RÁDIO REGIONAL
DESPORTO

PORTO PERDE EM BELÉM E DEIXA BENFICA NA LIDERANÇA

O FC Porto perdeu esta segunda-feira a liderança do campeonato nacional ao somar a segunda derrota da época no Estádio do Restelo frente ao Belenenses por 2-0. Nathan e Maurides marcaram os golos do triunfo do Belenenses.

Na visita ao Estádio do Restelo, Sérgio Conceição apresentou algumas novidades no onze titular do FC Porto. Com a ausência de Marcano devido a castigo, o técnico portista apostou na estreia de Osório ao lado de Felipe e no regresso de Alex Telles para o lado esquerdo da defesa do FC Porto. No meio-campo, Herrera e Brahimi foram também titulares, assim como Tiquinho Soares.

O Beleneneses de Silas apresentou-se frente ao FC Porto com uma alteração significativa perante a ausência de André Sousa com Ahmon Persson a titular ao lado de Yebda, num meio-campo constituído ainda por Bakic. Na baliza, o técnico dos ‘azuis do Restelo’ apostou no regresso de André Moreira à titularidade na baliza depois do guarda-redes ter falhado o jogo da última jornada com o Moreirense devido a uma lesão num joelho. De resto, o Belenenses apresentou a dupla de centrais Vicent Sasso e Gonçalo Silva, com Hanin a lateral esquerdo e Diogo Viana a lateral direito. No ataque, Fredy teve como apoio Nathan e Licá.

No encontro que assinalou o milésimo jogo profissional de Iker Casillas, o FC Porto entrou determinado em chegar à vantagem no marcador, e para isso tomou desde muito cedo de ‘assalto’ o meio-campo adversário com Herrera e Sérgio Oliveira a impor o ritmo de jogo dos visitantes.

Apesar do domínio do FC Porto, o Belenenses não abdicou do ataque e aproveitou a vertigem ofensiva do adversário para explorar as transições rápidas de forma a tomar de assalto a baliza de Iker Casillas. Com muitos jogadores atrás da linha da bola, a formação comandada por Silas ia conseguindo anular a forte pressão dos avançados do FC Porto. Contra a corrente do jogo, o Belenenses acabou por abrir o marcador depois de uma falha de comunicação incrível entre Marcano e Osório. Os centrais do FC Porto atrapalharam-se numa disputa de bola e permitiram a Nathan isolar-se frente a Iker Casillas. O extremo do Belenenses não desperdiçou a oportunidade e com um toque de classe ‘picou’ a bola por cima do experiente guardião espanhol.

A perder por 1-0, o FC Porto intensificou a pressão e esteve perto de igualar o marcador por diversas vezes, mas Tiquinho Soares e Aboubakar não conseguiram ultrapassar a ‘muralha defensiva’ do Belenenses.

Até ao intervalo, o Belenenses conseguiu aguentar a pressão do adversário e segurar a vantagem tangencial para o segundo tempo.

No segundo tempo, o FC Porto entrou novamente determinado em chegar ao golo com uma aposta clara no jogo direto e nos cruzamentos para a área adversária onde os centrais Persson e Sasso mostraram boa leitura de jogo e velocidade na antecipação. Quando não eram os defesas do Belenenses a tirar o perigo da baliza era o próprio André Moreira a afastar o perigo com intervenções determinantes.

Aos 56′ minutos, Sérgio Conceição fez uma dupla substituição ao lançar no jogo Gonçalo Paciência e Paulinho para os lugares de Aboubakar e de Maxi Pereira. O FC Porto continuava a dominar o jogo e à procura do golo do empate, mas André Moreira mostrava-se intransponível e com três grandes intervenções seguidas negou as intenções de Ricardo Pereira, Felipe e Gonçalo Paciência.

À imagem do que aconteceu na primeira parte, o Belenenses, contra a corrente do jogo, fez o 2-0 aos 70′ minutos por intermédio de Maurides. Falta assinalada no lado esquerdo do ataque do Belenenses, Fredy foi chamado à conversão e com um cruzamento tenso colocou a bola na cabeça de Maurides que na ‘cara’ de Casillas fez o 2-0.

A perder por 2-0 e a jogar contra o cronómetro, o FC Porto continuou à procura do golo em desespero, mas sem sucesso. A ‘muralha defensiva’ do Belenenses manteve-se intransponível e mesmo com seis minutos de compensação a equipa de Sérgio Conceição não conseguiu encontrar discernimento para chegar a um golo que relançasse o jogo.

Até ao final do jogo, o FC Porto tentou de tudo, mas acabou por sair do Restelo com a segunda derrota da época para o campeonato permitindo ao Benfica isolar-se no primeiro lugar com um ponto de vantagem. Já o Belenenses ultrapassou o Tondela na tabela classificativa e ocupa agora a 11ª posição.

JOGO AO MINUTO:

96′ + 6 Termina a partida no Restelo! Triunfo do Belenenses por 2-0 frente ao FC Porto, que com este resultado perde a liderança para o SL Benfica, com quem vai medir forças já daqui a quinze dias.
95′ + 5 FC Porto: Cartão amarelo para Brahimi.
95′ + 5 Lance entre Geraldes e Brahimi, com este a ver o amarelo.
90′ Seis minutos de compensação.
89′ Cabeceamento de Gonçalo Paciência, certeiro, mas sai à figura de André Moreira que encaixa.
84′ Os Belenenses: Entra André Geraldes e sai Fredy.
84′ Estava Diogo Viana a sair quando percebe que na placa do quarto árbitro está o número de Fredy.
83′ Prossegue a partida.
82′ Jogo interrompido para assistir Gonçalo Silva.
79′ O FC Porto continua à procura do golo. Cruzamento-remate de Ricardo, a obrigar André Moreira a desviar a soco. Há uma recarga, mas a defesa da casa a resolver.
77′ Livre do FC Porto, a defesa do Belenenses a afastar.
74′ Os Belenenses: Cartão amarelo para André Moreira.
73′ Os Belenenses: Entra Nuno Tomás e sai M. Bakic.
72′ FC Porto: Entra Danilo Pereira e sai Y. Osorio.
72′ Ao lado! Remate do argelino ao segundo poste, mas a bola vai às malhas laterais.
70′ Os Belenenses: Golo de Maurides! Bom cruzamento de Fredy, Maurides a saltar mais alto e a cabecear para o 2-0, a surpreender Casillas.
66′ Os Belenenses: Entra Maurides e sai Nathan.
63′ Situação entre Soares e Yebda, com Hugo Miguel a colocar fim na questão.
63′ Outra vez André Moreira! Canto do FC Porto, Gonçalo Paciência a cabecear de forma certeira, mas o guarda-redes do Restelo a segurar.
62′ Felipe! Defende André Moreira, a evitar o golo do central portista.
57′ Defende André Moreira! Remate de Ricardo ao primeiro poste, mas o guarda-redes do Belenenses estava bem posicionado e evita o empate.
57′ FC Porto: Ricardo Pereira recebe cartão amarelo.
56′ FC Porto: Entra Gonçalo Paciência e sai Aboubakar.
56′ FC Porto: Entra Paulinho e sai Maxi Pereira.
55′ Pontapé de bicicleta de Soares, mas André Moreira a segurar,
54′ Bom atraso de Felipe para Casillas, a impedir que o cruzamento chegasse a Nathan.
47′ Centro-remate de Soares, quase surpreendia André Moreira, mas não apareceu ninguém para desviar.
46′ Recomeçou o jogo.
48′ + 3 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
47′ + 2 Livre de Bakic, a obrigar Casillas a afastar com os punhos.
46′ + 1 FC Porto: Cartão amarelo para Felipe.
45′ Dois minutos de compensação.
45′ O FC Porto não abranda, ataca insistentemente à procura do empate.
44′ Cruzamento de Alex Telles, Sérgio Oliveira remata, mas a bola desvia num adversário e sai por cima. Canto para os portistas.
42′ Remate do meio da rua de Aboubakar, a sair ao lado.
41′ Jogada de insistência do FC Porto, com a bola a chegar a Alex Telles que atira com perigo por cima da trave.
32′ Cruzamento de Maxi, Ricardo Pereira não consegue dominar e permite o corte. A bola sobra para Soares que remata forte, mas por cima.
29′ Passe de Fredy para Nathan, mas sai muito puxado e a bola acaba por sair pela linha de fundo.
23′ Lance entre Felipe e Fredy. Hugo Miguel interrompe a partida para falar com o central portista.
19′ Remate de Aboubakar à figura de André Moreira, que defende a dois tempos.
18′ Boa intervenção de André Moreira, a afastar o cruzamento de Alex Telles!
17′ Livre de Herrera, Ricardo Pereira aparece solto a cabecear, por cima da baliza.
12′ Brahimi tenta a sorte de longe, remate rasteiro, não passou muito longe da baliza de André Moreira.
10′ Os Belenenses: Golo de Nathan! Nathan aproveitou uma desatenção dos defesas portistas, fugiu com a bola, e na cara de Casillas, atirou para o fundo das redes.
7′ Cruzamento de Diogo Viana, Licá de cabeça a atirar, mas ao lado. Primeiro sinal da equipa da casa.
5′ O FC Porto entrou a dominar, está instalado no meio-campo do Belenenses.
2′ Primeiro ataque é do FC Porto. Cabeceamento de Felipe na área após cruzamento largo, para as mãos de André Moreira.
1′ Arranca a partida no Estádio do Restelo.
0′ Tudo a postos para o arranque.
0′ Jogo atrasado uns minutos.
0′ As equipas entram em campo.
0′ Belenenses (Suplentes): Muriel, Yazalde, Maurides, Pereirinha, Geraldes, Benny e Nuno Tomás.
0′ Belenenses (Onze inicial): André Moreira, Ahman Persson, Sasso, Diogo Viana, Fredy, Licá, Nathan, Yebda, Florent, Gonçalo Silva e Bakic.
0′ FC Porto (Suplentes): Vaná, Dalot, Reyes, Danilo, Óliver, Paulinho e Gonçalo Paciência.
0′ FC Porto (Onze inicial): Casillas, Maxi Pereira, Felipe, Osorio, Alex Telles, Herrera, Sérgio Oliveira, Ricardo, Brahimi, Soares e Aboubakar.
0′ Hugo Miguel, da AF Lisboa, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro que encerra a 28.ª Jornada, entre Belenenses e FC Porto.
Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

ROBERTO MARTÍNEZ DEVERÁ ABANDONAR SELEÇÃO NACIONAL APÓS MUNDIAL DE 2026

Rádio Regional

SC BRAGA: SÓCIOS “REVOLTADOS” CONTRA PREÇOS DOS LUGARES ANUAIS

Rádio Regional

FPF DEFINE CALENDÁRIO DAS COMPETIÇÕES PARA A ÉPOCA 2026/2027

Rádio Regional

SL BENFICA: BESIKTAS AVANÇA COM 35 MILHÕES DE EUROS POR PAVLIDIS

Rádio Regional

VILA FLOR: AUTARQUIA RECEBE ESTÁGIO DA SELEÇÃO DE FUTEBOL DE PRAIA

Rádio Regional

FC PORTO REAFIRMA DOMÍNIO ABSOLUTO COM TÍTULOS EM TODOS OS ESCALÕES

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.