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AUTARQUIA DE CHAVES QUER “OUVIR” OS SEUS MUNÍCIPES

A Câmara de Chaves vai implementar um “novo modelo de governação” que passa pela auscultação da população sobre os principais projetos e começa com a requalificação do jardim do Bacalhau, anunciou hoje o presidente Nuno Vaz.

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A Câmara de Chaves vai implementar um “novo modelo de governação” que passa pela auscultação da população sobre os principais projetos e começa com a requalificação do jardim do Bacalhau, anunciou hoje o presidente Nuno Vaz.

Nuno Vaz foi eleito presidente da Câmara de Chaves pelo PS, em outubro, e hoje assinalou os 100 dias deste executivo com um encontro com a comunicação social, que serviu para apresentar o anteprojeto para o emblemático jardim do Bacalhau, localizado no centro da cidade.

O autarca explicou que, após ter sido eleito, a primeira medida que tomou foi parar o projeto que estava previsto para aquele espaço, uma obra que já estava adjudicada e previa a construção de um centro de convívio.

“Na nossa perspetiva, era mais um erro somado a outros erros que se cometeram na cidade, que foi o de eliminar espaços fundamentais em termos ambientais e de atração das pessoas. Entendíamos que esta era a última oportunidade de termos um jardim central, verdadeiramente só jardim”, salientou.

O executivo chegou a acordo com a empresa adjudicatária e está em curso a elaboração do projeto que quer garantir a manutenção dos traços originais do espaço e, ao mesmo tempo, introduzir alguma modernidade.

O jardim do Bacalhau representa também o início de um “novo modelo de governação” que o executivo liderado por Nuno Vaz quer implementar e que passa pela recolha de contributos por parte da população.

“Os cidadãos devem ser auscultados e devem ter a possibilidade de participar no processo de decisão sobre os projetos mais relevantes para a sua comunidade”, frisou.

Nuno Vaz explicou que quer saber se os cidadãos se identificam com as soluções em termos estéticos, funcionais ou ambientais ou se querem ainda apresentar contributos que possam ser incorporados nos projetos.

“Em todos os projetos relevantes a nível financeiro ou na comunidade, nós faremos essa consulta. Vamos fazer aqui no jardim do Bacalhau, vamos ouvir os flavienses sobre a possibilidade ou não de a ponte romana ser aberta ao trânsito só num sentido, faremos sempre que necessário for”, frisou.

Relativamente ao jardim do Bacalhau, os contributos poderão ser dados até ao dia 21 de fevereiro. Trata-se de uma obra que poderá rondar os 600 mil euros e que deverá arrancar em meados do ano.

Entretanto, a autarquia quis “devolver o espaço às pessoas” efetuando, para o efeito, uma “intervenção minimalista”.

“São 100 dias que passaram a correr. São 100 dias que nos permitiram conhecer melhor a estrutura municipal, os dossiês mais relevantes e tomar consciência que temos, neste ano, desafios verdadeiramente decisivos para o destino coletivo deste concelho”, salientou.

Nuno Vaz referiu ainda que a câmara continua “numa situação crítica em termos financeiros e adiantou que, só em 2018, terá que suportar com o serviço de dívida cerca de 3,6 milhões de euros”.

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PÓVOA DE VARZIM: LIPOR ABRE NOVO EQUIPAMENTO PARA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS VERDES

A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

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A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

A infraestrutura, localizada na freguesia de Laúndos, servirá como um parque de compostagem de resíduos verdes, provenientes da recolha seletiva, que serão transformados numa espécie de adubo que pode ser utilizado como corretivo agrícola.

O equipamento, que representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, apoiado por fundos comunitários, insere-se na estratégia de valorização orgânica de biorresíduos, recolhidos seletivamente, e pretende contribuir para o cumprir da meta de preparação para reutilização e reciclagem, que em 2030 terá de atingir 60% do total de resíduos produzidos.

“Este tipo de infraestrutura já existe muito em França e nos Países Baixos, mas será a primeira de algumas que a Lipor pretende construir. Neste momento, a fábrica, em Ermesinde [Valongo], não consegue valorizar estes resíduos verdes, e com este parque estamos a contribuir para a melhoria do ambiente”, explicou Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

O autarca e também administrador da Lipor explicou que o parque vai aceitar, por exemplo, resíduos de jardins e outros materiais orgânicos, e que, através de um processo de compostagem, vai transformá-los em adubos que serão distribuídos gratuitamente à população.

“A recolha dos resíduos será feita através dos sacos que já existem para a recolha seletiva na cidade, ou, caso se tratem de profissionais, podem ser depositados no local. Depois de tratados, esses resíduos dão lugar a um adubo que qualquer um pode levantar, gratuitamente, para aplicar nos seus jardins”, explicou Aires Pereira.

O Parque de Compostagem de Resíduos Verdes de Laúndos terá uma capacidade estimada de 8.000 toneladas por ano de resíduos verdes provenientes de recolha seletiva dos municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, prevendo-se a produção de mais de 2.000 tonelada por ano de composto.

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ALTO MINHO: EMPRESÁRIOS CONGRATULAM-SE COM FIM DE PORTAGENS NA A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

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A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

A proposta do PS, aprovada na quinta-feira, pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A proposta foi aprovada com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

A proposta aprovada, na quinta-feira, na generalidade – que de acordo com os socialistas tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros – entrará em vigor em 1 de janeiro de 2025, segundo o projeto de lei do PS.

Esta sexta-feira, em comunicado, a CEVAL, que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo que empregam mais de 19.000 trabalhadores, sublinha que a decisão “cumpre um velho anseio de transformar o Alto Minho mais competitivo”.

“Fez-se justiça para com o Alto Minho, pois sempre nos mostrámos contra a existência de pórtico junto à zona industrial do Neiva, em Viana do Castelo. Sempre quisemos a eliminação do pórtico para nunca empurrar o problema para o concelho vizinho de Esposende e, depois de tanta luta, finalmente houve uma aprovação que, assim que se concretizar, virá impulsionar o desenvolvimento reforçando a competitividade deste território”, defende o presidente da CEVAL, Luís Ceia, citado na nota.

Segundo a CEVAL, “o Alto Minho perdeu capacidade competitiva com a introdução de portagens nesta ex-SCUT (vias sem custo para o utilizador), em 2011, que obrigou as empresas e empresários a reinventarem-se em busca de soluções para fazer face às dificuldades”.

“Os constrangimentos causados pela existência do pórtico do Neiva sempre foram muitos, condicionando a mobilidade de quem diariamente precisa circular na A28 e, obrigando as empresas a maiores despesas de deslocação, uma vez que esta é uma via de comunicação essencial para Viana do Castelo, sem que existam outras vias capazes de facilitar as deslocações rodoviárias”.

A CEVAL espera que “a medida possa ser aplicada o quanto antes para que seja reposta a justiça que este território merece”.

Desde a implementação da cobrança de portagens, a luta pela sua eliminação tem mobilizado movimentos cívicos e partidos políticos, e resultou, em 2021, por proposta do PSD, na aplicação de um desconto de 50% no valor da taxa.

Em fevereiro de 2020, uma recomendação do BE ao Governo para a abolição do pagamento de portagens na Autoestrada 28 (A28), entre Viana do Castelo e o Porto, foi chumbada no parlamento, com os votos contra do PS.

PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberam abstiveram-se, enquanto BE, PCP, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

A eliminação ou relocalização do pórtico de Neiva da A28, outra batalha de empresários, autarquias e partidos políticos, ganhou forma de recomendação ao Governo, também em 2021, após a aprovação de um projeto de resolução do PSD.

Já antes, em 2017, a petição “Pela eliminação do pórtico de Neiva, pórtico 4 da A28, entre Neiva e Darque”, promovida pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), falhou o objetivo.

Situado junto à zona industrial de Neiva, em Viana do Castelo, aquele pórtico tem sido considerado um entrave à atividade empresarial do distrito.

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