RÁDIO REGIONAL
NOTÍCIAS

FOI POR UM TRIZ

A suspensão do jogo amigável entre as seleções da Alemanha e da Holanda que ia acontecer esta terça-feira, em Hanover, evitou mais um “ataque terrorista minuciosamente planeado”, segundo fontes dos serviços secretos alemães citadas hoje pelo jornal alemão Frankfurter Allgemeine Sonntagszeitung (FAS).

O plano era detonar três bombas no interior do estádio IDH Arena enquanto decorria o jogo de futebol amigável entre a Alemanha e a Holanda, outra numa paragem de autocarro e uma última numa estação de comboios, segundo informações dos serviços secretos franceses comunicadas aos homólogos alemães.

Contudo, a célula jihadista que preparava este atentado continua em liberdade e poderá perpetrar outros ataques, adianta a mesma fonte ao jornal alemão.

A informação dos serviços secretos franceses incluía as identidades dos suspeitos, mas que até agora estão fora do radar dos serviços secretos alemães, que entretanto aumentaram a vigilância aos jihadistas considerados perigosos com o objetivo de encontrar os suspeitos.

O jornal alemão Hannoversche Allgemeine Zeitung já avançou na última sexta-feira, citando os serviços secretos franceses, que a célula jihadista que alegadamente pretendia atacar durante o jogo amigável era composta por cinco pessoas e queria detonar cinco explosivos.

Este jornal alemão também assegurava que o líder desta presumível célula tem nacionalidade alemã, mas não dava mais pormenores sobre as identidades dos outros elementos.

A Procuradoria-Geral alemã assumiu na última quinta-feira a investigação da suspensão do jogo de futebol na terça-feira por ameaça jihadista por um presumível delito de formação de associação terrorista.

O encontro foi suspenso à última hora por “indícios concretos” de que ia ocorrer um ataque com “explosivos”, segundo a polícia de Hanover.

O Governo alemão apoiou por unanimidade a decisão da suspensão do jogo, hora e meia antes do início previsto, mas sem querer entrar em detalhes.

As forças de segurança alemãs, que destacaram um forte dispositivo em Hanover devido ao jogo, não apreenderam quaisquer explosivos – apesar de vários falsos alarmes – nem fizeram qualquer detenção.

O FAS indica que a célula perante o alerta reservou as bombas para outra ocasião.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

ROBERTO MARTÍNEZ DEVERÁ ABANDONAR SELEÇÃO NACIONAL APÓS MUNDIAL DE 2026

Rádio Regional

VIMIOSO: LOBOS VOLTAM ATACAR EM PLENO DIA – VILAR SECO

Rádio Regional

PORTUGUESES CONSOMEM CADA VEZ MAIS NOTÍCIAS ONLINE

Rádio Regional

PORTUGAL FALHA REGRAS DE COMBATE AO TERRORISMO ONLINE

Agência Lusa

ERC APROVOU DIRETIVA QUE DISTINGUE INFORMAÇÃO DE PUBLICIDADE

Agência Lusa

ERC DETETA HIBRIDIZAÇÃO ENTRE INFORMAÇÃO E OPINIÃO EM NOTICIÁRIOS EM 2023

Agência Lusa

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.