Ligue-se a nós

DESPORTO

RIO AVE E “UNS TANTOS PENALTIS” PARA VENCER O CHAVES (vídeo)

A derrota deixa o Chaves fora da luta pelo quinto lugar. Os flavienses somam 41 pontos, contra 47 dos vila-condenses, quando faltam jogar duas jornadas.

Online há

em

O Rio Ave venceu hoje o Desportivo de Chaves, por 2-1, em jogo da 32.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, desequilibrada com dois golos de Pelé, ambos de grande penalidade.

O médio dos vila-condenses não desperdiçou a cobrança dos castigos máximos, após duas faltas arrancadas por Guedes, marcando aos 66 e 80 minutos, tendo Matheus Pereira, ainda reduzido, aos 90+4.

Com este resultado, o Rio Ave consolida o quinto lugar no campeonato, agora com 47 pontos, enquanto que o Desportivo de Chaves caiu para o oitavo lugar, com 41 pontos.

Sabendo da importância dos pontos em disputa, as equipas não entraram dispostas a arriscar em demasia, procurando, nos primeiros minutos, jogar pela certa, sem se exporem ao adversário.

Os transmontanos mostraram-se, ainda assim, mais ambiciosos nas saídas ofensivas, fruto de um tridente atacante muito mexido, mas sem conseguir o melhor acerto na altura da finalização.

Do outro lado, o Rio Ave, um pouco mais retraído, tentava responder nas saídas para o contra-ataque, mas Guedes, sempre muito sozinho na frente de ataque, era, quase sempre, uma presa fácil para os defensores flavienses.

Nesta toada, a primeira grande oportunidade do desafio aconteceu já perto dos 20 minutos, num livre cobrado pelo médio dos vila-condenses João Novais, que Ricardo desviou, com boa defesa, para canto.

Os locais voltaram a ter uma boa oportunidade já depois da meia-hora, numa jogada em que Diego Lopes e Guedes não conseguiram dar o melhor seguimento, mas acabou por pertencer ao Desportivo de Chaves o momento de maior destaque nesta etapa inicial.

Isto porque aos 37 minutos, os flavienses chegaram a introduzir a bola na baliza do Rio Ave, num desvio de Davidson, na recarga a um cabeceamento de William que Cássio defendeu para frente.

No entanto, depois de inicialmente validar o tento, o árbitro Hugo Miguel, por indicação do vídeoárbitro e após visualizar as imagens no monitor de apoio, anulou o golo, alegadamente por um domínio com o braço de Davidson, mantendo o 0-0 com que se chegou ao intervalo.

O tempo de descanso acabou por fazer bem os donos do terreno, que surgiram para a etapa complementar com uma postura mais ambiciosa, e longos nos cinco minutos após o reatamento criaram três calafrios para a defesa contrária.

Além de dois remates de longe, de João Novais e Francisco Geraldes, sem a melhor direção, Guedes tentou também a sorte, com um pontapé de bicicleta, que saiu por cima.

O Desportivo de Chaves mostrava-se uma sombra do que tinha apresentado na etapa inicial em termos de ritmo de jogo, e tinha dificuldades em suster as ofensivas dos vila-condenses.

Guedes, aos 63 conseguiu desmarcou-se e atirou ao poste da baliza de Ricardo, surgindo em evidência, no minuto seguinte, quando arrancou uma grande penalidade, depois de ter sido empurrado na área flaviense por Maras.

Na cobrança do castigo, Pelé não desperdiçou a oportunidade, e mesmo com Ricardo a adivinhar o lado e ainda tocar na bola, fez o 1-0, aos 66.

O Chaves ainda tentou reagir, num livre de Matheus Pereira, que Cássio susteve, mas aos 77 minutos voltou a claudicar, quando o guarda-redes Ricardo derrubou Guedes na área.

Pelé, novamente chamado à cobrança do castigo, ‘bisou’, fixando o 2-0, aos 80 minutos.

Os transmontanos não se conformaram com desvantagem mais vincada, e ainda foram em busca do ‘prejuízo’, conseguindo reduzir, por Matheus Pereira, num belo remate, aos 90+4, que fixou o 2-1 final.

JOGO AO MINUTO:

100′ + 10 GD Chaves: Cartão vermelho! Platiny é expulso! Protestos depois do apito final, rendem ao jogador flaviense a expulsão.
100′ + 10 E termina a partida em Vila do Conde. Vitória do Rio Ave sobre o GD Chaves com um bis de Pelé a garantir os 3 pontos aos vilacondenses.
99′ + 9 GD Chaves: Cartão amarelo para William.
98′ + 8 Canto para o GD Chaves, a bola desvia em Nelson Monte e o Rio Ave FC consegue afastar o perigo definitivamente da sua área.
97′ + 7 Lance confuso na área do Rio Ave, com Marcão a tirar para canto!
96′ + 6 Rio Ave FC: Cássio recebe cartão amarelo.
96′ + 6 Rio Ave FC: Marcão recebe cartão amarelo.
94′ + 4 GD Chaves: Golo de Matheus Pereira! Cruzamento-remate de Matheus com a bola a tocar em Lionn e a trair Cássio! Reduz o GD Chaves.
93′ + 3 Rio Ave FC: Entra Nuno Santos e sai Guedes.
91′ + 1 Livre direto batido por Matheus a obrigar Cássio a defesa apertada a punhos.
90′ Seis minutos de compensação
89′ Rio Ave FC: Entra Marcão e sai F. Geraldes.
86′ GD Chaves: Entra Patrão e sai Pedro Tiba.
86′ GD Chaves: Entra Filipe Melo e sai Bressan.
85′ Livre de Matheus, mas contra a barreira.
84′ Rio Ave FC: Yuri Ribeiro recebe cartão amarelo.
83′ Rio Ave FC: Entra Pedro Moreira e sai Diego Lopes.
82′ Rio Ave FC: Cartão amarelo para Diego Lopes.
82′ GD Chaves: Matheus Pereira recebe cartão amarelo.
80′ GD Chaves: Paulinho recebe cartão amarelo.
80′ Rio Ave FC: Pelé converte com sucesso a grande penalidade! Bisa o médio vilacondense! Desta vez Ricardo caiu para o lado direito e a bola entrou no esquerdo.
77′ Guedes entra na área, tenta ultrapassar Ricardo e cai. Hugo Miguel marca grande penalidade. Muitos protestos flavienses, Hugo Miguel consulta o VAR e confirma a decisão.
75′ Livre direto de Matheus com a bola a desviar ainda num vila condense, mas a chegar a Cássio.
74′ Rio Ave FC: Cartão amarelo para Marcelo.
71′ GD Chaves: Entra Platiny e sai Stephen.
66′ Rio Ave FC: Golo de Pelé! Através da marcação de uma grande penalidade. Ricardo ainda tocou na bola, mas não conseguiu evitar o golo!
65′ GD Chaves: Perdigão é expulso com vermelho directo! O médio estava no aquecimento e Hugo Miguel dá ordem de expulsão ao flaviense, presumivelmente por palavras.
63′ Grande penalidade para o Rio Ave. Maras salta com Guedes, o avançado vila condense cai e Hugo Miguel aponta para a marca de penálti.
62′ Ao poste! Guedes isola-se e atira ao ferro da baliza de Ricardo!
61′ Rio Ave perto do golo! Geraldes assiste Diego Lopes que entra pela área e dispara para grande defesa de Ricardo!
60′ GD Chaves: Cartão amarelo para Stephen.
58′ Chaves de novo na área do Rio Ave com a bola a chegar a Tiba que atira contra Marcelo.
56′ Livre estudado pelo Chaves, Matheus pica a bola para a área, Davidson aparece tocando a bola contra Guedes. Hugo Miguel ouve o VAR para avaliar possível grande penalidade, depois da análise, manda seguir.
51′ Rio Ave FC: Cartão amarelo para Tarantini.
50′ Agora foi Geraldes de fora da área com a bola a sair muito por cima da baliza de Ricardo.
49′ João Novais arrisca de longe, mas sem perigo. O Rio Ave a entrar forte na segunda parte.
47′ Perigo pelo Rio Ave. Cruza Lionn e Diego Lopes aparece a rematar com Domingos Duarte a evitar o golo com um grande corte!
46′ Recomeça a partida.
48′ + 3 E termina a primeira parte em Vila do Conde.
46′ + 1 Rio Ave FC: Cartão amarelo para F. Geraldes.
45′ Dois minutos de desconto
37′ Golo anulado ao GD Chaves. Bressan cruza, William cabeceia para defesa de Cássio e na recarga, após alguma confusão, Davidson coloca a bola na baliza. Hugo Miguel, após consulta ao VAR, verifica as imagens e aponta falta de Davidson na disputa do lance.
34′ Quase golo do Rio Ave! Diego Lopes descobre Guedes que entra na área e quase marca por acaso pois Paulinho alivia contra o avançado vila condense e a bola sai perto do poste esquerdo de Ricardo.
28′ Bom cruzamento de Davidson e Nélson Monte a evitar o perigo cortando para canto.
26′ GD Chaves: Cartão amarelo para Domingos Duarte.
23′ Ganhou espaço pela esquerda o lateral Djavan, cruzou atrasado, mas Pelé limpa.
16′ Ricardo! Grande defesa do guarda-redes flaviense a um livre direto descaído para a esquerda batido por João Novais.
8′ Bom lance flaviense com Davidson a cruzar para Bressan cabecear fraco ao lado.
4′ Já chove em Vila do Conde.
3′ Primeiro remate do jogo por Tiba, mas muito ao lado.
2′ Cruzamento de Paulinho e Davidson escorrega no momento do remate.
1′ Começa a partida em Vila do Conde.
0′ Tarde a ameaçar chuva e com algum vento nos Arcos
0′ Equipas em campo em Vila do Conde
0′ Hugo Miguel será o árbitro da partida com Luís Ferreira no VAR.
0′ GD Chaves (Suplentes): António Filipe, Filipe Melo, Platiny, Nuno André Coelho, Patrão, Perdigão e Pedro Queirós.
0′ GD Chaves (Onze inicial): Ricardo, Paulinho, Maras, Domingos Duarte, Djavan, Stephen Eustáquio, Pedro Tiba, Bressan, Matheus Pereira, William e Davidson.
0′ Rio Ave FC (Suplentes): Makaridze, Pedro Moreira, Marcão, Nuno Santos, Nadjack, Barreto e Gelson Dala.
0′ Rio Ave FC (Onze inicial): Cássio, Lionn, Marcelo, Nelson Monte, Yuri Ribeiro, Pelé, Tarantini, Diego Lopes, Chico Geraldes, João Novais e Guedes.
0′ Já há onzes oficiais no Estádio dos Arcos

 

DESPORTO

FC PORTO: AS NOVAS PENHORAS QUE VILLAS-BOAS VAI “HERDAR” DE PINTO DA COSTA

FC Porto foi alvo de sete ações judiciais, das quais cinco são penhoras (processos executivos) que reclamam à SAD Portista mais de 5,2 milhões de euros. Mas não fica por aqui, este valor pode subir para 8,5 milhões de euros considerando outras ações judiciais entretanto instauradas contra o emblema entretanto ainda liderado por Pinto da Costa.

Online há

em

FC Porto foi alvo de sete ações judiciais, das quais cinco são penhoras (processos executivos) que reclamam à SAD Portista mais de 5,2 milhões de euros. Mas não fica por aqui, este valor pode subir para 8,5 milhões de euros considerando outras ações judiciais entretanto instauradas contra o emblema entretanto ainda “liderado” por Pinto da Costa.

A herança que Pinto da Costa deixa a André Villas-Boas promete não ser fácil de gerir. A Rádio Regional sabe que até 10 de Abril a SAD portista foi – entre outras – alvo de penhoras sobre créditos reconhecimentos. Entre os credores figuram Agentes de Jogadores, Representantes de Direitos Desportivos de Atletas (tal como Otávio e Taremi), Consultoras Internacionais de Risco/Advising, e uma Gestora de Atletas e Clubes.


AS PENHORAS RECENTES SOBRE A FC PORTO SAD

Stv – Soccer Talents Vision, Lda – 201.808,22 €

Passion Sports Management S.A.S. – 2.681.144,36 €

Global Consulting Agency Ag – 869.243,52 €

Livesoccer Company Limited – Sucursal Portugal – 506.726,30 €


Mas o que promete tirar o sono a André Villas-Boas são as novas ações judiciais entrepostas pela Livesoccer Company Limited no valor de 3 milhões de euros (empresa que representa Otávio), Foremost Sports Consultants Llp no valor de 347 mil euros e Eulânio Ângelo Chipela Gomes no valor de 82 mil euros.

No total são aproximadamente 8,7 milhões (e não só) que Jorge Nuno Pinto da Costa deixa de herança para André Villas-Boas resolver logo que tome posse.

O FC Porto não respondeu aos contactos da Rádio Regional a tempo útil do fecho desta notícia.


Vítor Fernandes

LER MAIS

DESPORTO

BOAVISTA EM RISCO DE EXCLUSÃO DA PRIMEIRA LIGA – CHAVES E VIZELA ATENTOS

O centenário Boavista Futebol Clube (BFC) está em sério risco de exclusão das provas profissionais da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga Portugal). Já se conheciam algumas das dívidas a funcionários (inclui atletas, técnicos/treinadores) e penhoras – que só as mais recentes ascendem a aproximadamente um milhão de euros – mas agora há um novo “braço-de-ferro” que promete excluir o Boavista da Primeira Liga.

Online há

em

O centenário Boavista Futebol Clube (BFC) está em sério risco de exclusão das provas profissionais da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (Liga Portugal). Já se conheciam algumas das dívidas a funcionários (inclui atletas, técnicos/treinadores) e penhoras – que só as mais recentes ascendem a aproximadamente um milhão de euros – mas agora há um novo “braço-de-ferro” que promete excluir o Boavista da Primeira Liga.

Dívidas e mais dívidas, é um filme que se repete todos os anos sempre que os clubes de futebol são confrontados com a obrigatoriedade de cumprir exigências regulamentares em sede de inscrição nas competições profissionais da Liga Portugal. Neste ano é o Boavista que – mais uma vez – está no centro das atenções.

Só em dois meses o Boavista foi alvo de 12 processos judiciais e/ou executivos para cumprimento de obrigações (dívidas) a funcionários (inclui atletas, técnicos/treinadores) e fornecedores. Há de tudo, desde atletas até um condominio. A Rádio Regional sabe que são mais de 30 processos que ameaçam a impossibilidade do BFC continuar a competir nas provas profissionais.

Dia 19 de março de 2024 a Liga Portugal aprovou o Manual de Licenciamento das Competições Profissionais 2024/2025 que é uma compilação das várias regras e/ou regulamentos exigíveis a todos os clubes que militam na Primeira e Segunda Liga cabendo apenas ao Tribunal Arbitral do Desporto resolver litígios da sua aplicação.

A todos os clubes é exigido cumulativamente:

  • Inexistência de dívidas a outras Sociedades Desportivas.
  • Inexistência de dívidas a jogadores, treinadores e funcionários.
  • Regularidade da situação contributiva perante a Autoridade Tributária (AT) e a Segurança Social (SS).

As dívidas a “jogadores, treinadores e funcionários” não são propriamente novidade, já dívidas ao Estado, nomeadamente Autoridade Tributária e Segurança Social são manifestamente impeditivas do BFC sobreviver no mundo das competições profissionais como adiante se perceberá.


UMA “CHUVA” DE PROCESSOS JUDICIAIS

A Rádio Regional encontrou vários processos em tribunal contra o Boavista FC, na sua maioria no Tribunal de Trabalho e alguns em fase de penhora/execução de créditos reconhecidos, considerando que se trata de dívidas a trabalhadores (incluindo atletas) num montante aproximado de 775 mil euros.

Estes são apenas os mais recentes processos e valores peticionados contra o emblema boavisteiro numa longa lista de outros credores:

Artur Jorge de Paiva Bento Junqueira: 3 372,16 € (penhora)

Condomínio do Edifício Villa Bessa I |  4 919,12 € (penhora)

Team Of Future, Lda: 338 657,27 €

Susana Alexandra Rodrigues Chaves: 17 795,05 € (penhora)

Carlos Alberto Jorge Fernandes: 13 172,29 €

Vitor Hugo – Gestão e Coordenação de Projectos, S.A: 5 559,60 € (penhora)

João António Soares de Freitas: 32 500,00 €

João Manuel Dinis Guedes: 8 498,12 €

Tiago César Moreira Pereira: 284 613,24 € (penhora)

Maria Augusta Oliveira Carvalho Moreira: 9 213,00 €

Ana Paula Mendes Freitas Fernandes: 59 545,85 €

Pedro André Rocha de Sousa: 10 962,28 €


VÍTOR MURTA E A SEGURANÇA SOCIAL

Vítor Murta demitiu-se tarde demais e consigo arrastou o BFC para um colapso anunciado. Gérard Lopez (acionista maioritário) não teve escolha, convocou uma Assembleia Geral para amanhã 7 de maio e eventualmente nomear o seu “discípulo” Fary Faye para “tapar o sol com a peneira” como se diz nos corredores do Bessa.

Em causa estão enormes dívidas à segurança social que a Administração de Vitor Murta não pagou. Sem mais espaço este gestor demitiu-se.

A Rádio Regional falou com a Segurança Social que confirma a “Existência de dívidas em incumprimento reiterado” disse fonte deste Serviço Público que foi mais longe “Neste momento não há condições para novos acordos de pagamento considerando o histórico de incumprimento desta entidade” o que significa que o Boavista ou paga integralmente as dívidas à Segurança Social ou está fora das competições profissionais.

Alternativas de prestação de garantia parecem também inviáveis considerando a longa lista de penhoras que pouco ou nada deixa de fora garantia idónea que sirva a um eventual novo acordo – mas improvável às condições atuais – com a Segurança Social.

Até final de junho o Boavista corre contra o tempo.

Gérard Lopez parece estar consciente do colapso eminente do Boavista e prepara-se para lançar o Senegalês Fary Faye (que já fazia parte da direção do BFC) para a liderança, contudo a solução dos problemas do BFC exigem muito dinheiro. Mas nem Fary escapa às dúvidas de sócios do Boavista quanto à “transparência” dos seus negócios no Senegal.

A família “Loureiro” veio a público apoiar a opção “Senegalesa” sem alternativa viável a uma provável insolvência do BFC caso falhe a inscrição nas Competições Profissionais.

A Segurança Social relembra a responsabilidade criminal dos Administradores/Gerentes, que não se referindo especificamente ao caso, alerta que além do pagamento das dívidas também respondem criminalmente por abuso de confiança.

A Rádio Regional falou com o Boavista Futebol Clube que confirmou a existência de dívidas, nomeadamente à Segurança Social, deixando a garantia que irá a devido tempo cumprir com todas as exigências do Licenciamento de Competições Profissionais da Liga Portugal.

Vítor Murta nunca atendeu os contactos da Rádio Regional até ao fecho desta reportagem.

Gérard Lopez (à esquerda) e Vítor Murta (à direita).


GD CHAVES, VIZELA e PORTIMONENSE “ATENTOS”

A Rádio Regional sabe que os já desportivamente despromovidos Grupo Desportivo de Chaves e Futebol Clube de Vizela estão atentos à situação, e ambos recusaram declarações, mas em “off” assumiram que estão atentos. Também o Portimonense, em tese, poderá ser beneficiado com a eventual exclusão do Boavista das provas profissionais por incumprimento dos pressupostos financeiros necessários à inscrição dos clubes nas competições profissionais.

Vítor Fernandes

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS