Ligue-se a nós

NOTÍCIAS

SPORTING COM “FARTURA”

Equipa de Jorge Jesus conquista a primeira vitória nesta edição da Liga Europa, e soma agora quatro pontos no Grupo H, estando na terceira posição, atrás de Lokomotiv (7) e Besiktas (5).

Online há

em

Resumo do jogo: Apesar da rotatividade imposta por Jorge Jesus na Europa, o Sporting entrou dominante frente ao Skenderbeu e viu-se desde cedo que iria ser um jogo de sentido único, em Alvalade.Os ‘leões’ entraram com vontade de marcar cedo perante uma equipa que demonstrou vir a Lisboa para tentar não sofrer golos e arriscar a sua sorte através de contra-ataques rápidos.

Fredy Montero, logo aos 16 minutos, depois de deixar para trás o guarda-redes albanês, dispôs de uma grande oportunidade para inaugurar o marcador, mas um defesa adversário negou o golo certo ao avançado colombiano.

Depois veio o momento que mudou o jogo: Salihi coloca a mão na bola e, como já tinha visto um amarelo por protestos, o árbitro foi obrigado a mostrar o segundo cartão e o consequente vermelho, deixando o Skenderbeu a jogar com 10 unidades, o que facilitou a tarefa dos ‘leões’.

A estratégia albanesa foi desmontada logo de seguida, aos 38 minutos, quando Clayton Pisani assinalou uma grande penalidade por falta sobre Montero. Na conversão, Alberto Aquilani não desperdiçou e atirou a contar.

Passados três minutos, Montero volta a cair na área e volta a ser assinalado o castigo máximo. Desta vez foi o próprio colombiano a converter e a marcar o segundo golo para o Sporting, deixando os ‘verde e brancos’ com uma vantagem confortável ao intervalo.

No segundo tempo, o jogo manteve-se na mesma toada e o Sporting continuou a dominar. Os ‘leões’ não tiraram o pé do acelerador e Matheus Pereira fez o terceiro golo aos 64 minutos. Sem qualquer tipo de argumentos, a equipa albanesa voltou a consentir, cinco minutos depois, mais um golo. Tobias confirmou então a goleada ao cabecear para o quarto golo dos ‘leões’.

O Sporting vencia confortavelmente, mas nem por isso, baixou os braços e, por intermédio de Matheus Pereira, que bisou na partida, fez o quinto e último golo da equipa de Alvalade. Antes do final, ainda houve tempo para o golo de honra do Skenderbeu, marcado por Jashanica, tento aplaudido nas bancadas pelos adeptos da casa.

Com este resultado, o Sporting conquista a primeira vitória na Liga Europa e fica na terceira posição do Grupo H, com quatro pontos, atrás de Besiktas e Lokomotiv de Moscovo, que têm cinco e sete pontos, respetivamente.

Momento do jogo: Expulsão de Salihi, por acumulação de amarelos, aos 24 minutos. O Skenderbeu ficou assim, desde cedo, reduzido a 10 unidades de campo o que facilitou a tarefa dos ‘leões’ que esta noite estava ‘obrigado’ a ganhar, para continuar a ter aspirações nesta competição.

Acompanhamento do jogo:

90+3′- Apito final. O Sporting conquista a primeira vitória nesta Liga Europa, depois de golear o Skenderbeu, num jogo que teve sempre sentido único. Depois da expulsão de Salihi as coisas ficaram mais fáceis para os pupilos de Jorge Jesus, que ganham desta forma uma boa motivação para o dérbi de domingo, frente ao Benfica.

89′- Golo do Skenderbeu! Jashanica marca o tento de honra, de cabeça, depois de um canto do lado esquerdo.

85′- Os três pontos estão praticamente garantidos para a equipa do Sporting. Os jogadores ‘leoninos’ controlam agora o jogo à espera do apito final.

77′- GOLO DO SPORTING! Matheus faz o seu segundo golo no jogo. Bom remate de primeira do jovem brasileiro, que faz assim o quinto golo dos ‘leões’, depois de uma boa assitência de Esgaio.

74′- Mais uma grande oportunidade para Matheus. O jovem do Sporting arranca do lado esquerdo e atira muito próximo do poste esquerdo da baliza do Skenderbeu. Podia ter sido o quinto golo para o Sporting.

72′- Jesus esgota as substituições. Aquilani dá o seu lugar a William Carvalho.

69′- GOLO DO SPORTING! Tobias, aparece sozinho na área e, de cabeça, após um livre de Aquilani, faz o quarto golo para os ‘leões’. Confirma-se a goleada em Alvalade.

65′- Segunda substituição para o Sporting. Entra Gelson Martins para o lugar de Carlos Mané.

64′- GOLO DO SPORTING! Matheus Pereira faz o terceiro tento dos ‘leões’ e deixa o Sporting muito perto de garantir a vitória.

64′- Grande remate de meia distância de Aquilani. Shehi aplica-se e defende para o lado.

59′- Primeira substituição na equipa ‘leonina’. Entra Slimani e sai André Martins.

57′- Matheus tenta novamente a sua sorte. O jovem, já dentro da grande área, remata em jeito mas a bola acaba por sair ao lado da baliza de Shehi.

55′O Sporting entra muito bem neste segundo tempo e dispôs já de uma boa oportunidade para aumentar a vantagem. Os ‘leões’ estão a aproveitar bem a vantagem númerica em campo para encostar o Skenderbeu às ‘cordas’.

52′- O Skenderbeu esteve muito próximo de reduzir! Num contra-ataque conduzido por Berisha, Progni falha escandalosamente o primeiro golo para os albaneses.

51′- Cartão amarelo para Progni, depois de uma falta dura sobre Jonathan Silva.

48′- Quase o terceiro golo do Sporting! Matheus Pereira tinha tudo para marcar mas Shehi nega o golo ao jovem brasileiro. Antes Aquilani tinha rematado, de longe, para uma boa defesa do guardião albanês.

46′- Começa a segunda parte em Alvalade.

45+1′- Intervalo na partida. Sem estar brilhante, o Sporting dominou praticamente toda a primeira parte. Com a expulsão de Salihi, aos 24 minutos, a tarefa dos ‘verdes e brancos’ ficou mais facilitada e através de duas grandes penalidades, a equipa de Jorge Jesus colocou-se numa posição muito favorável para sair de Alvalade com os três pontos. Agora bastará aos ‘leões’ irem controlando o ritmo da partida, frente aos albaneses que jogam apenas com 10 jogadores.

41′- GOLO DO SPORTING! No segundo penálti para o Sporting, desta vez foi Fredy Montero a assumir a cobrança do castigo máximo e o colombiano não vacilou e atirou a contar. 2-0 para a equipa ‘verde e branca’.

40′- Novo penálti para os ‘leões’! Vangjeli comete falta sobre Montero.

38′- GOLO DO SPORTING! Na conversão da grande penalidade, Aquilani não desperdiça e coloca os ‘leões’ em vantagem. Está feito o 1-0, um resultado merecido para a turma de Alvalade.

37′- Penálti para o Sporting! Montero cai na área e o árbitro da partida assinala castigo máximo.

36′- Apesar de estar a jogar contra dez jogadores, o Sporting parece ter abrandado e desde o minuto 24 ainda não conseguiu criar um lance de real perigo para a baliza albanesa.

33′- Perigo para Rui Patrício! Nimaga, depois da cobrança de um livre, obriga o guardião leonino a aplicar-se e a desviar para canto.

30′- Tarefa (teoricamente) mais fácil para a equipa de Jorge Jesus, que joga agora contra dez jogadores do Skenderbeu. Falta aparecer o primeiro golo para os ‘leões’…

24′- Salihi, depois de um canto cobrado do lado esquerdo, coloca a mão na bola e vê o segundo cartão amarelo. O Skenderbeu passa a jogar com dez unidades em campo.

18′- Carlos Mané cabeceia à figura de Shehi, depois de um cruzamento da direita de Esgaio.

17′- Cartão amarelo mostrado a Vangjeli.

16′- Quase o primeiro golo do Sporting! Montero isola-se e passa pelo guardião da equipa albanesa, mas aparece um defesa a cortar o lance. Na recarga, André Martins teve também hipótese de colocar a bola dentro da baliza, mas o português também não conseguiu ter sucesso.

14′- Cartão amarelo para Salihi, por protestos.

14′- Remate de Carlos Mané com algum perigo para a baliza adversária. Á semelhança de Jonathan, que rematou depois de um canto cobrado para a entrada da área, desta vez foi Mané a aparecer e a tentar a sua sorte.

10′- Início de jogo expectável. O Sporting toma conta do ritmo da partida e demonstra ser a equipa que mais quer chegar ao golo, enquanto o Skenderbeu limita-se a defender e ir em busca do contra-golpe.

6′- Tentativa de contra-ataque da equipa albanesa, mas estava atenta a defesa dos ‘leões’ e cortou o lance que podia ter originado algum perigo para a baliza do Sporting.

3′- Primeiro remate do Sporting. Canto batido para a entrada da área, onde aparece Jonathan Silva a rematar para defesa de Shehi, guarda-redes do Skenderbeu.

1′- Início da partida.

0′- Cumpre-se um minuto de silêncio em memória de Manuel do Ó, antigo atleta do Sporting.

0′- As equipas estão já a subir ao relvado do estádio de Alvalade, onde se esperam cerca de 15 mil pessoas nas bancadas a assistir ao encontro.

0′- João Pereira, Naldo, William Carvalho, Gelson Martins e Islam Slimani são suplentes na equipa leonina. No lado do Skenderbeu joga de início o brasileiro Esquerdinha, chegado ao clube esta temporada. enquanto os compatriotas Ademir e Djair começam a partida no banco.

Antevisão do jogo:

Com apenas um ponto em dois jogos, a turma de Jorge Jesus vê-se obrigada a vencer esta quinta-feira o Skenderbeu caso queira continuar a ter aspirações na Liga Europa. Os ‘leões’ têm neste encontro uma boa oportunidade, frente a um adversário (teoricamente) mais acessível, para pontuar e ‘reentrar’ na corrida por um lugar na fase seguinte.

Esta é a primeira vez na história que os dois emblemas se encontram e, para o Skenderbeu, este é o primeiro jogo frente a uma equipa portuguesa.

Com o dérbi à porta, o técnico dos ‘leões’ garante que o pensamento está no jogo desta quinta-feira, mas vai tentar procurar um equilíbrio a pensar no duelo frente ao Benfica, no domingo.

“Tenho a certeza que o meu pensamento está no jogo com Skenderbeu (…) Vou fazer o que fiz com o Besiktas, quando depois jogámos com o Guimarães. Vou formar duas equipas que nos permitam pensar numa vitória nos dois jogos”, garantiu Jorge Jesus, na antevisão do encontro.

Já o treinador da equipa albanesa, Mirel Josa, opta por um discurso defensivo e deixa elogios aos ‘verdes e brancos.

“O Sporting é a equipa mais forte do grupo, apesar de ter apenas um ponto até ao momento. O nosso objetivo para este jogo é jogar bem, com qualidade e cometer o menor número de erros possível para evitar sermos penalizados por isso”, afirmou o técnico, no lançamento da partida.

Fique connosco e acompanhe os principais momentos deste jogo que está agendado para as 18h, no estádio de Alvalade.

Confira os onzes iniciais:

Sporting: Rui Patrício, Esgaio, Tobias Figueiredo, Ewerton, Jonathan;  Aquilani, Bruno Paulista, André Martins; Carlos Mané, Matheus Pereira e Fredy Montero.

Skenderbeu: Shehi, Arapi, Jashanica, Osmani, Vangjeli; Progni, Nimaga, Esquerdinha, Lilaj, Salihi, Berisha.

INTERNACIONAL

ARPÃO É PRIMEIRO SUBMARINO PORTUGUÊS A NAVEGAR DEBAIXO DE GELO NO ÁRTICO

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo, informou hoje a Marinha.

Online há

em

O submarino Arpão navegou durante quatro dias debaixo da placa de gelo do Ártico, tornando-se no primeiro navio português a fazê-lo, informou hoje a Marinha.

“O NRP Arpão tornou-se, se não no primeiro, num dos muito poucos submarinos convencionais a navegar debaixo do gelo, uma área normalmente reservada aos submarinos de propulsão nuclear. Permaneceu debaixo da placa de gelo num total de cerca de quatro dias, tendo também explorado a operação na Marginal Ice Zone, com grande densidade de gelo solto, zona essa com elevado valor tácito, área em que nenhum outro submarino do ocidente se atreveu a operar, desde a II grande Guerra, com total sucesso”, indica aquele ramo.

O submarino ‘Arpão’ partiu da Base Naval de Lisboa no dia 03 de abril, com 36 militares a bordo, para participar na operação ‘Brilliant Shield’, da Aliança Atlântica. Na ocasião, o Chefe do Estado-Maior da Armada, almirante Henrique Gouveia e Melo, salientou que a “importância elevada” desta missão por se tratar da primeira vez que um submarino português vai operar “por baixo do gelo Ártico”.

Em comunicado, a Marinha indica que em 28 de abril, o ‘Arpão’ largou do porto de Nuuk, na Gronelândia, “para a realização da Operação ÁRTICO 2024”, que contou com a presença a bordo de Gouveia e Melo, “decano dos submarinistas no ativo”.

No dia seguinte, passou o “mítico paralelo 66º33’N, que marca a fronteira do Círculo Polar Ártico, algo que à semelhança da passagem do Equador, é uma marca relevante para todos os marinheiros”, destaca a Marinha, assinalando que “esta marca ainda não tinha sido alcançada pelos submarinistas portugueses”.

O submarino voltou à superfície “em segurança” em 03 de abril e a Marinha salienta que esta foi “uma das maiores aventuras” deste navio até à data.

A nota divulgada aos jornalistas refere que, “além de adicionar uma nova capacidade aos submarinos portugueses e, consequentemente, à Marinha, o Arpão pôs mais uma vez em prática a “arte de bem fazer”, o que demonstrou que mesmo com todas as condicionantes, mas com dedicação, competência e força de vontade é possível continuar a ultrapassar novos desafios alcançando objetivos considerados por muitos, incluindo aliados, inultrapassáveis”.

A Martinha explica que para navegar debaixo do gelo “foi necessário um intenso período de preparação e estudo, em que a guarnição quase que teve que ‘reaprender’ a operar o navio, uma vez que a navegação submarina nas altas latitudes apresenta condições ambientais, sonoras e perigos à navegação, como a existência de icebergs e gelo solto, obrigando assim a adaptar muitos dos normais procedimentos e técnicas normalmente usadas pelos submarinos, quando a navegar em latitudes mais baixas”.

No comunicado, é indicado também que nos “quase sete meses de preparação”, o Arpão passou por um processo de manutenção “adaptado para fazer face às especificidades da missão, nomeadamente a instalação de uma proteção na torre para os mastros” e de “um sonar de alta frequência na torre do submarino”.

A Marinha refere ainda que no ano passado “o Arpão navegou 212 dias, atravessou o Atlântico duas vezes, esteve presente em sítios tão longínquos como o Rio de Janeiro, no Brasil e a Cidade do Cabo, na África do Sul, e ainda terminou o ano operacional com uma patrulha no Mediterrâneo”.

Nesta operação, os militares portugueses contaram com o apoio das marinhas dos Estados Unidos da América, Dinamarca e Canadá.

LER MAIS

REGIÕES

AÇORES: AVISO AMARELO DE CHUVA FORTE E TROVOADA – IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos amarelos para as nove ilhas dos Açores, devido às previsões de “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, a partir da madrugada.

Online há

em

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos amarelos para as nove ilhas dos Açores, devido às previsões de “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, a partir da madrugada.

Segundo o IPMA, para as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o aviso vai vigorar entre as 00:00 de segunda-feira e as 06:00 de terça-feira.

No grupo Ocidental (Corvo e Flores) entre as 06:00 de segunda-feira e as 15:00 de terça-feira.

No grupo Oriental (Santa Maria e São Miguel), o aviso amarelo é válido entre as 06:00 de segunda-feira e as 12:00 de terça-feira.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS