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VILA REAL GARANTE 5 MEIOS AÉREOS DE COMBATE AOS INCÊNCIOS

O distrito de Vila Real vai contar, na fase mais crítica de incêndios, com cinco meios aéreos e 43 equipas de bombeiros e vai dispor, durante todo o ano, de um helicóptero e 16 equipas de intervenção permanente.

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O distrito de Vila Real vai contar, na fase mais crítica de incêndios, com cinco meios aéreos e 43 equipas de bombeiros e vai dispor, durante todo o ano, de um helicóptero e 16 equipas de intervenção permanente.

O comandante distrital de operações de socorro (CODIS) de Vila Real, Álvaro Ribeiro, referiu que o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR), preparado para o distrito, é idêntico ao dos anos anteriores em termos de meios aéreos, mas realçou a presença de um helicóptero, que ficará em permanência em Vila Real.

Neste momento, em que se está no nível de reforço III, o distrito conta com três helicópteros, em Vila Real, Vidago e Ribeira de Pena, com equipas do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR. Estes são meios de ataque inicial que são complementados com dois aviões anfíbios.

Em termos de meios terrestres, na fase mais crítica de incêndios, que corresponde ao nível IV (julho, agosto e setembro), Vila Real vai contar com 43 equipas de combate a incêndios, cada uma constituída por cinco bombeiros (num total de 215 operacionais), que serão apoiadas por oito autotanques.

O DECIR integra ainda elementos da GNR, PSP, ICNF, equipas de sapadores florestais, militares do Exército e serviços municipais de Proteção Civil.

Em fase de constituição estão, segundo Álvaro Ribeiro, nove Equipas de Intervenção Permanente (EIP), que se juntam às sete já existentes. “Todos os concelhos do distrito de Vila Real têm, pelo menos, uma EIP, exceto Mesão Frio, que se seguirá oportunamente”, referiu. O responsável salientou ainda que, após terminarem os níveis de empenhamento, o que acontecerá a 15 de outubro, o distrito manterá um dispositivo permanente constituído pelas EIP e pelo helicóptero que está em Vila Real. “O que nos garante uma saída de meios rápida é termos a confiança que temos meios aquartelados para este fim, situação que não acontecia”, frisou.

Álvaro Ribeiro realçou ainda o reforço que este ano se verificou em termos de voluntariado, sublinhando que, no último fim de semana, 89 estagiários prestaram provas para ingressarem em corporações de bombeiros espalhadas pelos 14 concelhos do distrito. “É um reforço importante num distrito que está a perder população. É para nós muito importante o refrescar com gente nova e, neste caso, os corpos de bombeiros ficarão mais rejuvenescidos e com mais bombeiros para poderem apoiar as populações”, frisou.

O CODIS de Vila Real falava aos jornalistas após a apresentação do programa “Aldeia Segura, Pessoas Seguras” em Adagoi, no concelho de Vila Pouca de Aguiar, onde decorreu um exercício de preparação dos habitantes da aldeia para a ameaça de incêndio.

Com este projeto, foi criada a figura do oficial de segurança, um residente da aldeia que terá que dar o alerta, reunir a população e encaminhá-la para um local de refúgio e, se necessário, pedir a evacuação da localidade.

CM

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ALTO MINHO: EMPRESÁRIOS CONGRATULAM-SE COM FIM DE PORTAGENS NA A28

A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

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A Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL) congratulou-se esta sexta-feira com a aprovação, na generalidade, do projeto de lei do PS que prevê a eliminação de portagens na autoestrada A28, entre pórticos de Viana do Castelo e Esposende.

A proposta do PS, aprovada na quinta-feira, pretende acabar com as portagens na A4 – Transmontana e Túnel do Marão, A13 e A13-1 -Pinhal Interior, A22 – Algarve, A23 – Beira Interior, A24 – Interior Norte, A25 – Beiras Litoral e Alta e A28 — Minho nos troços entre Esposende e Antas e entre Neiva e Darque.

A proposta foi aprovada com os votos a favor dos socialistas, Chega, BE, PCP, Livre e PAN.

A proposta aprovada, na quinta-feira, na generalidade – que de acordo com os socialistas tem um impacto orçamental de 157 milhões de euros – entrará em vigor em 1 de janeiro de 2025, segundo o projeto de lei do PS.

Esta sexta-feira, em comunicado, a CEVAL, que representa cerca de 5.000 empresas do distrito de Viana do Castelo que empregam mais de 19.000 trabalhadores, sublinha que a decisão “cumpre um velho anseio de transformar o Alto Minho mais competitivo”.

“Fez-se justiça para com o Alto Minho, pois sempre nos mostrámos contra a existência de pórtico junto à zona industrial do Neiva, em Viana do Castelo. Sempre quisemos a eliminação do pórtico para nunca empurrar o problema para o concelho vizinho de Esposende e, depois de tanta luta, finalmente houve uma aprovação que, assim que se concretizar, virá impulsionar o desenvolvimento reforçando a competitividade deste território”, defende o presidente da CEVAL, Luís Ceia, citado na nota.

Segundo a CEVAL, “o Alto Minho perdeu capacidade competitiva com a introdução de portagens nesta ex-SCUT (vias sem custo para o utilizador), em 2011, que obrigou as empresas e empresários a reinventarem-se em busca de soluções para fazer face às dificuldades”.

“Os constrangimentos causados pela existência do pórtico do Neiva sempre foram muitos, condicionando a mobilidade de quem diariamente precisa circular na A28 e, obrigando as empresas a maiores despesas de deslocação, uma vez que esta é uma via de comunicação essencial para Viana do Castelo, sem que existam outras vias capazes de facilitar as deslocações rodoviárias”.

A CEVAL espera que “a medida possa ser aplicada o quanto antes para que seja reposta a justiça que este território merece”.

Desde a implementação da cobrança de portagens, a luta pela sua eliminação tem mobilizado movimentos cívicos e partidos políticos, e resultou, em 2021, por proposta do PSD, na aplicação de um desconto de 50% no valor da taxa.

Em fevereiro de 2020, uma recomendação do BE ao Governo para a abolição do pagamento de portagens na Autoestrada 28 (A28), entre Viana do Castelo e o Porto, foi chumbada no parlamento, com os votos contra do PS.

PSD, CDS-PP e Iniciativa Liberam abstiveram-se, enquanto BE, PCP, PAN, PEV e a deputada não inscrita Joacine Katar Moreira votaram a favor.

A eliminação ou relocalização do pórtico de Neiva da A28, outra batalha de empresários, autarquias e partidos políticos, ganhou forma de recomendação ao Governo, também em 2021, após a aprovação de um projeto de resolução do PSD.

Já antes, em 2017, a petição “Pela eliminação do pórtico de Neiva, pórtico 4 da A28, entre Neiva e Darque”, promovida pela Confederação Empresarial do Alto Minho (CEVAL), falhou o objetivo.

Situado junto à zona industrial de Neiva, em Viana do Castelo, aquele pórtico tem sido considerado um entrave à atividade empresarial do distrito.

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MARCO DE CANAVESES: AUTARQUIA VAI CONSTRUIR 30 CASAS DE RENDA ACESSÍVEL

Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

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Marco de Canaveses vai construir 30 apartamentos de renda acessível, em Rio de Galinhas, casas que se vão juntar às 61 já em construção na sede do concelho, no âmbito da Estratégia Local de Habitação, segundo o município.

O novo complexo habitacional em Rio de Galinhas, para habitação acessível, contará com 24 apartamentos de tipologia T2 e seis T4.

Segundo informa o município do distrito do Porto, o prazo de construção é de um ano e três meses e o preço base para a empreitada está estimado em 2,3 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Nos próximos meses, vamos construir 130 novas habitações e reabilitar 104 já existentes, ou seja, vamos ficar com mais do dobro da habitação pública acessível”, destacou a presidente da Câmara, Cristina Vieira, indicando que serão beneficiadas cerca de 240 famílias.

Segundo a autarquia de Marco de Canaveses, a Estratégia Local de Habitação prevê no concelho um investimento próximo dos 16 milhões de euros, com financiamento garantido a 100%, ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

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