Ligue-se a nós

NOTÍCIAS

ISIS APELA À VIOLÊNCIA … PARA NÃO VARIAR !

Líder do Estado Islâmico renova apelo às armas. Abu Bakr al Baghdadi fez uma rara comunicação para apelar a todos os muçulmanos que entrem na guerra contra os inimigos, admitindo que o Estado Islâmico sofreu derrotas e recuos.

Online há

em

Numa altura em que o Estado Islâmico sofreu uma das suas derrotas mais significativas, com a perda de controlo da cidade iraquiana de Ramadi, o líder do grupo ‘jihadista’ e autoproclamado califa, Abu Bakr al Baghdadi, surgiu numa rara aparição pública, e através de uma mensagem áudio, para avisar que a organização enfrenta tempos difíceis porque o “mundo inteiro” está contra o Estado Islâmico.

Na mensagem de 24 minutos de duração, a primeira desde maio, Al-Baghdadi apela a uma “guerra geral” na qual o “califado” tem que combater o Ocidente, a Rússia e os seus aliados árabes, cita a CNN.

“Não se surpreendam com a reunião das nações da descrença e de grupos contra o Estado Islâmico”, afirmou o líder jihadista antes de explicar que “se formos mortos e os ferimentos forem numerosos e se os problemas se acumularem contra nós e se as dificuldades forem grandes, então isto também não é uma surpresa”.

Nesta última comunicação, que a CNN refere que pode ter sido gravado algures nas últimas duas semanas, Baghdadi ainda admite que: “as dissensões e as dificuldades tornaram-se maiores, de tal forma que o Estado Islâmico recuou em muitas áreas que conquistou e controlou”. Mas, ao mesmo tempo, recorda anteriores derrotas para apelar aos seus apoiantes para que: “fiquem tranquilos que o vosso estado ainda é bom. Sempre que a conspiração das nações aumentar contra ele, mais certo é o apoio de Alá”.

Numa tentativa de amenizar não só a perda de controlo da importante cidade estratégica de Ramadi, mas também a destruição de várias refinarias de petróleo fundamentais para o financiamento do ‘daesh’, o autoproclamado califa tenta chamar à batalha todos os muçulmanos mobilizando a profecia islâmica, referindo-se à “batalha final” em Dabiq, chamando a atenção para a luta na cidade no norte da Síria contra os “exércitos de Roma”.

Mais do que isso, Baghdadi diz que “travar esta batalha é um dever de todos os muçulmanos e nenhum está dispensado”, enquanto goza com os inimigos por não colocarem tropas no terreno de maneira a combater cara-a-cara os militantes jihadistas: “Eles não se atrevem a vir porque os seus corações estão cheios de medo dos mujahidin”, afirmou, referindo-se aos anteriores conflitos no Afeganistão e no Iraque e à forma de atuar dos países ocidentais, como o Estados Unidos.

Para além de tudo isto, o líder do ‘daesh’ deixa um aviso: “Nós prometemos que qualquer um que participe na guerra contra o Estado Islâmico vai pagar um preço elevado e vai-se arrepender”. Ou seja, fica no ar a ameaça de que o grupo vai atacar o coração daqueles que atacarem a organização e que esta está disposta a estender a guerra “até muito longe”.

REGIÕES

PÓVOA DE VARZIM: LIPOR ABRE NOVO EQUIPAMENTO PARA COMPOSTAGEM DE RESÍDUOS VERDES

A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

Online há

em

A Lipor, empresa intermunicipal de tratamento de resíduos do Grande Porto, vai inaugurar na segunda-feira, na Póvoa de Varzim, um novo equipamento para a reciclagem de biorresíduos.

A infraestrutura, localizada na freguesia de Laúndos, servirá como um parque de compostagem de resíduos verdes, provenientes da recolha seletiva, que serão transformados numa espécie de adubo que pode ser utilizado como corretivo agrícola.

O equipamento, que representa um investimento de cerca de dois milhões de euros, apoiado por fundos comunitários, insere-se na estratégia de valorização orgânica de biorresíduos, recolhidos seletivamente, e pretende contribuir para o cumprir da meta de preparação para reutilização e reciclagem, que em 2030 terá de atingir 60% do total de resíduos produzidos.

“Este tipo de infraestrutura já existe muito em França e nos Países Baixos, mas será a primeira de algumas que a Lipor pretende construir. Neste momento, a fábrica, em Ermesinde [Valongo], não consegue valorizar estes resíduos verdes, e com este parque estamos a contribuir para a melhoria do ambiente”, explicou Aires Pereira, presidente da Câmara da Póvoa de Varzim.

O autarca e também administrador da Lipor explicou que o parque vai aceitar, por exemplo, resíduos de jardins e outros materiais orgânicos, e que, através de um processo de compostagem, vai transformá-los em adubos que serão distribuídos gratuitamente à população.

“A recolha dos resíduos será feita através dos sacos que já existem para a recolha seletiva na cidade, ou, caso se tratem de profissionais, podem ser depositados no local. Depois de tratados, esses resíduos dão lugar a um adubo que qualquer um pode levantar, gratuitamente, para aplicar nos seus jardins”, explicou Aires Pereira.

O Parque de Compostagem de Resíduos Verdes de Laúndos terá uma capacidade estimada de 8.000 toneladas por ano de resíduos verdes provenientes de recolha seletiva dos municípios da Póvoa de Varzim e Vila do Conde, prevendo-se a produção de mais de 2.000 tonelada por ano de composto.

LER MAIS

INTERNACIONAL

GUERRA: RÚSSIA NEGA ACUSAÇÕES DE ATAQUES INFORMÁTICOS À ALEMANHA

A Rússia considerou hoje “infundadas” as acusações do Governo alemão de que um grupo de piratas informáticos russos, controlado por Moscovo, teria levado a cabo uma recente campanha de ciberataques na Alemanha.

Online há

em

A Rússia considerou hoje “infundadas” as acusações do Governo alemão de que um grupo de piratas informáticos russos, controlado por Moscovo, teria levado a cabo uma recente campanha de ciberataques na Alemanha.

“[A Rússia] rejeita as acusações de envolvimento de estruturas estatais russas no caso em questão, e as atividades do grupo APT 28 em geral, como não provadas e infundadas”, publicou o encarregado de negócios da embaixada russa em Berlim na rede social Telegram.

 O Governo alemão convocou hoje o encarregado de negócios da embaixada da Rússia em Berlim depois de ter acusado os serviços secretos russos de um ataque informático.

“É um sinal diplomático claro convocar o encarregado de negócios para deixar claro ao Governo russo que não aceitamos estas ações”, disse um porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, citado pela agência francesa AFP.

O alegado ataque ocorreu em 2023, e visou membros do Partido Social-Democrata (SPD), de Scholz, o principal partido da coligação governamental, segundo as autoridades alemãs.

Também a República Checa acusou hoje Moscovo de visar frequentemente Praga com ataques informáticos orquestrados por um grupo com ligações aos serviços secretos militares russos.

“Certas instituições checas foram alvo de ciberataques que exploraram uma vulnerabilidade desconhecida do Microsoft Outlook a partir de 2023”, declarou o ministério em comunicado.

De visita à Austrália, a ministra dos Negócios Estrangeiros alemã, Annalena Baerbock, afirmou horas antes que a Rússia terá de enfrentar consequências devido ao ataque informático.

“Os piratas informáticos russos atacaram a Alemanha no ciberespaço”, afirmou a ministra durante uma conferência de imprensa em Adelaide, no centro-sul da Austrália.

Baerbock atribuiu o ataque ao grupo APT28, que disse ser “dirigido pelos serviços secretos militares da Rússia”.

“Isto é absolutamente intolerável e inaceitável e terá consequências”, afirmou, sem especificar.

As relações entre os dois países europeus já eram tensas antes das acusações de hoje, por a Alemanha estar a prestar apoio militar à Ucrânia na guerra com a Rússia.

Baerbock está a visitar a Austrália, a Nova Zelândia e as Ilhas Fiji, com a agenda centrada na política de segurança, numa altura em que a China está a tentar exercer influência na região do Pacífico.

O grupo APT28, também conhecido como Fancy Bear, é acusado de ser responsável por dezenas de ciberataques em todo o mundo.

Em fevereiro, o Ministério do Interior alemão anunciou que as forças de segurança realizaram uma operação contra o APT28, numa iniciativa liderada pela agência de segurança dos Estados Unidos, o FBI.

O grupo de piratas informáticos terá instalado ‘malware’ (‘software’ destrutivo) em centenas de postos de acesso à Internet (‘routers’) em escritórios e residências particulares, criando uma rede que terá sido usada como plataforma global de ciberespionagem.

De acordo com o FBI, os alvos das atividades de espionagem eram governos, militares, agências de segurança e empresas dos Estados Unidos e de outros países.

O APT28 está ativo a nível global desde pelo menos 2004 e o Ministério do Interior alemão considera-o um dos grupos criminosos informáticos mais perigosos do mundo.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS