro de Vinhais, um dos mais antigos certames do género, deverá atingir este ano um número recorde de visitantes e chegar aos 80 mil por coincidir com o fim de semana e mini-férias de Carnaval.

Online há

em

As expectativas foram avançadas pelos promotores, a Câmara de Vinhais em colaboração com a Associação de Criadores de Suínos da Raça Bísara, que têm nos tradicionais enchidos uma das principais fileiras económicas, a seguir à castanha, neste concelho do distrito de Bragança.

Com aproximadamente três mil habitantes na vila e aproximadamente dez mil habitantes no concelho, anualmente a vila de Vinhais chama dezenas de milhares de visitantes ao certame que conta 38 anos e que é uma montra do potencial dos produtos regionais com destaque para o fumeiro com todas as peças certificadas e o porco bísaro, também com protecção comunitária e o responsável pelas características que distinguem este fumeiro.

Atendendo a que a edição deste ano da feira acontece no fim de semana de Carnaval, de 08 a 11 de Fevereiro, o presidente da Câmara de Vinhais, Luís Fernandes, acredita que, associado às férias escolares e mini-férias de algumas famílias, “será mais um facto para as pessoas se deslocarem a Vinhais, não só do país e do estrangeiro”.

“É a feira mais antiga do fumeiro do país, já tem todo um caminho feito, mas que nós, todos os anos, tentamos sempre melhorar, sendo certo que aquilo que mais queremos continuar a valorizar é a qualidade dos produtos de excelência que esta feira tem, sobretudo o fumeiro”, sublinhou o autarca, na apresentação do programa.

Este ano, também haverá “mais produtores e expositores na feira”, num total de cerca de 500, dos quais “entre 70 a 80 produtores de fumeiro”.

No programa há também debate com as habituais jornadas técnicas para produtores e agricultores e diversão com um cartaz de espetáculos com Cuca Roseta e David Carreira.

“É o momento mais marcante em termos de visitas, não só para o concelho, mas para a própria região porque há grandes dificuldades a nível de hotelaria para conseguir arranjar um quarto já nesta altura. Além disso, serve também como incentivo e como chamariz para todo o Turismo, que felizmente tem vindo a aumentar durante todo o ano”, indicou o presidente.

O investimento no evento é “entre 150, 200 mil euros”, um valor que o autarca considera “útil porque ajuda as pessoas, a economia do concelho” e tem “o devido retorno de uma fileira com um volume de negócios estimado acima dos seis milhões de euros”.

A diretora da feira, Carla Alves, explicou que os produtores presentes na feira são da área geográfica de proteção do fumeiro de Vinhais e que permite que os enchidos sejam confecionados para além daquele concelho, “desde que sejam feitos com as mesmas regras”.

As principais exigências são “o tempero, a lenha com que é fumado o enchido e com a carne de porco bísaro”, também certificado.

As entidades locais continuam a trabalhar com investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico de Bragança para desenvolver novos produtos e uma das novidades em estudo é o salpicão fatiado ou a chouriça para a assar em fresco.

“A “roupagem” ou apresentação é uma forma de valorizar o produto e prova disso, segundo a diretora da feira, que desenvolveu e acompanhou todo o processo de certificação desta fileira, é conseguir vender “a 20 euros o quilo de um lombo de porco bísaro através de um caixa muito bonita”.

O concelho tem em curso um projeto para valorizar a fileira e estimular novos empreendedores.

Nos últimos anos, segundo Carla Alves, o número de produtores de fumeiro está a aumentar com mais gente a trabalhar no setor, o que quer dizer que a raça bísara tem crescido, com quase seis mil porcas reprodutoras.

Quando foi iniciado este processo de reconhecimento comunitário para a certificação, “quase não havia a raça”, que estava em vias de extinção.

VEJA AQUI O PROGRAMA DO EVENTO (clicar para aumentar):

 

REGIÕES

IPMA: REGIÃO NORTE EM ALERTA AMARELO DEVIDO À PREVISÃO DE NEVE

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Online há

em

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos amarelos (terceiro mais grave de uma escala de quatro) para os oito distritos vigoram entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de sábado, 27 de abril, segundo informou o IPMA.

O IPMA alerta para previsões de queda de neve acima dos 1.100 metros ou 1.200 metros, consoante o distrito, prevendo-se também acumulação de neve a variar entre os cinco centímetros e os 10 centímetros.

A acumulação de neve e a previsível formação de gelo levam o IPMA a avisar para os possíveis condicionamentos como estradas cortadas, danos em estruturas ou árvores e dificuldades de abastecimentos.

LER MAIS

REGIÕES

SANTARÉM: GRUPO LUZ SAÚDE INVESTE 58 MILHÕES EM NOVO HOSPITAL

O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

Online há

em

O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

Num comunicado, a que a Lusa teve acesso, o grupo indica que já obteve todos os licenciamentos necessários para o início da construção, tendo a obra sido adjudicada este mês à empresa Teixeira Duarte.

A Luz Saúde prevê que a construção do novo hospital esteja concluída até ao final de 2025, apontando a abertura para o primeiro semestre de 2026.

Com um investimento de 58 milhões de euros, esta nova unidade hospitalar prevê criar 500 postos de trabalho e reforçar “os serviços médicos de proximidade para os cerca de 425 mil ribatejanos, nomeadamente dos concelhos de Santarém, Ourém, Tomar, Abrantes, Torres Novas, Almeirim, Cartaxo, entre outros”.

Segundo a mesma fonte, esta nova infraestrutura vai contar “com um vasto leque de consultas de diversas especialidades médicas e cirúrgicas” e com equipamentos de última geração.

O hospital, que está a ser construído junto ao “Retail Park”, na zona sul de Santarém, vai ter uma unidade de internamento com 42 camas, um bloco operatório com 4 salas cirúrgicas, um centro de imagiologia diferenciada, um centro para a saúde da Mulher, um centro de Oncologia e um centro de Medicina Dentária.

Está também prevista a instalação de 40 salas de consulta, várias especialidades médicas como medicina interna, medicina geral e familiar, pediatria, ginecologia-obstetrícia, ortopedia, cardiologia, neurologia, cirurgia geral, entre outras.

Está também previsto um parque de estacionamento com 300 lugares.

Segundo o grupo, este novo hospital vai ser construído com o objetivo de “reforçar a rede de hospitais e clínicas que a Luz Saúde tem no território nacional” e pretende “ser uma referência na saúde no Ribatejo, criando uma oferta de cuidados altamente diferenciada, que permitam um acompanhamento integral e especializado da população desta região”, lê-se no comunicado.

A Luz Saúde presta atualmente os seus serviços através de 28 unidades (14 hospitais privados, 13 clínicas privadas e uma residência sénior).

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS