Ligue-se a nós

ECONOMIA & FINANÇAS

WEB SUMMIT: ANTÓNIO COSTA DIZ QUE PORTUGAL “CONECTA” O MUNDO

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que “conectar pessoas de todo o mundo” está no ADN de Portugal e desejou que as empresas portuguesas presentes na Web Summit “encontrem parceiros, novos mercados, mais capital”.

Online há

em

O primeiro-ministro, António Costa, afirmou hoje que “conectar pessoas de todo o mundo” está no ADN de Portugal e desejou que as empresas portuguesas presentes na Web Summit “encontrem parceiros, novos mercados, mais capital”.

O primeiro-ministro falava no arranque oficial da Web Summit, considerada a maior cimeira de tecnologia, inovação e empreendedorismo, que decorre em Lisboa até quinta-feira.

Num discurso maioritariamente em inglês, o chefe de Governo afirmou que “Portugal é um país aberto para o mundo que valoriza a liberdade e acredita na inovação como o motor do progresso”.

“Conectar pessoas de todo o mundo está no nosso ADN (‘connecting people from all over the world is in our DNA’)”, sublinhou António Costa, que recordou que Portugal começou, há 600 anos, a ligar a Europa a África, Ásia, América, aludindo aos Descobrimentos portugueses.

“No próximo ano celebramos 500 anos desde a primeira circum-navegação do globo por Fernão de Magalhães”, prosseguiu, acrescentando que desde então os portugueses sempre foram “um ponto de encontro entre pessoas e culturas”, um “‘hub’ para a migração, um motor para o comércio global”.

“Não nos esquecemos e aprendemos com o lado mais negro da nossa história, desde a escravatura, intolerância religiosa” sob a alçada da Inquisição e do regime de ditadura “vivido na metade do século XX”, continuou.

“Esses dias ensinaram-nos a abertura e a liberdade”, disse, salientando que Portugal aprendeu a amar a liberdade de cada um e a dos outros, a respeitar as crenças de cada um, as suas formas de vida, orientação sexual, igualdade de género.

“Aprendemos que só a liberdade permite a criatividade, a inovação tecnológica e o empreendedorismo”, apontou.

O primeiro-ministro reafirmou que é com entusiasmo que Portugal recebe a Web Summit nos próximos 10 anos.

“Às empresas portuguesas, desejo que aqui encontrem parceiros, novos mercados, mais capital, novos recursos humanos. Vocês são os nossos embaixadores na Web Summit. Bom trabalho e uma grande semana”, afirmou, em português.

Aos participantes estrangeiros, António Costa disse estar entusiasmado por recebê-los, não só para a Web Summit, mas também para viverem em Portugal, trabalharem ou investirem no país.

“A todos aproveitem esta semana em Lisboa. Sejam livres, criativos, conectem-se. Bem-vindos a Portugal, bem-vindos à Web Summit”, concluiu.

A cimeira tecnológica, de inovação e de empreendedorismo Web Summit nasceu em 2010 na Irlanda e mudou-se em 2016 para Lisboa, devendo permanecer até 2028 no Altice Arena (antigo Meo Arena) e na Feira Internacional de Lisboa (FIL), em Lisboa.

A edição de 2018, a terceira em Lisboa, decorre até quinta-feira, contando com 70 mil participantes e cerca de 2.500 voluntários.

No ano passado, o evento reuniu na capital portuguesa cerca de 60 mil pessoas de 170 países, das quais 1.200 oradores, duas mil ‘startups’, 1.400 investidores e 2.500 jornalistas.

LUSA

ECONOMIA & FINANÇAS

CTT: LUCROS CAÍRAM 54% PARA 7,4 MILHÕES NO PRIMEIRO TRIMESTRE

Os lucros dos CTT caíram, no primeiro trimestre, 54% em termos homólogos, para 7,4 milhões de euros, com a subscrição de títulos de dívida pública a descer de 7,5 mil milhões de euros para 294,8 milhões de euros.

Online há

em

Os lucros dos CTT caíram, no primeiro trimestre, 54% em termos homólogos, para 7,4 milhões de euros, com a subscrição de títulos de dívida pública a descer de 7,5 mil milhões de euros para 294,8 milhões de euros.

Na nota, publicada pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a empresa indicou que registou, nos primeiros três meses deste ano, “um resultado líquido consolidado atribuível a detentores de capital do grupo CTT de 7,4 milhões de euros, 8,7 milhões de euros abaixo do obtido” no primeiro trimestre do ano passado.

Os rendimentos operacionais do segmento de Serviços Financeiros e Retalho atingiram 5,5 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, uma queda de 80,8%, indicou o grupo.

“Este desempenho desfavorável, quando comparado com período homólogo, advém na sua maior parte do comportamento dos títulos de dívida pública”, destacou.

Segundo os CTT, “no primeiro trimestre de 2023, os títulos de dívida pública atingiram níveis máximos históricos de colocação, induzidos pela maior atratividade do produto quando comparado com os depósitos bancários”, mas a “alteração das condições de comercialização em junho de 2023 reduziu a atratividade deste produto para o aforrador, devido à redução das taxas de juro, e limitou a capacidade de comercialização, devido à diminuição drástica dos limites máximos de aplicação por subscritor”.

Assim, no período em análise, foram efetuadas subscrições destes instrumentos “no montante de 294,8 milhões de euros o que compara com 7,5 mil milhões de euros de subscrição” no primeiro trimestre de 2023, destacou.

LER MAIS

ECONOMIA & FINANÇAS

RENOVÁVEIS ABASTECEM 90% DO CONSUMO DE ELETRICIDADE ATÉ ABRIL

A produção renovável abasteceu 90% do consumo de eletricidade nos primeiros quatro meses do ano, e 94,9% em abril, aproximando-se do histórico de 95,4% atingidos em maio de 1978, segundo dados da REN — Redes Energéticas Nacionais.

Online há

em

A produção renovável abasteceu 90% do consumo de eletricidade nos primeiros quatro meses do ano, e 94,9% em abril, aproximando-se do histórico de 95,4% atingidos em maio de 1978, segundo dados da REN — Redes Energéticas Nacionais.

Nos primeiros quatro meses do ano, a produção hidroelétrica abasteceu 48% do consumo, a eólica 30%, a fotovoltaica 7% e a biomassa 6%, detalhou, em comunicado, hoje divulgado, a gestora dos sistemas nacionais de eletricidade e de gás natural.

Já a produção a gás natural abasteceu 9% do consumo, enquanto o saldo de trocas com o estrangeiro foi praticamente nulo.

Numa análise ao mês de abril, observou-se que a produção renovável foi responsável por abastecer 94,9% do consumo de eletricidade, tratando-se da quarta vez consecutiva com valores mensais acima dos 80%, depois dos 91% em março, 88% em fevereiro e 81% em janeiro.

Em abril, o consumo de energia elétrica cresceu 3,4%, representando uma subida de 0,2% considerando a correção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis.

No mês em análise, o índice de produtibilidade hidroelétrico atingiu 1,49, o eólico 1,08 e o solar 1,01 (médias históricas de 1), enquanto a componente solar, embora seja a menos significativa das três, continuou a crescer significativamente, tendo atingido em abril o peso mensal mais elevado de sempre, correspondendo a 10,5% do consumo.

Já a produção de eletricidade através de gás natural manteve uma tendência de redução do consumo, com uma descida mensal homóloga de 86%, uma vez que fica condicionada pela elevada disponibilidade de energia renovável.

No sentido oposto, o consumo de gás natural no segmento convencional registou uma subida homóloga próxima dos 5%.

No final de abril, o consumo acumulado anual de gás registou uma variação homóloga negativa de 12%, com o segmento de produção de energia elétrica a contrair 50% e o segmento convencional a crescer 5,6%.

Segundo a REN, trata-se do consumo mais baixo desde 2004 para o período em causa.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS