Ligue-se a nós

REGIÕES

O AZIBO NA ROTA DOS DESPORTOS AQUÁTICOS

A procura por desportos aquáticos e de natureza aumentou no Azibo, com a Câmara de Macedo de Cavaleiros sem capacidade de resposta às solicitações deste verão para férias organizadas no principal espaço de veraneio do Nordeste Transmontano.

Online há

em

A procura por desportos aquáticos e de natureza aumentou no Azibo, com a Câmara de Macedo de Cavaleiros sem capacidade de resposta às solicitações deste verão para férias organizadas no principal espaço de veraneio do Nordeste Transmontano.

O local classificado “Paisagem Protegida” e integrado no Geopark Terras de Cavaleiros já recebeu alguns grupos organizados para férias desportivas e o município tem pendentes “mais oito pedidos”, aos quais não garante ter capacidade para dar resposta, como disse à Lusa o responsável pelo Gabinete de Desporto, Rodolfo Moreno.

“Não garantimos que vamos dar resposta a todos por que era algo que não estava previsto no nosso plano de atividades e são atividades suplementares”, explicou, indicando que se trata de pedidos de municípios e outras entidades, sobretudo do litoral norte, que escolhem este local para as férias de verão de crianças e jovens.

Nos últimos dias, estiveram no Azibo cerca de 200 crianças da zona de Paços Ferreira em atividades articuladas com a autarquia local, como canoagem, BTT, tiro com arco, zarabatana, jogos de dinâmicas de grupos.

A vertente ambiental está também presente com atividades como um Aida ao miradouro de Santa Combinha, onde é possível observar aves, ou um safari fotográfico para encontrar espécies de fauna e flora,

Segundo Rodolfo Moreno, ”normalmente estes grupos deslocam-se à albufeira do “pelas excelentes condições que apresenta (com bandeira azul e acessível a todos), mas depois chegam aqui e, quem não traga material para a prática desportiva, a única coisa que pode fazer é tomar banho e apanhar sol”.

Depois do número de pedidos que surgiu neste verão para atividades organizadas, o município equaciona integrar na planificação anual para este espaço atividades para visitas organizadas de grupos.

Apesar das enchentes nos meses de verão com a procura por emigrantes e visitantes que trocam as praias do litoral pelo Azibo, condições para atividades complementares, como garantiu o coordenador do Gabinete de Desporto, é o que não faltam.

O espaço tem duas praias fluviais vigiadas, campos multijogos, de voleibol, um plano de água “fenomenal para a prática de desportos náuticos” como vela, canoagem, remo, inclusivamente de windsurf e até mergulho é possível fazer no Azibo.

Toda a envolvente tem ainda condições para a prática de BTT (bicicleta todo-o-terreno), pedestrianismo, e “uma séria de atividades que não é fácil de conseguir num único local”, afiançou.

O dia na praia do Azibo é a atividade favorita dos cerca de 300 miúdos, divididos em grupos, a quem a Câmara de Santa Marta de Penaguião proporciona atividades para as férias.

Deslocam-se ao Azibo, como explicou à Lusa Samuel Silva, coordenador do campo de férias, por iniciativa própria. Chegam de autocarro, levam merenda e passam o dia. É assim desde há quatro anos.

O mesmo fazem os responsáveis por campos de férias um pouco por toda a região norte.

A preocupação ambiental está presente em ações como as organizadas pelos responsáveis do Geopak Terras de Cavaleiros, um estatuto atribuído pela UNESCO pelo património existente.

Testar as condições de acessibilidade a pessoas com mobilidade reduzida faz parte destas ações viradas também para o alerta de manter as praias sem lixo, e outras atividades de edução ambiental, como indicou Maria João, responsável pelos programas educativos do geoparque.

O Azibo em o nome do rio onde há mais de 40 anos foi construída uma barragem para regadio e abastecimento à população e que se transformou no local de veraneio mais procurado da região com o recorde de “250 mil visitantes”, em 2016, segundo dados municipais.

LUSA

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

REGIÕES

LISBOA-SEIXAL: POLÍCIA DESMANTELA “ESQUEMA” DE TRÁFICO DE DROGA

A PSP anunciou hoje o desmantelamento de uma célula de tráfico de droga que abastecia os concelhos de Lisboa e do Seixal, no distrito de Setúbal, tendo sido detidas duas pessoas e apreendidas várias armas.

Online há

em

A PSP anunciou hoje o desmantelamento de uma célula de tráfico de droga que abastecia os concelhos de Lisboa e do Seixal, no distrito de Setúbal, tendo sido detidas duas pessoas e apreendidas várias armas.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) refere que efetuou na quinta-feira buscas domiciliárias nas freguesias do Lumiar (Lisboa) e de Fernão Ferro (Seixal), tendo detido dois homens, de 37 e 51 anos, suspeitos de tráfico de droga.

Na sequência desta operação, as autoridades apreenderam 8.931 doses de cocaína, 82.204 de haxixe, assim como 366.280 euros, três armas de fogo, 37 munições, três automóveis e dois motociclos de alta cilindrada, entre outros objetos.

Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Lisboa para primeiro interrogatório, aguardando medida de coação.

“A PSP tem vindo, de forma incisiva, a combater o tráfico na capital e a quem a ele se dedica, estratégia que se materializa na prossecução de dezenas de operações de investigação criminal nesta área”, sublinha a nota do Cometlis.

LER MAIS

REGIÕES

PORTO: DUAS FAMÍLIAS DESPEJADAS DE CASAS MUNICIPAIS DEVIDO AO TRÁFICO DE DROGA

A Câmara do Porto despejou, na quinta-feira, duas famílias de casas municipais nos bairros de Pinheiro Torres e de Lordelo, que utilizavam a habitação para o tráfico de droga, foi revelado esta sexta-feira.

Online há

em

A Câmara do Porto despejou, na quinta-feira, duas famílias de casas municipais nos bairros de Pinheiro Torres e de Lordelo, que utilizavam a habitação para o tráfico de droga, foi revelado esta sexta-feira.

Fonte da autarquia esclareceu esta sexta-feira à Lusa que as duas famílias foram notificadas a 10 de maio pela empresa municipal responsável pela gestão do parque habitacional, Domus Social, de que teriam de sair das habitações.

A “ordem de despejo” foi acionada depois de um dos elementos das respetivas famílias ter sido condenado em tribunal.

“Num dos casos ficou ainda provado que a arguida pertencia a um grupo organizado, cabendo-lhe especificamente a função de armazenar a droga na habitação municipal e de fornecer outros traficantes com estupefacientes ali guardados”, refere.

Segundo o município, a família terá recorrido da ordem de despejo, mas o tribunal deu razão à Câmara do Porto.

“O município do Porto não permitirá a utilização das casas de habitação social para tráfico de droga e/ou quaisquer outros fins ilícitos”, salienta.

No final de março, a Câmara do Porto despejou outras quatro famílias, três no Agrupamento da Pasteleira e uma no bairro Dr. Pinheiro Torres, que também eram usadas para tráfico de droga.

“A resolução deste tipo de situações, para além de proteger e zelar pelo património municipal, visa, acima de tudo, garantir a segurança e qualidade de vida dos restantes moradores do parque de habitação pública e dos munícipes em geral”, acrescenta.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS