RÁDIO REGIONAL
EFEMÉRIDES

17 DE JUNHO: O TERCEIRO ESTADO PROCLAMA A ASSEMBLEIA NACIONAL NA FRANÇA (1789)

O Terceiro Estado francês proclama-se Assembleia Nacional, marcando o início da transição da monarquia absoluta para a soberania popular na Revolução Francesa.


Em 17 de Junho de 1789, durante a reunião dos Estados Gerais em Versalhes, os representantes do Terceiro Estado, liderados por figuras como o Abade Sieyès, declararam-se a “Assembleia Nacional”. Este acto de desafio político sem precedentes ocorreu após semanas de impasse sobre os métodos de votação. Enquanto o clero e a nobreza pretendiam manter a votação por ordem — o que lhes garantia o controlo das decisões —, o Terceiro Estado, que representava a vasta maioria da população, exigia a votação por cabeça.

Ao assumirem este título, os delegados afirmaram que representavam a nação como um todo e que tinham autoridade para legislar sobre impostos e reformas, independentemente da vontade real de Luís XVI. Este momento é considerado o primeiro grande passo jurídico da Revolução Francesa, transferindo simbolicamente o poder da Coroa para o povo. O rei tentou inicialmente resistir, encerrando a sala de reuniões, o que levou ao famoso Juramento do Jogo da Pérola dias depois.

A Assembleia Nacional acabaria por transformar-se na Assembleia Nacional Constituinte, pavimentando o caminho para a abolição dos privilégios feudais e a redação da Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. A decisão de 17 de Junho rompeu definitivamente com a ordem tradicional do Antigo Regime, estabelecendo o princípio de que a fonte da soberania reside na nação e não na figura monárquica.


Redação

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

LIGA EUROPA: BENFICA GOLEIA ST. GALLEN E “SEGUE EM FRENTE”

Rádio Regional

BOAVISTA SAD SUSPENDE FUTEBOL SÉNIOR PARA A ÉPOCA DE 2026/2027

Rádio Regional

CHAVES: GNR DETÉM HOMEM COM MANDADO EUROPEU

Rádio Regional

NEYMAR CONFIRMA FIM DEFINITIVO DA CARREIRA NA SELECÇÃO DO BRASIL

Rádio Regional

VILLAS-BOAS TENTOU CONTRATAR ROBERT LEWANDOWSKI

Rádio Regional

INVESTIGADOR ALERTA PARA AUMENTO DE INCÊNDIOS DE SEXTA GERAÇÃO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.