RÁDIO REGIONAL
ECONOMIA & FINANÇAS

FAMÍLIAS GASTAM TRÊS MILHÕES DE EUROS POR DIA EM HOSPITAIS PRIVADOS

As famílias portuguesas gastaram quase três milhões de euros por dia em hospitais privados em 2023, totalizando 1.087 milhões de euros anuais. A Entidade Reguladora da Saúde alerta para a elevada concentração do setor, onde quatro grupos controlam dois terços da capacidade instalada.


Os gastos das famílias portuguesas em hospitais privados atingiram um novo máximo em 2023, com o encargo direto a fixar-se nos 1.087 milhões de euros. Este valor, que equivale a uma média de quase três milhões de euros por dia, representa um crescimento de 59% face aos dados de 2015. Segundo um relatório da Entidade Reguladora da Saúde, o setor hospitalar não público continua em expansão, somando atualmente 108 unidades em todo o território nacional.

A despesa total nestes hospitais chegou aos 2.905 milhões de euros no último ano, sendo que 37% deste montante foi pago diretamente pelos utentes. Apesar do aumento do valor absoluto, esta percentagem tem-se mantido estável na última década. O retrato traçado pela entidade reguladora evidencia que os hospitais privados estão a assumir uma importância crescente no sistema de saúde português, embora a sua distribuição no terreno seja marcadamente assimétrica.

A oferta está fortemente concentrada nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto, que detêm, cada uma, mais de 20% das unidades hospitalares não públicas. Em contraste, regiões como o Alto Alentejo ou a Beira Baixa não possuem qualquer oferta privada registada atualmente.

Esta disparidade geográfica é acompanhada por uma elevada concentração empresarial, com quatro grupos a dominarem dois terços da capacidade total instalada em Portugal, o que levanta preocupações sobre a concorrência no setor.


Redação

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

FC PORTO MULTADO EM 2.040 EUROS POR COMPORTAMENTO DOS ADEPTOS

Rádio Regional

BENFICA VENCE AARHUS COM TRÊS GOLOS E ASSUME CONTROLO DA PARTIDA

Rádio Regional

BERNARDO SILVA APRESENTADO OFICIALMENTE NO REAL MADRID

Rádio Regional

GNR ALERTA: 52 MORTES EM ACIDENTES DE MOTOCICLO NO PRIMEIRO SEMESTRE

Rádio Regional

ECLIPSE SOLAR DE 12 DE AGOSTO MOBILIZOU MILHÕES EM TODO O PAÍS (VÍDEO)

Rádio Regional

MIRANDELA: POSTO AVANÇADO DE MEDICINA INTENSIVA ATENDE 70 DOENTES

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.