Ligue-se a nós

REGIÕES

GAIA VAI LIMITAR O ‘ALOJAMENTO LOCAL’ NO CONCELHO

A câmara de Vila Nova de Gaia vai criar um regulamento para limitar os licenciamentos de alojamento local no concelho, anunciou hoje o presidente, que admitiu que está a assistir-se a uma ‘expulsão de moradores em zonas históricas’.

Online há

em

A câmara de Vila Nova de Gaia vai criar um regulamento para limitar os licenciamentos de alojamento local no concelho, anunciou hoje o presidente, que admitiu que está a assistir-se a uma “expulsão de moradores em zonas históricas”.

Eduardo Vítor Rodrigues, que falava aos jornalistas no final de uma reunião de câmara descentralizada que decorreu em Avintes, apontou que as zonas de Gaia, distrito do Porto, atualmente mais cobiçadas são o centro histórico e a entrada da ponte D. Luís I, junto ao jardim do Morro.

De acordo com o autarca socialista, a câmara vai estudar como criar limitação ao recurso a alojamento local através de “contingentes de casas por zonas estratégicas” e isto para, disse, “evitar que moradores sejam expulsos porque os senhorios querem converter habitações em quartos para turismo”.

“O que está a acontecer é uma expulsão de pessoas. Neste momento não está a existir equilíbrio no mercado. Verificamos um apetite algo predatório com o qual não podemos pactuar quando existem famílias com dificuldade em encontrar casa, mesmo famílias de classe média”, referiu o autarca.

O regulamento que Eduardo Vítor Rodrigues conta ter pronto “dentro de cerca de 15 dias” inclui regras de limitação do alojamento local e vai para o terreno a par de outras medidas que visam a habitação de renda acessível, como um projeto que a autarquia anunciou 21 de janeiro, altura em que estimou que espalhadas por várias freguesias venham a existir entre 400 a 500 habitações com este fim.

O concurso para o conjunto habitacional dos Arcos do Sardão deverá ser lançado este mês, disse esta tarde o presidente da câmara, confirmando que os valores serão de 150 euros para um T1, 200 para um T2 e 250 para um T3.

Hoje também foi anunciado que a câmara de Gaia vai disponibilizar 50 mil euros para ajuda a Moçambique, no âmbito das campanhas solidárias que estão a ser mobilizadas após a passagem do ciclone Idai que causou a destruição de cerca de 500.000 hectares de culturas diversas nas províncias afetadas no centro moçambicano, segundo dados da organização, enquanto o Governo moçambicano estima em 669.000 os hectares afetados.

LUSA

REGIÕES

AVEIRO: ATLETA MORREU EM MARATONA APÓS PARAGEM CARDIORRESPIRATÓRIA

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Online há

em

Um atleta de 43 anos que participava este domingo na maratona de Aveiro sofreu uma paragem cardiorrespiratória no decorrer da prova, acabando por morrer, disse à Lusa fonte da Câmara de Aveiro.

Segundo a fonte, o incidente ocorreu ao quilómetro 33, a vítima foi assistida no local e transportada ainda com vida para o hospital onde acabou por morrer.

O atleta era português, residente na Grande Lisboa, acrescentou.

O vencedor da maratona foi o marroquino Mohamed Chaaboud, com o tempo de 02:09:19.290.

O atleta português melhor classificado nesta prova foi Carlos Costa que chegou à meta em quinto lugar.

A maratona levou a Aveiro mais de 20 mil pessoas, de 91 nacionalidades diferentes.

Organizada pela Global Sport, promovido pelo Município de Aveiro e Turismo do Centro de Portugal e com o apoio do Município de Ílhavo, a prova dividiu-se em quatro distâncias: a maratona, 42 quilómetros, a meia-maratona, 21 quilómetros, corrida, 10 quilómetros, e a caminhada, 5 quilómetros.

LER MAIS

REGIÕES

IPMA: REGIÃO NORTE EM ALERTA AMARELO DEVIDO À PREVISÃO DE NEVE

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Online há

em

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos amarelos (terceiro mais grave de uma escala de quatro) para os oito distritos vigoram entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de sábado, 27 de abril, segundo informou o IPMA.

O IPMA alerta para previsões de queda de neve acima dos 1.100 metros ou 1.200 metros, consoante o distrito, prevendo-se também acumulação de neve a variar entre os cinco centímetros e os 10 centímetros.

A acumulação de neve e a previsível formação de gelo levam o IPMA a avisar para os possíveis condicionamentos como estradas cortadas, danos em estruturas ou árvores e dificuldades de abastecimentos.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS