Ligue-se a nós

DESPORTO

PORTO PERDE EM BELÉM E DEIXA BENFICA NA LIDERANÇA

Nathan e Maurides marcaram os golos do triunfo do Belenenses. Benfica é o novo líder do campeonato.

Online há

em

O FC Porto perdeu esta segunda-feira a liderança do campeonato nacional ao somar a segunda derrota da época no Estádio do Restelo frente ao Belenenses por 2-0. Nathan e Maurides marcaram os golos do triunfo do Belenenses.

Na visita ao Estádio do Restelo, Sérgio Conceição apresentou algumas novidades no onze titular do FC Porto. Com a ausência de Marcano devido a castigo, o técnico portista apostou na estreia de Osório ao lado de Felipe e no regresso de Alex Telles para o lado esquerdo da defesa do FC Porto. No meio-campo, Herrera e Brahimi foram também titulares, assim como Tiquinho Soares.

O Beleneneses de Silas apresentou-se frente ao FC Porto com uma alteração significativa perante a ausência de André Sousa com Ahmon Persson a titular ao lado de Yebda, num meio-campo constituído ainda por Bakic. Na baliza, o técnico dos ‘azuis do Restelo’ apostou no regresso de André Moreira à titularidade na baliza depois do guarda-redes ter falhado o jogo da última jornada com o Moreirense devido a uma lesão num joelho. De resto, o Belenenses apresentou a dupla de centrais Vicent Sasso e Gonçalo Silva, com Hanin a lateral esquerdo e Diogo Viana a lateral direito. No ataque, Fredy teve como apoio Nathan e Licá.

No encontro que assinalou o milésimo jogo profissional de Iker Casillas, o FC Porto entrou determinado em chegar à vantagem no marcador, e para isso tomou desde muito cedo de ‘assalto’ o meio-campo adversário com Herrera e Sérgio Oliveira a impor o ritmo de jogo dos visitantes.

Apesar do domínio do FC Porto, o Belenenses não abdicou do ataque e aproveitou a vertigem ofensiva do adversário para explorar as transições rápidas de forma a tomar de assalto a baliza de Iker Casillas. Com muitos jogadores atrás da linha da bola, a formação comandada por Silas ia conseguindo anular a forte pressão dos avançados do FC Porto. Contra a corrente do jogo, o Belenenses acabou por abrir o marcador depois de uma falha de comunicação incrível entre Marcano e Osório. Os centrais do FC Porto atrapalharam-se numa disputa de bola e permitiram a Nathan isolar-se frente a Iker Casillas. O extremo do Belenenses não desperdiçou a oportunidade e com um toque de classe ‘picou’ a bola por cima do experiente guardião espanhol.

A perder por 1-0, o FC Porto intensificou a pressão e esteve perto de igualar o marcador por diversas vezes, mas Tiquinho Soares e Aboubakar não conseguiram ultrapassar a ‘muralha defensiva’ do Belenenses.

Até ao intervalo, o Belenenses conseguiu aguentar a pressão do adversário e segurar a vantagem tangencial para o segundo tempo.

No segundo tempo, o FC Porto entrou novamente determinado em chegar ao golo com uma aposta clara no jogo direto e nos cruzamentos para a área adversária onde os centrais Persson e Sasso mostraram boa leitura de jogo e velocidade na antecipação. Quando não eram os defesas do Belenenses a tirar o perigo da baliza era o próprio André Moreira a afastar o perigo com intervenções determinantes.

Aos 56′ minutos, Sérgio Conceição fez uma dupla substituição ao lançar no jogo Gonçalo Paciência e Paulinho para os lugares de Aboubakar e de Maxi Pereira. O FC Porto continuava a dominar o jogo e à procura do golo do empate, mas André Moreira mostrava-se intransponível e com três grandes intervenções seguidas negou as intenções de Ricardo Pereira, Felipe e Gonçalo Paciência.

À imagem do que aconteceu na primeira parte, o Belenenses, contra a corrente do jogo, fez o 2-0 aos 70′ minutos por intermédio de Maurides. Falta assinalada no lado esquerdo do ataque do Belenenses, Fredy foi chamado à conversão e com um cruzamento tenso colocou a bola na cabeça de Maurides que na ‘cara’ de Casillas fez o 2-0.

A perder por 2-0 e a jogar contra o cronómetro, o FC Porto continuou à procura do golo em desespero, mas sem sucesso. A ‘muralha defensiva’ do Belenenses manteve-se intransponível e mesmo com seis minutos de compensação a equipa de Sérgio Conceição não conseguiu encontrar discernimento para chegar a um golo que relançasse o jogo.

Até ao final do jogo, o FC Porto tentou de tudo, mas acabou por sair do Restelo com a segunda derrota da época para o campeonato permitindo ao Benfica isolar-se no primeiro lugar com um ponto de vantagem. Já o Belenenses ultrapassou o Tondela na tabela classificativa e ocupa agora a 11ª posição.

JOGO AO MINUTO:

96′ + 6Termina a partida no Restelo! Triunfo do Belenenses por 2-0 frente ao FC Porto, que com este resultado perde a liderança para o SL Benfica, com quem vai medir forças já daqui a quinze dias.
95′ + 5FC Porto: Cartão amarelo para Brahimi.
95′ + 5Lance entre Geraldes e Brahimi, com este a ver o amarelo.
90′Seis minutos de compensação.
89′Cabeceamento de Gonçalo Paciência, certeiro, mas sai à figura de André Moreira que encaixa.
84′Os Belenenses: Entra André Geraldes e sai Fredy.
84′Estava Diogo Viana a sair quando percebe que na placa do quarto árbitro está o número de Fredy.
83′Prossegue a partida.
82′Jogo interrompido para assistir Gonçalo Silva.
79′O FC Porto continua à procura do golo. Cruzamento-remate de Ricardo, a obrigar André Moreira a desviar a soco. Há uma recarga, mas a defesa da casa a resolver.
77′Livre do FC Porto, a defesa do Belenenses a afastar.
74′Os Belenenses: Cartão amarelo para André Moreira.
73′Os Belenenses: Entra Nuno Tomás e sai M. Bakic.
72′FC Porto: Entra Danilo Pereira e sai Y. Osorio.
72′Ao lado! Remate do argelino ao segundo poste, mas a bola vai às malhas laterais.
70′Os Belenenses: Golo de Maurides! Bom cruzamento de Fredy, Maurides a saltar mais alto e a cabecear para o 2-0, a surpreender Casillas.
66′Os Belenenses: Entra Maurides e sai Nathan.
63′Situação entre Soares e Yebda, com Hugo Miguel a colocar fim na questão.
63′Outra vez André Moreira! Canto do FC Porto, Gonçalo Paciência a cabecear de forma certeira, mas o guarda-redes do Restelo a segurar.
62′Felipe! Defende André Moreira, a evitar o golo do central portista.
57′Defende André Moreira! Remate de Ricardo ao primeiro poste, mas o guarda-redes do Belenenses estava bem posicionado e evita o empate.
57′FC Porto: Ricardo Pereira recebe cartão amarelo.
56′FC Porto: Entra Gonçalo Paciência e sai Aboubakar.
56′FC Porto: Entra Paulinho e sai Maxi Pereira.
55′Pontapé de bicicleta de Soares, mas André Moreira a segurar,
54′Bom atraso de Felipe para Casillas, a impedir que o cruzamento chegasse a Nathan.
47′Centro-remate de Soares, quase surpreendia André Moreira, mas não apareceu ninguém para desviar.
46′Recomeçou o jogo.
48′ + 3Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
47′ + 2Livre de Bakic, a obrigar Casillas a afastar com os punhos.
46′ + 1FC Porto: Cartão amarelo para Felipe.
45′Dois minutos de compensação.
45′O FC Porto não abranda, ataca insistentemente à procura do empate.
44′Cruzamento de Alex Telles, Sérgio Oliveira remata, mas a bola desvia num adversário e sai por cima. Canto para os portistas.
42′Remate do meio da rua de Aboubakar, a sair ao lado.
41′Jogada de insistência do FC Porto, com a bola a chegar a Alex Telles que atira com perigo por cima da trave.
32′Cruzamento de Maxi, Ricardo Pereira não consegue dominar e permite o corte. A bola sobra para Soares que remata forte, mas por cima.
29′Passe de Fredy para Nathan, mas sai muito puxado e a bola acaba por sair pela linha de fundo.
23′Lance entre Felipe e Fredy. Hugo Miguel interrompe a partida para falar com o central portista.
19′Remate de Aboubakar à figura de André Moreira, que defende a dois tempos.
18′Boa intervenção de André Moreira, a afastar o cruzamento de Alex Telles!
17′Livre de Herrera, Ricardo Pereira aparece solto a cabecear, por cima da baliza.
12′Brahimi tenta a sorte de longe, remate rasteiro, não passou muito longe da baliza de André Moreira.
10′Os Belenenses: Golo de Nathan! Nathan aproveitou uma desatenção dos defesas portistas, fugiu com a bola, e na cara de Casillas, atirou para o fundo das redes.
7′Cruzamento de Diogo Viana, Licá de cabeça a atirar, mas ao lado. Primeiro sinal da equipa da casa.
5′O FC Porto entrou a dominar, está instalado no meio-campo do Belenenses.
2′Primeiro ataque é do FC Porto. Cabeceamento de Felipe na área após cruzamento largo, para as mãos de André Moreira.
1′Arranca a partida no Estádio do Restelo.
0′Tudo a postos para o arranque.
0′Jogo atrasado uns minutos.
0′As equipas entram em campo.
0′Belenenses (Suplentes): Muriel, Yazalde, Maurides, Pereirinha, Geraldes, Benny e Nuno Tomás.
0′Belenenses (Onze inicial): André Moreira, Ahman Persson, Sasso, Diogo Viana, Fredy, Licá, Nathan, Yebda, Florent, Gonçalo Silva e Bakic.
0′FC Porto (Suplentes): Vaná, Dalot, Reyes, Danilo, Óliver, Paulinho e Gonçalo Paciência.
0′FC Porto (Onze inicial): Casillas, Maxi Pereira, Felipe, Osorio, Alex Telles, Herrera, Sérgio Oliveira, Ricardo, Brahimi, Soares e Aboubakar.
0′Hugo Miguel, da AF Lisboa, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro que encerra a 28.ª Jornada, entre Belenenses e FC Porto.

DESPORTO

VINHAIS: AUTARQUIA AUMENTOU O VALOR DAS BOLSAS DE ESTUDO

A Câmara Municipal de Vinhais, liderada por Luís Fernandes, decidiu aumentar o montante das bolsas de estudo para o Ensino Superior de 700 para 1000 euros.

Online há

em

A Câmara Municipal de Vinhais, liderada por Luís Fernandes, decidiu aumentar o montante das bolsas de estudo para o Ensino Superior de 700 para 1000 euros.

Esta medida visa dar resposta ao crescente custo de vida, em particular no que diz respeito ao alojamento, que tem impactado o orçamento dos estudantes e das suas famílias.

Segundo nota da autarquia, o objetivo deste aumento é proporcionar um apoio financeiro mais significativo às famílias dos estudantes, ajudando a diminuir os seus encargos. Esta ação demonstra o compromisso do município com a educação e com o bem-estar dos seus cidadãos, através da atribuição de 40 bolsas de estudo, um número considerado relevante.

O reajuste do valor das bolsas abrange tanto as bolsas destinadas a estudantes com dificuldades financeiras como as bolsas de mérito académico, garantindo que 5 alunos com desempenho académico excecional também sejam beneficiados com o montante de 1000 euros.


Vítor Fernandes

LER MAIS

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: JOÃO PINHEIRO APITA O CLÁSSICO “PORTO X SPORTING”

O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela nona vez um clássico entre FC Porto e Sporting, na sexta-feira, na 21.ª jornada da I Liga, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

Online há

em

O árbitro João Pinheiro vai dirigir pela nona vez um clássico entre FC Porto e Sporting, na sexta-feira, na 21.ª jornada da I Liga, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

O árbitro da associação de Braga, de 37 anos e internacional desde 2016, vai estar pela 16.ª vez num clássico, naquele que vai ser o seu nono embate entre ‘dragões’ e ‘leões’, depois de, esta temporada, já ter dirigido o encontro entre os dois clubes para a Supertaça Cândido Oliveira, que terminou com uma vitória dos ‘azuis e brancos’, por 4-3, após prolongamento.

No jogo ‘grande’ da 21.ª ronda da I Liga, João Pinheiro vai ter como assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, o quarto árbitro vai ser David Silva, enquanto no videoárbitro (VAR) vai estar Tiago Martins, coadjuvado por Hugo Ribeiro (AVAR).

O Sporting, campeão em título e líder do campeonato, com 50 pontos, visita o FC Porto, terceiro classificado, com 42, a dois pontos do Benfica, segundo classificado, na sexta-feira, a partir das 20:15, no Estádio do Dragão, no Porto.

LER MAIS

MAIS LIDAS