Ligue-se a nós

DESPORTO

BENFICA EMPATA JÁ NOS DESCONTOS (vídeo)

O Benfica empatou, esta segunda-feira, (1-1) com o Belenenses em partida a contar para a 20ª jornada da I Liga. Nathan deu vantagem ao Belenenses no segundo tempo, mas Jonas empatou nos últimos instantes da partida.

Online há

em

O Benfica empatou, esta segunda-feira, (1-1) com o Belenenses em partida a contar para a 20ª jornada da I Liga. Nathan deu vantagem ao Belenenses no segundo tempo, mas Jonas empatou nos últimos instantes da partida.

A história e a estatística por vezes são apenas um dado, mas na hora das duas equipas subirem ao relvado, os números podem entrar na cabeça dos jogadores. A última vitória do Belenenses no Restelo tinha 10 anos, numa altura em que Jorge Jesus ocupava o banco da equipa da Cruz de Cristo.

O 14º lugar no campeonato e o facto da equipa nao triunfar há nove partidas não inferiorizou Silas. O técnico disse na conferência de imprensa de antevisão que não comprava empates com ninguém.

Esse “bitaite”, numa altura em que o Belenenses atravessa uma crise, com o conflito aberto entre o clube e SAD, serviram de tónico para a equipa da Cruz de Cristo que entrou em campo sem medo e a querer demonstrar cedo no encontro que tinha vontade de querer jogar e não oferecer o controlo de bandeja ao Benfica.

– No Benfica, a principal novidade no onze foi a entrada de João Carvalho para o lugar do lesionado Krovinovic. Regressou também André Almeida. No Belenenses, o regresso de Sasso e Yebda (esteve ausente por castigo) foram as novidades na equipa de Silas.

O Benfica, a entrar em campo primeiro que os adversários procurava dormir na liderança do campeonato. Mas ao contrário das últimas jornadas, a equipa de Rui Vitória não entrou com a acutilância que tem sido habitual. Embora com muita pressão sobre a saída de bola do azuis-e-brancos, a equipa de Silas, tentou sair sempre com personalidade e sem receio de encarar o adversário, nem que isso significasse perder uma bola em zona proibida.

Sem oportunidades flagrantes no primeiro tempo, foi o Belenenses que andou mais próximo da baliza de Bruno Varela. Foi a equipa azul-e-branca que mais tentou construir no primeiro tempo, como foi exemplo uma jogada tirada a regra e esquadro que culminou no cabeceamento de André Sousa (ao minuto 35) depois de um cruzamento de Pereirinha.

As únicas vezes que o Benfica apareceu perto da baliza de Filipe Mendes nos primeiros 45 minutos, numa jogada foi por intermédio de Cervi, que tentou cruzar atrasado já numa zona perigosa, mas não apanhou nenhum companheiro para fazer a emenda. Em cima do intervalo, o Benfica dispôs de um livre em posição frontal, mas Grimaldo atirou por cima da baliza.

No segundo tempo, o Benfica entrou, como se diz na gíria, com tudo. Logo a abrir Salvio esteve perto do golo, mas valeu Filipe Mendes a evitar o pior. O intervalo foi como um toque de despertador para o Benfica. Obrigado a recuar, mas sem se intimidar, o Belenenses podia ter chegado ao golo na resposta. Sasso cabeceou após um pontapé de canto e quase bateu Varela.

Órfã de Krovinovic, a equipa do Benfica tinha incapacidade para reter a bola. João Carvalho estava com dificuldades em ajudar em estancar a pressão da equipa da casa. Rui Vitória mexeu. Fez sair João Carvalho e entrar Zivkovic.

Ao minuto 71, a pressão do Benfica deu os seus frutos. O central Gonçalo Silva carregou Cervi na área. Grande penalidade para o Benfica. Jonas no duelo com Filipe Mendes não conseguiu bater o guardião do Belenenses. – Há três anos que o Benfica não desperdiçava uma grande penalidade – A última tinha sido falhado por Lima.

Quase logo num lance a seguir, os encarnados tiveram nova grande oportunidade para fazerem o golo. Cervi apareceu na cara de Filipe Mendes, mas atirou por cima.

Com o festival do desperdício encarnado, o Belenenses manteve-se personalizado e racional na partida e à procura de algo mais. E os azuis do Restelo, contra a corrente do jogo, acabaram por conseguir chegar ao golo (86).

Nathan, no primeiro jogo pelo Belenenses e recém entrado na partida, ganhou a bola e rematou colocado sem hipóteses para Bruno Varela.

Já o jogo caminhava para o fim, quando Jonas nos últimos segundos da partida empatou o jogo na marcação um livre.

O Benfica acaba por deixar dois pontos no Restelo. A equipa de Silas, com uma exibição personalizada pode ganhar um importante tónico para o que resta do campeonato.

JOGO AO MINUTO:

98′ + 8 Os Belenenses: Sasso recebe cartão amarelo. O jogador do Belenenses fica a reclamar com Bruno Paixão e vê o cartão amarelo já depois do apito final.
98′ + 8 Empate no Restelo! Desilusão para o Belenenses, que estava a ganhar, mas Jonas a redimir-se do penálti falhado e a garantir um ponto para os encarnados, graças ao livre direto que conseguiu converter mesmo no último minuto do jogo.
97′ + 7 SL Benfica: Golo de Jonas! Que grande golo do brasileiro! Jonas avança confiante, atira forte e colocado e faz um grande golo que vale aos encarnados o empate em cima do apito final.
97′ + 7 Afinal tempo ainda para um livre em zona frontal para os encarnados.
96′ + 6 Último lance do jogo, com um canto para os encarnados, Bruno Varela também subido no ataque, mas a defesa do Belenenses a tirar.
95′ + 5 Remate fraco de Jonas, Filipe Mendes segura.
95′ + 5 Os Belenenses: Cartão amarelo para Fredy.
93′ + 3 Tiago Caeiro cai na área e o Belenenses fica a pedir grande penalidade. Bruno Paixão analisa o lance, mas não assinala o castigo máximo.
90′ Cinco minutos de compensação.
90′ Livre para Chaby bater, a bola vai para as mãos de Bruno Varela.
86′ Os Belenenses: Golo de Nathan! O estreante no plantel da equipa do Restelo a ter espaço à entrada da área, remata e a bola vai ao ângulo inferior esquerdo, batendo Varela.
86′ SL Benfica: Entra H. Seferovic e sai F. Cervi.
84′ Aproximava-se com perigo no ataque o SL Benfica, mas Filipe Mendes estava caído no relvado e Bruno Paixão tem de interromper o jogo.
84′ Canto para os encarnados, Filipe Mendes a afastar com os punhos.
82′ Cruzamento perigoso de Geraldes para a área, mas não aparece ninguém para desviar.
81′ Os Belenenses: Entra Nathan e sai Diogo Viana.
81′ Os Belenenses: Entra André Geraldes e sai Pereirinha.
79′ Jiménez a chegar tarde ao cruzamento de Grimaldo, ainda cabeceia, mas a sair pela linha de fundo.
78′ Os Belenenses: André Sousa recebe cartão amarelo.
76′ Que desperdício de Cervi! O argentino tentou tirar a bola do alcance do guarda-redes, seguia sozinho, mas levantou muito a bola e esta a sair para as nuvens.
75′ SL Benfica: Entra R. Jiménez e sai Salvio.
75′ Os Belenenses: Entra Tiago Caeiro e sai Maurides.
73′ Defende Filipe Mendes! Compasso de espera de Jonas, que contava com o guarda-redes do outro lado, mas o Filipe Mendes a adivinhar o lado e a tirar mesmo junto ao poste.
71′ Penálti para o SL Benfica! Gonçalo Silva derruba Cervi na área, que aparecia sozinho depois de passe de Zivkovic.
70′ Rui Vitória vai lançar Jiménez.
67′ Ao lado! remate de André Sousa à entrada da área, a sair ao lado do poste da baliza de Varela, que estava a controlar a trajectória.
66′ Chega primeiro Filipe Mendes! Cruzamento de André Almeida para o segundo poste, Salvio chega atrasado e o guarda-redes do Belenenses encaixa.
62′ Muitos protestos do SL Benfica, depois de Cervi ter sido derrubado em falta por Sasso. Bruno Paixão recorre ao VAR, mas não assinala a falta.
62′ Defende Filipe Mendes! Na primeira acção de Zivkovic, o sérvio atira forte e cruzado, a obrigar o guarda-redes da casa a fazer uma defesa incompleta.
61′ SL Benfica: Entra A. Zivkovic e sai João Carvalho.
60′ Livre para o SL Benfica, Pizzi a marcar. A bola chega a Jardel, mas o central encarnado faz falta sobre Pereirinha.
60′ Os Belenenses: H. Yebda recebe cartão amarelo.
59′ Remate de João Carvalho em zona frontal, a sair por cima. Antes, Jonas a ser desarmado e a cair na área com protestos, mas aparentemente sem falta, entende Bruno Paixão.
59′ Vai entrar Zivkovic na equipa encarnada.
58′ Cruzamento de Grimaldo, a bola ainda chega a Salvio, mas atira contra Hanin.
57′ Boa recepção de Cervi, mas leva demasiado tempo a preparar o remate e Gonçalo Silva corta.
52′ Atraso perigoso de Gonçalo Silva, valeu a atenção de Filipe Mendes, a tirar imediatamente da sua área.
49′ Sasso! O central aparece ao segundo poste na sequência de um canto, a cabecear na direcção da baliza, mas por cima da trave.
48′ Agora é Jonas a tentar a sorte, remate rasteiro, fácil para o guarda-redes da casa.
47′ Defende Filipe Mendes! Salvio ainda se desequilibra, mas consegue atirar forte e obriga o guarda-redes a aplicar-se na defesa.
46′ Recomeça o jogo, as duas equipas regressaram sem alterações.
46′ + 1 Jonas e Yebda estão pegados e tem de ser Bruno Paixão a intervir, já com o jogo interrompido.
46′ + 1 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
45′ Remate enrolado de Chaby, para as mãos de Varela. Está muito vento, o que tem dificultado a vida às duas equipas.
43′ Grimaldo para bater, levanta muito a bola que sai por cima da baliza do Belenenses.
42′ Jonas a entregar a Salvio, mas sofre um toque por trás. É livre para os encarnados. Perigoso, em zona frontal.
41′ Canto para a equipa encarnada, bola a sair muito bombeada, não resulta em nada.
39′ Salvio consegue rodar entre três adversários, mete em André Almeida que atira contra Gonçalo Silva. O argentino recupera a bola e atira à baliza de Filipe Mendes, que segura.
38′ Sasso! Rapidíssimo Cervi, a rematar cruzado, mas o central do Restelo a cortar. Está a fazer um bom jogo o defesa do Belenenses.
37′ Protesta o SL Benfica, depois de um fora-de-jogo assinalado a Jonas. Pizzi ainda rematou, mas o lance já tinha sido invalidado.
36′ Saída rápida dos encarnados, Cervi a fazer uma boa jogada, mas permitiu o corte da defesa da casa.
35′ Fredy mete em Pereirinha, este cruza para a área onde aparece André Sousa a cabecear, mas a sair longe da baliza.
33′ Confusão depois de uma jogada entre Salvio e Diogo Viana, Bruno Paixão despacha os dois com o cartão amarelo.
33′ Os Belenenses: Diogo Viana recebe cartão amarelo.
33′ SL Benfica: Salvio recebe cartão amarelo.
32′ Pizzi e Grimaldo em livre estudado, cruzamento para a área, Jardel a receber, mas ganha Hanin.
31′ Cervi atrasa para Jonas na área, o brasileiro atira forte, mas contra o corpo de Sasso.
30′ Protesta o SL Benfica, Chaby a levar muito tempo para bater o canto.
28′ Cruzamento tenso para a área, Jardel corta, mas a bola descreve um balão e acaba por cima da baliza de Varela… Canto para a equipa do Restelo.
28′ Depois do canto, sai o Belenenses em contra-ataque rápido, mas Chaby leva muito tempo a libertar a bola e a defesa encarnada a recuperar e a anular o perigo.
27′ Remate de André Almeida na área, mas ao lado. A bola ainda desvia num jogador do Belenenses, canto para os encarnados.
26′ Canto para o Belenenses, Varela afasta com os punhos, mas sofre falta ofensiva.
25′ Cruzamento largo para o segundo poste, Maurides amortece de cabeça, Sasso ainda tenta o remate, mas já não consegue. Ainda assim, ganha o canto.
24′ Maurides por cima! Remate do avançado do Restelo à entrada da área, a bola ainda desvia em Fejsa, mas sai por cima. Ganha o canto a equipa de Silas.
20′ Segundo pontapé de baliza de Filipe Mendes que resulta na entrega da bola ao adversário. O primeiro saiu diretamente pela linha lateral, este contou com uma má recepção de Hanin, é lançamento para o SL Benfica.
16′ Canto de Pizzi, André Almeida cabeceia mal. Passa o perigo.
15′ Corte providencial de Gonçalo Silva, a tirar a bola do alcance de Jonas, que ficava em posição frontal para rematar.
14′ Livre para os encarnados, Pizzi a cobrar, Filipe Mendes a segurar.
13′ Remate muito desenquadrado de Salvio, a sair longe do alvo.
12′ Protesta o SL Benfica! André Sousa a cortar o cruzamento de Grimaldo, o espanhol fica a pedir penálti, Bruno Paixão manda seguir.
11′ Pizzi tenta o remate na área, mas tinha Sasso pela frente, que corta e lança o Belenenses no contra-ataque.
7′ Livre para o SL Benfica, mas Jonas empurra Maurides na área e Bruno Paixão assinala falta ofensiva.
3′ Pizzi fica a reclamar que a bola já tinha saído, mas o árbitro não pára o jogo. Diogo Viana segue com o esférico, mete em Chaby, que atira com intenção à baliza de Varela, que segura.
1′ Tentava o Belenenses ensaiar uma jogada logo no pontapé de saída, quase permitia que Jonas ficasse com a bola em zona perigosa.
1′ Já se joga no Restelo! Bola para a equipa da casa.
0′ Os Belenenses (Suplentes): André Moreira, Persson, Tiago Caeiro, Geraldes, Nathan, Benny e Cleyton.
0′ Os Belenenses (Onze inicial): Filipe Mendes, Pereirinha, Gonçalo Silva, Sasso, Florent Hanin, Diogo Viana, Yebda, André Sousa, Filipe Chaby, Fredy e Maurides.
0′ SL Benfica (Suplentes): Svilar, Luisão, Samaris, Zivkovic, Seferovic, Rafa e Raúl Jiménez.
0′ SL Benfica (Onze inicial): Bruno Varela, André Almeida, Rúben Dias, Jardel, Grimaldo, Fejsa, João Carvalho, Pizzi, Salvio, Cervi e Jonas.
0′ Rui Vitória divulgou os eleitos para o jogo no Restelo. Eis os convocados: Svilar, Bruno Varela, Grimaldo, Luisão, Jardel, Rúben Dias, Douglas, André Almeida, Fejsa, Salvio, Pizzi, Samaris, Cervi, Zivkovic, Diogo Gonçalves,Rafa, João Carvalho, Raúl Jiménez, Jonas e Seferovic.
0′ Bruno Paixão, da AF Setúbal, foi o árbitro escolhido para dirigir o encontro entre Os Belenenses e o SL Benfica, jogo da 20.ª Jornada da Liga NOS.

 

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

DESPORTO

GD CHAVES: MORENO RESCINDE CONTRATO APÓS DESPROMOÇÃO À SEGUNDA LIGA

Moreno está de saída do Desportivo de Chaves, despromovido à II Liga de futebol, anunciou hoje a SAD transmontana, justificando a não continuidade do técnico com o facto de não terem sido cumpridos os objetivos para a época 2023/24.

Online há

em

Moreno está de saída do Desportivo de Chaves, despromovido à II Liga de futebol, anunciou hoje a SAD transmontana, justificando a não continuidade do técnico com o facto de não terem sido cumpridos os objetivos para a época 2023/24.

O técnico vimaranense não vai continuar a comandar os destinos do emblema transmontano na próxima temporada, confirmou à Lusa Francisco José Carvalho, presidente da SAD do Desportivo de Chaves, que entretanto anunciou a saída de Moreno nas redes sociais.

O responsável explicou à Lusa que existia a possibilidade de o treinador continuar ao lema da equipa flaviense, mas o regresso à II Liga portuguesa de futebol pesou na decisão.

“Não conseguimos os objetivos e não demos continuidade para próxima época”, reiterou Francisco José Carvalho, explicando que a decisão de não continuidade foi tomada por ambos.

O Desportivo de Chaves terminou a época em último lugar, com 23 pontos, tendo consumado a despromoção à II Liga de futebol na 33.ª e penúltima jornada, ao ser derrotado pelo Famalicão (1-0).

Moreno, de 42 anos, chegou ao Desportivo de Chaves na antecâmara da sexta jornada, sucedendo a José Gomes, depois de ter liderado a equipa principal do Vitória de Guimarães até à primeira ronda da temporada 2023/24, depois de, na época de 2022/23, ter levado a equipa minhota ao sexto lugar e ao consequente apuramento para as rondas preliminares da Liga Conferência Europa.

LER MAIS

DESPORTO

SPORTING: VIKTOR GYÖKERES É O QUINTO MELHOR MARCADOR NO SÉCULO XXI

O avançado sueco Viktor Gyökeres foi apenas o quinto jogador do Sporting a sagrar-se melhor marcador da I Liga portuguesa de futebol no Século XXI, ao terminar a edição 2023/24 com 29 golos.

Online há

em

O avançado sueco Viktor Gyökeres foi apenas o quinto jogador do Sporting a sagrar-se melhor marcador da I Liga portuguesa de futebol no Século XXI, ao terminar a edição 2023/24 com 29 golos.

Gyökeres, contratado no último defeso ao Coventry, sucedeu ao brasileiro Mário Jardel (‘rei’ em 2001/02), ao luso-brasileiro Liedson, que ‘bisou’ (2004/05 e 2006/07), ao neerlandês Bas Dost (2016/17) e a Pedro Gonçalves (2020/21).

Jardel, que já liderado a lista dos marcadores em quatro ocasiões pelo FC Porto (1996/97, 1997/98, 1998/99 e 1999/2000), bateu o seu recorde numa época na estreia pelo Sporting, ao acabar a edição de 2001/02 com incríveis 42 golos.

O brasileiro igualou o melhor registo de Eusébio, que tinha marcado 42 golos pelo Benfica em 1967/68, selando o terceiro melhor registo de sempre na prova, só superado por outros dois ‘leões’, Peyroteo (43 em 1946/47) e Yazalde (46 em 1973/74).

Em 2001/02, Jardel somou precisamente o dobro dos golos do segundo melhor marcador do campeonato, o brasileiro Derlei, que apontou 21 ao serviço da União de Leiria.

O brasileiro, que devolveu quase uma década depois a ‘coroa’ dos goleadores a Alvalade, sucedendo a Jorge Cadete (17 golos em 1992/93), foi substituído nos ‘leões’ pelo compatriota Liedson, que marcou 15 golos na época de estreia, em 2003/04.

Liedson, que viria a naturalizar-se português e representou Portugal no Mundial2010, conseguiu, depois, ser o melhor marcador em 2004/05, com 24 tentos, e em 2006/07, com 15, somando ainda um segundo lugar (2008/09) e um terceiro (2009/10).

Depois, o Sporting só voltou a ter o melhor marcador da prova uma década depois, quando o neerlandês Bas Dost, presentemente no NEC, teve uma fulgurante época de estreia na I Liga portuguesa em 2016/17, ao marcar 34 golos.

Bas Dost logrou, nessa época, o melhor registo na prova desde os 42 tentos de Jardel em 1999/2000, e só não voltou a ser ‘rei’ na época seguinte, em 2017/18, porque os seus 27 golos foram superados pelos 34 do brasileiro Jonas, do Benfica.

Até à ‘coroação’ na presente temporada de Gyökeres, o neerlandês, agora com 34 anos, era o último ponta de lança ‘leonino’ a arrebatar o troféu dos marcadores, pois, em 2020/21, venceu um médio, o criativo Pedro Gonçalves.

Com 23 golos, o jogador que o Sporting foi contratar ao Famalicão superou a concorrência do suíço Seferovic (22 tentos pelo Benfica), e conseguiu ser o primeiro jogador sem ser ponta de lança a liderar a lista desde 2002/03.

Nesse ano, o extremo Simão Sabrosa, do Benfica, encabeçou a tabela, com 18 golos, ainda que igualdade com o avançado senegalês Fary, que atuava no Beira-Mar.

Pedro Gonçalves, que esta época se ficou pelos 11 golos, mais 12 assistências, passou agora o ‘testemunho’ a Gyökeres, que fez uma grande primeira volta, com 11 golos, e ainda melhor na segunda, juntando mais 18, para um total de 29.

O sueco, que somou ainda nove assistências, apontou 28 golos na área e apenas um fora, em Vila do Conde, 27 com os pés, incluindo cinco penáltis, em outros tantos tentados, e apenas dois de cabeça, na receção ao Moreirense e no Dragão.

Marcou 27 golos como titular e dois como suplente utilizado, quando saltou do banco no Dragão para transformar um 0-2 em 2-2, com tentos aos 87 e 88 minutos, no que foi o seu sétimo ‘bis’, de um total de oito.

Gyökeres, que ficou 14 vezes em ‘branco’, logrou também um ‘hat-trick’, na goleada por 6-1 ao Boavista, e marcou um tento em 10 ocasiões, incluindo na Luz, num desaire por 2-1, e na receção ao FC Porto, numa vitória por 2-0.

Num campeonato em que só falhou um jogo, quando foi suplente não utilizado à sexta ronda no 2-0 caseiro ao Rio Ave, o sueco, de 25 anos, foi secundado pelo congolês Banza (Sporting de Braga), com 21 tentos, e o espanhol Rafa Mujica (Arouca), com 20.

O avançado ‘leonino’ sucedeu ao iraniano Taremi, do FC Porto, que depois de quatro presenças seguidas no pódio – segundo em 2019/20, ainda pelo Rio Ave, terceiro em 2020/21 e segundo em 2021/22 -, não conseguiu mais do que seis golos.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS