REGIÕES
VILA REAL: UTAD INVESTE EM CENTRO DE SIMULAÇÃO MÉDICA
O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro anunciou esta segunda-feira a criação de um centro de simulação médica que servirá de suporte ao reclamado curso de medicina, informando que não se recandidata a um segundo mandato.
![](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2021/09/vila-real-associacao-academica-da-utad-lanca-estudo-sobre-o-alojamento.jpg)
O reitor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro anunciou esta segunda-feira a criação de um centro de simulação médica que servirá de suporte ao reclamado curso de medicina, informando que não se recandidata a um segundo mandato.
“Vamos lançar um grande concurso para um centro de simulação médica, é porque estamos a olhar para o futuro e para a área da saúde”, afirmou Emídio Gomes.
O reitor explicou que se “trata de uma área simulação médica que serve de suporte à área da saúde” e “à aposta definitiva em ter a medicina mais cedo do que tarde na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) a funcionar”.
Será lançado um concurso público internacional e, segundo referiu, “são valores elevados de investimento” e este terá de ser um “espaço de proximidade ao hospital”.
Questionado sobre se a universidade vai insistir no curso de medicina, Emídio Gomes respondeu: – “A UTAD vai concretizar o curso de medicina”.
Em outubro ficou a saber-se que a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) rejeitou pela segunda vez a proposta da academia para a criação do curso de medicina, devido a “insuficiências no corpo docente”.
Aos jornalistas, o reitor informou ainda que não se vai recandidatar a um segundo mandato.
“Não vou ser eu a vou conduzir os destinos da universidade no futuro”, referiu, adiantando já ter comunicado à academia a sua decisão e que as razão “são de natureza pessoal”.
Emídio Gomes foi eleito reitor em março de 2021, sendo que as eleições para a reitoria ainda não estão agendadas.
O reitor falava aos jornalistas na inauguração do Centro de Inovação Industrial, instalado num “pavilhão abandonado” que foi requalificado no campus da UTAD, com um financiamento de 483 mil euros financiados pelo Plano de recuperação e Resiliência (PRR).
Este é um “espaço de investigação aplicada e de desenvolvimento de produto” que tem parceira com a Continental Advanced Antenna e onde trabalham mais de quatro dezenas de investigadores e alunos bolseiros.
A Continental Advanced Antenna, que produz componentes para automóveis, é uma “das maiores empregadoras privadas” no distrito de Vila Real, com cerca 480 colaboradores.
Os novos laboratórios visam impulsionar a investigação e a transferência de conhecimento, nomeadamente para a área da indústria automóvel.
A responsável pela área de desenvolvimento e projetos da Continental Advanced Antenna Sónia Silva destacou a importância do centro na criação de sinergias entre a indústria e a academia.
“Vai contribuir essencialmente na parte da cibersegurança e na parte da inteligência artificial”, salientou, exemplificando com a inovação de materiais e partes mecânicas.
Sónia Silva disse que “há um mundo para explorar”, que a inteligência artificial pode ajudar e, quanto à cibersegurança, referiu que este acaba por ser um tema “muito recente para indústria, principalmente a indústria automotiva”.
Também esta segunda-feira foi inaugurado um edifício de apoio à formação multidisciplinar nas áreas da saúde e do desporto, que está vocacionado para proporcionar melhores condições de ensino-aprendizagem das diversas modalidades gímnicas (ginástica artística, rítmica, acrobática, entre outras).
“Há cinco anos os alunos da UTAD tinham aulas num espaço onde chovia e a água da chuva era filtrada por placas de amianto, mandei parar de imediato, mal tive responsabilidade”, contou.
Com um investimento de 934 mil euros, o espaço está dotado de equipamentos como plataformas de força, sensores de movimento e sistemas de monitorização biomecânica, tecnologia aplicada ao treino (com câmaras de captação de movimento 3D e softwares de análise de performance), bem como equipamentos específicos para prevenção e recuperação de lesões.
![](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2024/06/radioregional-logo-275-70-site.png)
REGIÕES
VIMIOSO: OBSERVATÓRIO TRANSFRONTEIRIÇO VAI MONITORIZAR FAUNA E HABITATS NATURAIS
O projeto transfronteiriço “OET Durius”, que junta entidades portuguesas e espanholas, pretende implementar um observatório ecológico em torno do território do Douro Internacional para monitorizar a fauna e os habitats naturais, foi hoje divulgado.
![](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2025/02/vimioso-observatorio-transfronteirico-vai-monitorizar-fauna-e-habitats-naturais.jpg)
O projeto transfronteiriço “OET Durius”, que junta entidades portuguesas e espanholas, pretende implementar um observatório ecológico em torno do território do Douro Internacional para monitorizar a fauna e os habitats naturais, foi hoje divulgado.
“Através deste observatório transfronteiriço, o projeto ibérico ‘OET Durius’ está a compilar observação científica referente ao território do Douro Internacional, como a presença humana e forma como interage na região com impacto na fauna existentes e nos seus habitats”, explicou à agência Lusa Helena Raposeira, uma das investigadoras ligadas ao projeto.
Segundo a investigadora da Associação Palombar, com sede em Vimioso, no distrito de Bragança, um dos parceiros estratégicos neste projeto ibérico, o primeiro passo envolve a definição das espécies a monitorizar e avaliar os locais no território onde encontram problemas de conectividade com a finalidade de as melhorar.
“Para isso, é necessário que as espécies selecionadas representem, no seu conjunto, toda a diversidade de fauna nativa e os processos ecológicos inerentes à sua subsistência na região, sendo a lontra (Lutra lutra) e o tartaranhão-caçador (Circus pygargus) duas das espécies de mamíferos subaquáticos que foram selecionadas para integrar este estudo por cumprirem alguns dos critérios estabelecidos.
Segundo Helena Raposeira, os dados de presença destas espécies serão importantes para a definição de estratégias com vista a assegurar a existência de corredores ecológicos eficazes em torno da região do rio Douro em Portugal e em Espanha.
“Outro fator-chave do estudo passa por identificar as potenciais barreiras que condicionam a conectividade das espécies, como, por exemplo, barragens, parques eólicos e estradas; conhecer a distribuição e as áreas vitais das espécies visadas e, identificar os corredores já existentes para definir novos espaços ecológicos”, vincou.
A investigadora acrescentou ainda que toda a informação obtida durante este trabalho será integrada no Observatório Ecológico Transfronteiriço do Douro “OET Durius”, que consistirá numa plataforma digital de fácil acesso e permitirá a consulta, interação e atualização dos dados, sendo gradualmente ampliada.
“Este observatório pretende ser uma ferramenta fundamental para garantir a proteção, a conservação e a conectividade da biodiversidade dos ecossistemas naturais, rurais e do meio urbano do corredor ecológico do Douro, com base na cooperação ibérica”, explicou.
Este projeto será implementado até 2027, sendo financiado em 75% pelo programa Interreg VI-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2021-2027 da União Europeia (UE).
O projeto está a ser coordenado pela Fundação Santa María la Real, em Espanha, contando com vários parceiros ibéricos, entre os quais a Palombar – Conservação da Natureza e do Património, Universidade de Salamanca, Comunidade intermunicipal (CIM) Terras de Trás-os-Montes e CIM Douro.
REGIÕES
PORTO: PASSAGEIRO DETIDO NO AEROPORTO COM CINCO QUILOGRAMAS DE COCAÍNA
Um homem, de 37 anos, que viajava desde o Brasil, foi detido no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, com quase cinco quilogramas de cocaína, adiantou esta segunda-feira a Polícia Judiciária (PJ).
![](https://radioregional.pt/wp-content/uploads/2024/01/viagens-passageiros-nos-aeroportos-portugueses-sobe-19-em-2023-2.jpg)
Um homem, de 37 anos, que viajava desde o Brasil, foi detido no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, com quase cinco quilogramas de cocaína, adiantou esta segunda-feira a Polícia Judiciária (PJ).
“O suspeito foi abordado pela PJ assim que chegou ao aeroporto do Porto. Na sua bagagem, dissimulada entre peças de roupa, trazia quatro placas de uma substância suspeita que, uma vez analisada, verificou tratar-se de cocaína, com um peso de 4,8 quilos”, refere esta força de investigação, em comunicado.
Segundo a PJ, o “correio de droga, cidadão estrangeiro, viajara de avião, desde S. Paulo, no Brasil, até ao Porto, com o único propósito de transportar o produto estupefaciente e introduzi-lo na Europa”.
As investigações prosseguem “no sentido de aferir qual o destino final da droga e os demais contornos da situação”, acrescenta a PJ.
O arguido vai ser presente a tribunal para primeiro interrogatório judicial e aplicação de medidas de coação.
A detenção contou com a colaboração da Autoridade Tributária e Aduaneira e do Ponto Único de Contacto para Cooperação Policial Internacional, que sinalizou o passageiro.
O homem está indiciado por um crime de tráfico de estupefacientes.
-
DESPORTO DIRETO4 dias atrás
DIRETO: FC PORTO X SPORTING CP (20:15)
-
DESPORTO DIRETO1 semana atrás
DIRETO: RIO AVE FC X FC PORTO (20:45)
-
DESPORTO DIRETO3 semanas atrás
DIRETO: GIL VICENTE FC X FC PORTO (20:30)
-
DESPORTO DIRETO3 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X OLYMPIACOS FC (17:45)
-
DESPORTO DIRETO2 semanas atrás
DIRETO: FC PORTO X CD SANTA CLARA (18:00)
-
NACIONAL4 semanas atrás
JOSÉ MANUEL MOURA É O NOVO PRESIDENTE DA PROTEÇÃO CIVIL
-
REGIÕES1 semana atrás
VIANA DO CASTELO: NOVA FÁBRICA VAI CRIAR 500 POSTOS DE TRABALHO
-
DESPORTO4 semanas atrás
FC PORTO: AUDITORIA FORENSE DAS ÚLTIMAS 10 ÉPOCAS DESPORTIVAS ESTÁ CONCLUÍDA