Ligue-se a nós

DESPORTO

BRUNO DE CARVALHO: CINCO ANOS A SONHAR COM O TÍTULO

Bruno de Carvalho cumpre na sexta-feira cinco anos na presidência do Sporting, atravessando um segundo mandato para o qual foi eleito por esmagadora maioria, ainda sem ter conseguido conquistar o título de campeão da I Liga de futebol.

Online há

em

Bruno de Carvalho cumpre na sexta-feira cinco anos na presidência do Sporting, atravessando um segundo mandato para o qual foi eleito por esmagadora maioria, ainda sem ter conseguido conquistar o título de campeão da I Liga de futebol.

A poucos dias de completar o primeiro ano do novo mandato, Bruno de Carvalho já acrescentou três troféus ao museu do clube – Taça de Portugal, Supertaça, ambas em 2015, e Taça da Liga, conquistada esta epoca -, mas ainda persegue o ambicionado cetro de campeão nacional de futebol.

Em 23 de Março de 2013, Bruno de Carvalho tornou-se o 42.º presidente ‘leonino’, sucedendo ao demissionário Luiz Godinho Lopes, que o tinha derrotado dois anos antes, batendo os outros dois candidatos – José Couceiro e Carlos Severino –, ao recolher mais de 50% dos votos.

Uma das primeiras e mais bem sucedidas medidas do novo líder sportinguista foi a renegociação da pesada dívida aos bancos, considerada muito favorável ao clube, mas que impôs um ‘espartilho’ financeiro bem visível na política de contratações austera durante a fase inicial da presidência.

Em 2013/14, o treinador Leonardo Jardim foi a escolha pessoal para substituir Jesualdo Ferreira, ‘herança’ rejeitada de Godinho Lopes, e os resultados foram imediatos: o Sporting foi segundo posicionado na I Liga, a sete pontos do Benfica, um ano depois de ter terminado em sétimo, a pior classificação de sempre.

O trabalho de Leonardo Jardim despertou o interesse do Mónaco e, pela primeira vez, o Sporting conseguiu transferir um treinador, apostando no jovem Marco Silva, que acabou por se incompatibilizar com o presidente e saiu de forma litigiosa, ainda que tenha resistido até ao fim da época.

Da ligação com Marco Silva resultou também o título mais importante conquistado pelos ‘leões’ durante todo o mandato de Bruno de Carvalho, a Taça de Portugal, em 2015 – ‘compensando’ o terceiro lugar no campeonato -, mas o episódio mais marcante do seu ‘consulado’ surgiu no defeso desse ano, com a contratação de Jorge Jesus ao Benfica.

A transferência do técnico que conquistou três títulos nacionais em seis anos no clube da Luz abriu uma guerra com o rival lisboeta, que ainda hoje se mantém acesa e que teve várias ‘frentes’, dos tribunais à Internet, com epicentro nas redes sociais.

Jorge Jesus iniciou da melhor forma a carreira de ‘leão ao peito’, com a vitória na Supertaça — mais saborosa por ter sido obtida frente ao Benfica — e manteve até à última jornada do campeonato a perspectiva de conquistar um título que escapa ao Sporting desde 2002, mas 86 pontos não chegaram, face aos 88 do Benfica – registos recorde na liga portuguesa.

Esses dois pontos impediram Bruno de Carvalho de triunfar onde os seus antecessores falharam, mas o Sporting teve de contentar-se com o segundo lugar, e o prometido sucesso na temporada seguinte transformou-se num pesadelo desportivo, com o afastamento precoce em todas as provas.

A época de 2016/17 também não trouxe o êxito desejado, e Jesus viu o seu sucessor no Benfica, Rui Vitória, conduzir os ‘encarnados’ pela primeira vez a quatro títulos seguidos no campeonato, enquanto acumulou mais uma temporada em ‘branco’ em matéria de conquistas relevantes, num ano em que saíram jogadores importantes, como Slimani e João Mário. Pelo meio, Bruno de Carvalho foi reeleito em 05 de Março de 2017, com 86% dos votos, contra menos de 10% do outro candidato, Pedro Madeira Rodrigues.

É já com a Taça da Liga de 2017/18 no museu ‘leonino’ que Bruno de Carvalho atinge cinco anos de mandato na liderança do Sporting, na temporada em que o Sporting fez o maior investimento de sempre na contratação de jogadores – perto de 50 milhões de euros — e com a equipa ainda a lutar em três frentes: campeonato, com os rivais de sempre, Taça de Portugal e Liga Europa.

Durante a governação de Bruno de Carvalho o qual o Benfica foi o alvo prioritário, mas não o único: o presidente do Sporting ‘disparou’ em várias direcções, instaurando processos a anteriores dirigentes e lançando uma ‘cruzada’ contra o fundo de investimento Doyen, num caso que terminou com a condenação do Sporting a pagar mais de 20 milhões de euros.

Pelo meio, Bruno de Carvalho concluiu a construção do pavilhão João Rocha — uma promessa eleitoral -, deu um novo fôlego às modalidades, patrocinou o regresso do ciclismo e do voleibol, além de reintegrar o hóquei em patins, e conseguiu um acordo para a cedência dos direitos de transmissão televisiva dos jogos da equipa de futebol superior a 500 milhões de euros.

Na foto, Bruno de Carvalho, Presidente do Sporting CP. Completa em 2018 seis anos de presidência do emblema de Alvalade.

LUSA

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: BENFICA PERDE EM FAMALICÃO E ENTREGA TÍTULO AO SPORTING (VÍDEO)

O Benfica entregou hoje ao Sporting o título de campeão português de futebol, ao perder em casa do Famalicão, por 2-0, em jogo da 32.ª jornada da I Liga.

Online há

em

O Benfica entregou hoje ao Sporting o título de campeão português de futebol, ao perder em casa do Famalicão, por 2-0, em jogo da 32.ª jornada da I Liga.

Depois da vitória dos ‘leões’ na véspera, frente ao Portimonense (3-0), o Benfica tinha de vencer hoje para evitar os festejos antecipados do rival lisboeta, mas acabou por ser derrotado em Vila Nova de Famalicão.

Puma Rodríguez adiantou os minhotos no marcador aos 71 minutos, com Zaydou Youssouf a confirmar o triunfo aos 85, com o Famalicão a manter o oitavo lugar, com 39 pontos.

O Benfica mantém-se com 76 pontos, a já inalcançáveis oito do Sporting, que conquistou o 20.º título português.

O Sporting de Braga sofreu para ganhar ao Casa Pia, por 4-3, mas manteve-se a um ponto do terceiro lugar, ocupado pelo FC Porto, e com cinco pontos de avanço sobre o Vitória de Guimarães, quinto classificado.

Álvaro Djaló (12 minutos) adiantou os ‘arsenalistas’, mas Soma (35) e Lelo (51) colocaram os ‘gansos’ em vantagem, antes de nova reviravolta do Sporting de Braga, por Abel Ruiz (60) e Zalazar (64).

Paulo Oliveira (72), com um golo na própria baliza, deu o empate ao Casa Pia, que três minutos depois ficou em vantagem numérica, pela expulsão de Djaló, mas acabou por ver Abel Ruiz dar o triunfo ao Braga, aos 88.

O Casa Pia está na 11.ª posição, com 35 pontos, e já está a salvo da despromoção, tal como o Farense, depois de vencer o Estoril Praia, por 3-2, subindo ao nono lugar, com 37 pontos.

A equipa algarvia marcou por Gonçalo Silva (36 minutos), Matheus Oliveira (45) e Bruno Duarte (65), com Fabrício (45+2) e de Rodrigo Gomes (52) a fazerem os golos dos ‘canarinhos’.

Na 13.ª posição, o Estoril Praia, com 33 já sabe que não será despromovido diretamente, mas ainda não está a salvo de cair para o lugar de acesso ao play-off de manutenção, tendo cinco pontos de vantagem sobre o Portimonense (16.º).

Em situação idêntica, mas com apenas dois pontos de avanço sobre o Portimonense, está o Estrela da Amadora (15.º), que hoje empatou a zero em casa do tranquilo Arouca (sétimo).

LER MAIS

DESPORTO

GD CHAVES X FC PORTO: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

O Chaves está próximo de falhar e o Porto já falhou o grande objetivo definido para esta época e neste jogo ficou plenamente demonstrado o porquê. As duas equipas protagonizaram um mau jogo de futebol, sem emoção e sem qualidade técnica.

Online há

em

O Chaves está próximo de falhar e o Porto já falhou o grande objetivo definido para esta época e neste jogo ficou plenamente demonstrado o porquê. As duas equipas protagonizaram um mau jogo de futebol, sem emoção e sem qualidade técnica.

O Chaves pode queixar-se de ter jogado muito tempo em desvantagem numérica, depois de mais uma atitude irrefletida de Júnior Pius que espelha o pouco equilíbrio ao nível psicológico que existiu ao longo da época nos jogadores flavienses. Também foram evidentes as lacunas do plantel nas alas/extremos, posições que são determinantes para quem joga com bloco baixo e explora as transições e obrigam à adaptação de João Correia, bem melhor a lateral e de Ruben Ribeiro, que seria mais decisivo no corredor central.

Na sequência de um livre o Porto marca por Francisco Conceição num remate em que Rodrigo Moura poderia ter feito mais. Logo a seguir o Chaves fica em inferioridade numérica e tudo se tornou mais difícil. Na melhor jogada do FC Porto e do jogo Evanilson fez o 0-2 próximo do intervalo e decidiu o jogo.

A perder e com menos um jogador Moreno alterou o sistema tático com a entrada de Sandro Cruz para uma linha de 3 centrais, com João Correia a jogar como lateral direito e Hélder Morim a fazer o lado esquerdo. A equipa ficou mais segura, mas só conseguiu chegar a zonas próximas da baliza de Diogo Costa através de algumas iniciativas de João Correia.
Sérgio Conceição deu continuidade à aposta em Martim Fernandes na lateral direita e voltou a jogar bem, Zé Pedro ao lado de Otávio no centro da defesa, deu oportunidade a João Mendes na lateral esquerda e fez regressar Taremi no apoio a Evanilson. O Porto não fez um bom jogo, mas as incidências foram todas favoráveis. Depois do 0-2 geriu, marcou o terceiro golo, mas criou poucas oportunidades e não teve a qualidade e fluidez que deveria. Apesar de ter vencido não fez um bom jogo.

Nos Valentes Transmontanos João Correia foi o melhor, Dário Essugo jogou bem, mas cometeu um erro grave ao rasteirar Pepê e provocar o penalti, quando deveria ter utilizado o corpo para acompanhar o jogador portista. Kelechi e Sandro Cruz também se exibiram bem.

No Porto Francisco Conceição foi o melhor, Alan Varela, Pepê e Taremi tiveram rendimento ligeiramente acima dos colegas. Nota para a estreia do promissor Gonçalo Sousa de 17 anos que acaba por ser das poucas coisas positivas deste jogo.

O mais jovem árbitro do futebol português José Bessa foi o melhor das 3 equipas. Sempre sereno decidiu bem nos lances mais polémicos do jogo. Bem anulado o golo ao Porto, bem expulso Júnior Pius e bem assinalado o penalti sobre Pepê.


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Fonte: Vídeo Sport TV

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS