Ligue-se a nós

INTERNACIONAL

NO BRASIL JÁ SE FAZEM ABORTOS POR WHATSAPP

Cerca de 300 mulheres abortaram, em três anos, recorrendo a um grupo criado no WhatsApp que lhes vende os medicamentos necessários e as acompanha no momento do “processo”, sem médicos.

Online há

em

Cerca de 300 mulheres abortaram, em três anos, recorrendo a um grupo criado no WhatsApp que lhes vende os medicamentos necessários e as acompanha no momento do “processo”, sem médicos.

Uma brasileira de 23 anos criou uma espécie de “clínica secreta” de aborto através da aplicação para smartphones WhatsApp.

A história de Abigail (nome falso) vem contada no site BBC News Brasil, cuja jornalista teve acesso às conversas durante cinco meses, falando, depois, com algumas das administradoras do grupo do WhatsApp que, contam, terem sido feitos 300 abortos nos últimos três anos através dos seus serviços.

Este grupo disponibiliza as chamadas pílulas abortivas utilizadas nos hospitais, mas que são de comercialização proibida. No Brasil, o aborto só é permitido em casos de violação, risco de vida da mãe e de anencefalia do feto (malformação do cérebro).

Os comprimidos são vendidos a preços que variam entre os €195 e os €325 e a maneira de os fazer chegar às mulheres é através do correio, dentro de uma caixa para CD’s.

Abigail contou à repórter brasileira que começou o grupo depois da sua experiência. Foi violada quando tinha 19 anos e, por que o criminoso ser um ex-polícia federal, não conseguiu registar a queixa na polícia (o Boletim de Ocorrência).

Segundo explica, e apesar de o aborto ser legal em casos de violação, quando foi ao hospital “eles duvidaram de mim. Pediram o Boletim de Ocorrência e eu não tinha.” A criança nasceu e tem todo o amor da mãe, mas Abigail decidiu que outras mulheres não deveriam passar pelo mesmo.

Sabe que corre grandes riscos – pode ser presa por “provocar aborto com o consentimento da gestante” e/ou por vender comprimidos proibidos. No entanto, preferiu fazê-lo para que outras mulheres não interrompam a gravidez de maneiras mais perigosas.

Durante a reportagem da BBC, 90 mulheres de várias localidades do Brasil estavam no grupo do WhatsApp. As que concluem ou que desistem de fazer o processo vão saindo e outras procuram o serviço – sempre através de um convite de alguém de dentro para entrar. A média é de cerca de 20 entradas por mês.

Além das administradoras, há as chamadas “guias”, mulheres que acompanham do início ao fim – virtualmente, claro, através de mensagens escritas ou de áudio e vídeo – um processo de aborto. Não têm formação médica, apenas os conselhos e dicas de médicos e enfermeiros que conhecem.

Durante os cinco meses em que a jornalista esteve no “chat”, por lá passaram uma rapariga de 13 anos grávida de um primo e uma outra que dizia ter sido vítima de violação, mas que tinha vergonha de denunciar. São descritos os momentos em que as mulheres tomam os comprimidos, as dores horríveis que sentem e as perguntas que fazem, como se devem ir para o hospital porque estão a sangrar muito. Houve casos em que foi necessária intervenção hospitalar porque o aborto não foi completo e ficaram partes do feto ou da placenta dentro do corpo.

As administradoras do grupo dão instruções para que não sejam descobertas quando procurarem ajuda, como, por exemplo, fingir um aborto espontâneo.

Mas, também, há o caso de uma grávida que desistiu de abortar e enviou as fotos do filho para o “chat”.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

1 COMENTÁRIO

1 COMENTÁRIO

  1. TÓ MANÉ

    8 de Junho, 2018 at 16:03

    pois pois brasileirices ahahaha

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

INTERNACIONAL

GUERRA: RÚSSIA “ALERTA” QUE F-16 NA UCRÂNIA SERÁ CONSIDERADO “PROVOCAÇÃO”

A Rússia advertiu hoje que o envio de caças F-16 à Ucrânia será considerado uma provocação dos Estados Unidos e da NATO, estejam ou não capacitados para transportar armamento nuclear.

Online há

em

A Rússia advertiu hoje que o envio de caças F-16 à Ucrânia será considerado uma provocação dos Estados Unidos e da NATO, estejam ou não capacitados para transportar armamento nuclear.

“Independentemente das alterações efetuadas aos aviões entregues, serão por nós considerados como portadores de armas nucleares e consideramos esse passo dos Estados Unidos e da NATO como uma deliberada provocação”, assinalou em comunicado o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo.

Moscovo tem sublinhado desde há vários anos que este tipo de aviões tem sido utilizados nas designadas “missões nucleares conjuntas” da NATO.

“Espera-se que surjam em breve no teatro de operações da Ucrânia aviões polivalentes F-16 de fabrico norte-americano (…), não podemos ignorar o facto de esses aviões pertencerem às plataformas de duplo equipamento: nuclear e não nuclear”, assinala o texto.

A Ucrânia insiste desde há semanas na necessidade de apressar o envio destes aviões face aos contínuos bombardeamentos das forças russas contra infraestruturas civis e posições do seu Exército.

A coligação de países ocidentais que há um ano se comprometeu em disponibilizar F-16 a Kiev inclui a Dinamarca, que se propõe enviar os primeiros aviões este verão, a Bélgica, Países Baixos e Noruega.

Moscovo tem condenado os planos ocidentais sobre o aumento do apoio de armamento a Kiev e a suas implicações nos combates na Ucrânia, que podem sugerir novas ameaças militares ocidentais dirigidas à Rússia.

Em particular, Moscovo acusa o ocidente de apoiar abertamente ações de sabotagem da Ucrânia em território russo, para além de fornecer a Kiev mísseis de longo alcance franceses e britânicos, e os novos ATACMS norte-americanos, que podem alcançar território russo.

A Rússia também acusa os EUA de prosseguir com os seus planos de utilização de mísseis de curto e médio alcance “em diversas regiões do mundo” e acrescenta que, quando esse armamento for efetivamente disponibilizado, responderá suspendendo a sua própria moratória sobre estes envios.

O MNE russo também denuncia as afirmações do Presidente francês, Emmanuel Macron, sobre o possível envio à Ucrânia de contingentes da NATO e salienta as informações sobre a presença no terreno de efetivos da Legião Estrangeira francesa.

A diplomacia russa acusa o bloco ocidental de procurar “uma maior escalada da crise ucraniana até um confronto militar direto dos países da NATO e Rússia” com o objetivo de provocar uma “derrota estratégica” a Moscovo.

Este cenário, segundo Moscovo, justifica a ordem emitida pelo Presidente russo Vladimir Putin às Forças Armadas sobre a realização “em breve” de manobras com armas nucleares táticas.

Caso se concretizem, estes exercícios — com o envolvimento da Força Aérea e Marinha –, poderão ocorrer em território ucraniano, pelo facto de o Distrito militar sul incluir as quatro regiões ucranianas ocupadas (Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia).

Moscovo também lamenta que a situação se encontre próximo do descalabro devido à acumulação de “decisões irracionais” por parte de Kiev e aliados ocidentais, e frisa que estas ameaças estão “especificamente” contempladas na doutrina de dissuasão nuclear da Rússia.

A Ucrânia tem garantido uma substancial ajuda financeira e armamento dos aliados ocidentais desde que a Rússia invadiu o país, em 24 de fevereiro de 2022.

Os aliados de Kiev também têm decretado sanções contra setores-chave da economia russa para tentar diminuir a capacidade de Moscovo de financiar o esforço de guerra na Ucrânia.

Já no terceiro ano de guerra, as Forças Armadas ucranianas têm-se confrontado com falta de armamento e munições, apesar das reiteradas promessas de ajuda dos aliados ocidentais e que agora parecem estar ultrapassadas.

LER MAIS

INTERNACIONAL

GUERRA: MANOBRAS COM ARMAS NUCLEARES É “PERIGOSO E IRRESPONSÁVEL” – NATO

A NATO classificou como “perigosa e irresponsável” a decisão da Rússia de anunciar que planeia realizar em breve exercícios militares envolvendo armas nucleares táticas.

Online há

em

A NATO classificou como “perigosa e irresponsável” a decisão da Rússia de anunciar que planeia realizar em breve exercícios militares envolvendo armas nucleares táticas.

“A retórica nuclear da Rússia é perigosa e irresponsável. A NATO permanece vigilante”, disse a porta-voz da Aliança Atlântica Farah Dakhlallah, salientando que a postura coletiva dos membros da sua organização é prova da “garantia de proteção de cada centímetro de território aliado”.

A porta-voz lembrou que a Ucrânia tem direito à legítima defesa, consagrado na Carta das Nações Unidas, e insistiu que os aliados “continuarão a apoiar a Ucrânia”.

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou hoje às Forças Armadas que realizem manobras com armas nucleares táticas, numa operação que deverá ocorrer “em breve”.

Estes exercícios, nos quais participarão a aviação e a Marinha, poderão realizar-se em território ucraniano, uma vez que o Distrito Militar Sul inclui as quatro regiões ucranianas ocupadas (Donetsk, Lugansk, Kherson e Zaporijia).

O Kremlin explicou que as manobras são a resposta a declarações ameaçadoras, entre outras, do Presidente francês, Emmanuel Macron, que tem repetido não descartar o envio de tropas para território ucraniano.

“Eles falaram sobre a vontade e até a intenção de enviar contingentes militares para a Ucrânia, ou seja, de colocar soldados da NATO contra os militares russos. Esta é uma nova espiral de escalada de tensão. É sem precedentes e requer uma atenção especial e medidas especiais”, disse o porta-voz presidencial russo, Dmitri Peskov, numa conferência de imprensa.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS