Ligue-se a nós

DESPORTO

PORTO NÃO DESPERDIÇOU E VENCEU O MARÍTIMO

O FC Porto isolou-se hoje provisoriamente na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-0 no reduto do Marítimo, em encontro da nona jornada, disputado no Funchal.

Online há

em

O FC Porto isolou-se hoje provisoriamente na liderança da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-0 no reduto do Marítimo, em encontro da nona jornada, disputado no Funchal.

O brasileiro Otávio, aos 70 minutos, três depois de saltar do banco, e o maliano Moussa Marega, aos 73, nove após desperdiçar uma grande penalidade, marcaram os golos dos portistas, face a um Marítimo que acabou com 10, por expulsão de Danny, aos 82.

Os detentores do título passam a contar 21 pontos, mais três do que o Sporting de Braga, segundo, que recebe no domingo o Vitória de Setúbal, e quatro face ao Benfica, derrotado (1-3) na sexta-feira pelo Moreirense. O Marítimo é 12.º, com 10.


A ANÁLISE: (de Rodrigo Querido, SportInforma)

O FC Porto venceu este sábado o Marítimo em jogo da 9.ª jornada da I Liga e isolou-se na liderança do campeonato, aumentando para quatro os pontos de vantagem sobre o Benfica que ontem perdeu por 3-1 no estádio da Luz frente ao Moreirense. Otávio e Marega foram os autores dos golos.

Para esta partida na Madeira o treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, decidiu não mexer em nenhuma peça em relação à equipa que derrotou por 2-0 o Feirense na última jornada em pleno estádio do Dragão. Óliver Torres segurou a titularidade no meio-campo ao lado de Danilo Pereira e Corona.

O Marítimo começou bem a partida e o primeiro lance digno de resgisto pertenceu à equipa insular à passagem dos oito minutos de jogo. O camaronês Joel Tagueu apareceu frente a frente com Iker Casillas, mas o avançado não recolheu a bola nas melhores condições e o guarda-redes do FC Porto conseguiu desviar para canto.

Os campeões nacionais iam tendo alguma dificuldade em entrar na área da equipa insular, que se apresentou com uma linha defensiva composta por cinco jogadores, muito à semelhança do que acontecia na época passada quando os madeirenses eram treinados por Daniel Ramos e não Cláudio Braga. A equipa portista apenas ia criando algum perigo, ainda que relativo, com pontapés de fora da área. Danilo Pereira era o homem dos remates de longa distância.

A primeira grande oportunidade desta partida pertenceu à equipa da casa à passagem dos 28 minutos. Jean Cléber assiste Joel, o avançado ultrapassa Felipe, isola-se perante Casillas e rematou para boa defesa do guarda-redes espanhol. A defesa do FC Porto voltaria a estar em sobressalto aos 33 minutos. Bebeto cruzou para a área, Militão corta a bola de forma displicente e por pouco esta não sobra para Joel, que, à pressão, não consegue atirar para a baliza de Casillas.

O Marítimo apresentou-se com as linhas muito juntas e dificultou muito o jogo do FC Porto. A equipa madeirense esteve muito organizada na retaguarda e até ao intervalo os campeões nacionais não tiveram nenhum remate enquadrado com a baliza de Amir.

A segunda parte trouxe um FC Porto mais desinibido e com vontade de passar para a frente do marcador. O primeiro remate à baliza dos campeões nacionais pertenceu a Tiquinho Soares aos 48 minutos. Óliver segurou bem a bola, encontrou Soares à entrada da área e o brasileiro rodou e rematou rasteiro para defesa do iraniano Amir.

O jogo estava muito fechado e os campeões nacionais não iam conseguindo criar oportunidades. Mas aos 64 minutos os portistas dispuseram de uma grande hipótese de inaugurar o marcador, mas desperdiçaram-na. Lucas Áfrico fez falta sobre Soares dentro da área e Carlos Xistra assinou de pronto a grande penalidade que o vídeoárbitro Jorge Sousa confirmou. Na cobrança do castigo, Amir defendeu o remate de Marega.

Os campeões nacionais continuaram a pressionar e acabaram mesmo por marcar aos 70 minutos. Grande jogada coletiva da equipa portuense: dois toques de calcanhar de Soares e Marega deixaram Otávio na cara de Amir que rematou sem hipótese para o guarda-redes do Marítimo.

O jogo estava desbloqueado e o FC Porto acabou por aumentar a vantagem apenas três minutos depois. Erro incrível de Bebeto na zona do meio-campo que deixa Óliver isolado. O médio espanhol toca depois para Otávio, que devolve para o interior da área, onde Marega não falhou e marcou o segundo dos ‘azuis e brancos’.

O 3-0 esteve muito perto de acontecer por duas ocasiões. Primeiro por Óliver, aos 81 minutos, que rematou muito colocado perto do poste da baliza de Amir. Depois aos 84 minutos e já com o Marítimo reduzido a 10 depois da expulsão de Danny Otávio rematou para uma enorme defesa do guardião insular. No entanto, este lance seria anulado por fora de jogo do brasileiro.

Com este resultado, os detentores do título passam a contar 21 pontos, mais três do que o SC Braga, segundo, que recebe no domingo o Vitória de Setúbal, e quatro face ao Benfica, derrotado (1-3) na sexta-feira pelo Moreirense. O Marítimo é 12.º, com 10.

JOGO AO MINUTO:

95′ + 5 Termina a partida! Triunfo do FC Porto no terreno do Marítimo da Madeira por 2-0, com os golos a surgirem apenas no segundo tempo, por intermédio de Otávio (70′) e Marega (73′).
94′ + 4 Remate de Rodrigo Pinho de meia-distância, resolve Casillas.
90′ Quatro minutos de compensação.
90′ Marítimo M.: Entra Rodrigo Pinho e sai J.Tagueu.
84′ O árbitro marca falta de Otávio, mas Amir ainda assim faz uma grande defesa.
82′ Marítimo M.: Cartão vermelho! Danny é expulso! O jogador dos insulares a fazer falta sobre Otávio.
81′ Marítimo M.: Entra Valente e sai Fabrício.
80′ Remate intencional de Óliver, a sair ao lado do alvo!
80′ FC Porto: Entra Mbemba e sai Brahimi.
79′ Por cima! Felipe apareceu a cabecear com perigo na área, mas a bola saiu por cima da trave.
76′ Livre batido por Correa ainda longe da área, a bola fica na barreira portista.
74′ Marítimo M.: Entra Correa e sai Lucas Áfrico.
74′ FC Porto: Entra H. Herrera e sai Soares.
73′ FC Porto: Golo de Marega! Saída rápida do ataque portista, Óliver já na área mete rasteiro para Otávio, este vê Marega a subir e dá ao maliano a possibilidade de marcar o 2-0. Marega desta vez marca mesmo.
70′ FC Porto: Golo de Otávio! Entrada de rompante de Otávio, depois de jogada entre Brahimi, Soares e Marega, o brasileiro entra na área e atira forte e colocado. Está feito o 1-0!
67′ FC Porto: Entra Otávio e sai Maxi.
64′ Defende Amir! Marega para bater o penálti, o maliano bate forte e colocado, mas estirada do guarda-redes dos insulares, a manter a sua baliza incólume.
64′ Marítimo M.: Cartão amarelo para Danny.
62′ Penálti a favor do FC Porto! Lance entre Soares e Lucas Áfrico na área. Carlos Xistra ainda recorre ao vídeo-árbitro e confirma a primeira decisão.
60′ Dois cantos consecutivos para o FC Porto, Telles a bater, Amir afasta.
60′ Marítimo M.: Cartão amarelo para Zainadine.
59′ Corona a ganhar um canto para o FC Porto.
57′ Soares seguia com perigo para a área, tenta o remate, mas acaba por acertar no adversário. Passa o perigo.
56′ Lance entre Marega e Lucas Áfrico.
52′ Desvio de Lucas Áfrico na área, a bola bate nas costas de Soares e sai pela linha de fundo.
52′ FC Porto: Marega recebe cartão amarelo.
51′ Corte de Zainadine, tinha Soares por perto a tentar encontrar espaço para o remate.
50′ Outra vez Soares na área, desta vez corta Vukovic.
48′ Óliver para Soares, este recebe de costas e atira à meia-volta, segura Amir!
46′ Recomeça a partida.
47′ + 2 Tempo de descanso, as equipas recolhem aos balneários.
46′ + 1 Livre junto à área a favor do FC Porto, Telles levanta para a área, afasta Vukovic.
45′ Um minuto de compensação.
44′ Corte de Marcos, pontapé de primeira de Brahimi, mas a sair muito por cima.
44′ Mais um canto para a equipa de Sérgio Conceição.
42′ Cruzamento de Maxi para a área, corta Zainadine para canto.
41′ Brahimi arma o remate à entrada da área, mas acerta num adversário.
33′ Cruzamento para a área insular, Marega desvia, mas sai longe do alvo.
33′ Cruzamento de Bebeto, os centrais portistas a deixarem chegar a bola a Joel, que parecia não contar com ela ali e o lance perde-se.
32′ Cruzamento de Fabrício, corta Militão.
29′ FC Porto: Danilo recebe cartão amarelo. O jogador portista vê o cartão por protestos.
28′ Defende Casillas! Combinação de Jean Cléber e Joel, este aparece ao segundo poste a rematar já quase sem ângulo, valeu o guarda-redes portista a tirar para a frente.
27′ Segura Amir! Livre de Alex Telles, Felipe e Militão apareciam para desviar na área, mas o guarda-redes maritimista a segurar nas alturas.
25′ Marítimo M.: Lucas Áfrico recebe cartão amarelo. Falta do jogador insular sobre Corona.
24′ Corte importante de Felipe, depois de num primeiro instante ter deixado a bola passar, a evitar que a bola chegasse a Jean Cléber.
23′ Remate de Danilo, muito por alto, bola para a bancada.
22′ Segundo canto consecutivo para os portistas, Joel a desviar de cabeça ao primeiro poste.
22′ Telles como habitual para bater um canto para o FC Porto, lance ensaiado, a meter em Brahimi ao primeiro poste, Joel a cortar para novo canto.
18′ Marega com queixas físicas, jogo interrompido para assistir o maliano.
16′ Remate fraco de Danilo, a sair pela linha de fundo.
13′ Canto de Telles, Marega cabeceia e a bola ainda desvia em Fabrício, Zainadine afasta definitivamente.
11′ Cruzamento de Bebeto para Joel, muito pressionado por Felipe, acaba por desviar para fora.
9′ Livre para o Marítimo da Madeira, afasta a equipa portista.
8′ Corte de Militão na sequência do canto de Danny. Passa o perigo.
6′ Tagueu aparece na área, mas não domina e permite o corte de Casillas para canto.
5′ Drible de Corona sobre China.
3′ Telles para bater o livre, pé esquerdo, a bola sai por cima da baliza de Amir.
2′ Marítimo M.: Cartão amarelo para Jean Cléber. Falta sobre Corona.
1′ Arranca a partida!
0′ As equipas entram em campo.
0′ FC Porto (Suplentes): Vaná, Mbemba, Hernâni, André Pereira, Otávio, Herrera e Adrián Lopez.
0′ FC Porto (Onze inicial): Casillas, Maxi, Felipe, Militão, Alex Telles, Corona, Danilo, Óliver, Brahimi, Marega e Soares.
0′ Marítimo da Madeira (Suplentes): Charles, Correa, Rodrigo Pinho, Edgar Costa, Barrera, Ricardo Valente e Aloísio.
0′ Marítimo da Madeira (Onze inicial): Amir, Bebeto, Marcos Silva, Lucas Áfrico, China, Fabrício, Zainadine, Vukovic, Danny, Joel e Jean Cléber.
0′ Carlos Xistra, da AF Castelo Branco, foi o árbitro nomeado para dirigir o encontro entre Marítimo da Madeira e FC Porto, partida da 9.ª jornada da Liga NOS.
Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: BENFICA PERDE EM FAMALICÃO E ENTREGA TÍTULO AO SPORTING (VÍDEO)

O Benfica entregou hoje ao Sporting o título de campeão português de futebol, ao perder em casa do Famalicão, por 2-0, em jogo da 32.ª jornada da I Liga.

Online há

em

O Benfica entregou hoje ao Sporting o título de campeão português de futebol, ao perder em casa do Famalicão, por 2-0, em jogo da 32.ª jornada da I Liga.

Depois da vitória dos ‘leões’ na véspera, frente ao Portimonense (3-0), o Benfica tinha de vencer hoje para evitar os festejos antecipados do rival lisboeta, mas acabou por ser derrotado em Vila Nova de Famalicão.

Puma Rodríguez adiantou os minhotos no marcador aos 71 minutos, com Zaydou Youssouf a confirmar o triunfo aos 85, com o Famalicão a manter o oitavo lugar, com 39 pontos.

O Benfica mantém-se com 76 pontos, a já inalcançáveis oito do Sporting, que conquistou o 20.º título português.

O Sporting de Braga sofreu para ganhar ao Casa Pia, por 4-3, mas manteve-se a um ponto do terceiro lugar, ocupado pelo FC Porto, e com cinco pontos de avanço sobre o Vitória de Guimarães, quinto classificado.

Álvaro Djaló (12 minutos) adiantou os ‘arsenalistas’, mas Soma (35) e Lelo (51) colocaram os ‘gansos’ em vantagem, antes de nova reviravolta do Sporting de Braga, por Abel Ruiz (60) e Zalazar (64).

Paulo Oliveira (72), com um golo na própria baliza, deu o empate ao Casa Pia, que três minutos depois ficou em vantagem numérica, pela expulsão de Djaló, mas acabou por ver Abel Ruiz dar o triunfo ao Braga, aos 88.

O Casa Pia está na 11.ª posição, com 35 pontos, e já está a salvo da despromoção, tal como o Farense, depois de vencer o Estoril Praia, por 3-2, subindo ao nono lugar, com 37 pontos.

A equipa algarvia marcou por Gonçalo Silva (36 minutos), Matheus Oliveira (45) e Bruno Duarte (65), com Fabrício (45+2) e de Rodrigo Gomes (52) a fazerem os golos dos ‘canarinhos’.

Na 13.ª posição, o Estoril Praia, com 33 já sabe que não será despromovido diretamente, mas ainda não está a salvo de cair para o lugar de acesso ao play-off de manutenção, tendo cinco pontos de vantagem sobre o Portimonense (16.º).

Em situação idêntica, mas com apenas dois pontos de avanço sobre o Portimonense, está o Estrela da Amadora (15.º), que hoje empatou a zero em casa do tranquilo Arouca (sétimo).

LER MAIS

DESPORTO

GD CHAVES X FC PORTO: ANÁLISE DE JOSÉ AUGUSTO SANTOS

O Chaves está próximo de falhar e o Porto já falhou o grande objetivo definido para esta época e neste jogo ficou plenamente demonstrado o porquê. As duas equipas protagonizaram um mau jogo de futebol, sem emoção e sem qualidade técnica.

Online há

em

O Chaves está próximo de falhar e o Porto já falhou o grande objetivo definido para esta época e neste jogo ficou plenamente demonstrado o porquê. As duas equipas protagonizaram um mau jogo de futebol, sem emoção e sem qualidade técnica.

O Chaves pode queixar-se de ter jogado muito tempo em desvantagem numérica, depois de mais uma atitude irrefletida de Júnior Pius que espelha o pouco equilíbrio ao nível psicológico que existiu ao longo da época nos jogadores flavienses. Também foram evidentes as lacunas do plantel nas alas/extremos, posições que são determinantes para quem joga com bloco baixo e explora as transições e obrigam à adaptação de João Correia, bem melhor a lateral e de Ruben Ribeiro, que seria mais decisivo no corredor central.

Na sequência de um livre o Porto marca por Francisco Conceição num remate em que Rodrigo Moura poderia ter feito mais. Logo a seguir o Chaves fica em inferioridade numérica e tudo se tornou mais difícil. Na melhor jogada do FC Porto e do jogo Evanilson fez o 0-2 próximo do intervalo e decidiu o jogo.

A perder e com menos um jogador Moreno alterou o sistema tático com a entrada de Sandro Cruz para uma linha de 3 centrais, com João Correia a jogar como lateral direito e Hélder Morim a fazer o lado esquerdo. A equipa ficou mais segura, mas só conseguiu chegar a zonas próximas da baliza de Diogo Costa através de algumas iniciativas de João Correia.
Sérgio Conceição deu continuidade à aposta em Martim Fernandes na lateral direita e voltou a jogar bem, Zé Pedro ao lado de Otávio no centro da defesa, deu oportunidade a João Mendes na lateral esquerda e fez regressar Taremi no apoio a Evanilson. O Porto não fez um bom jogo, mas as incidências foram todas favoráveis. Depois do 0-2 geriu, marcou o terceiro golo, mas criou poucas oportunidades e não teve a qualidade e fluidez que deveria. Apesar de ter vencido não fez um bom jogo.

Nos Valentes Transmontanos João Correia foi o melhor, Dário Essugo jogou bem, mas cometeu um erro grave ao rasteirar Pepê e provocar o penalti, quando deveria ter utilizado o corpo para acompanhar o jogador portista. Kelechi e Sandro Cruz também se exibiram bem.

No Porto Francisco Conceição foi o melhor, Alan Varela, Pepê e Taremi tiveram rendimento ligeiramente acima dos colegas. Nota para a estreia do promissor Gonçalo Sousa de 17 anos que acaba por ser das poucas coisas positivas deste jogo.

O mais jovem árbitro do futebol português José Bessa foi o melhor das 3 equipas. Sempre sereno decidiu bem nos lances mais polémicos do jogo. Bem anulado o golo ao Porto, bem expulso Júnior Pius e bem assinalado o penalti sobre Pepê.


José Augusto Santos, Comentador Desportivo e Treinador de Futebol Nível IV UEFA Pro.

Fonte: Vídeo Sport TV

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS