Ligue-se a nós

REGIÕES

COIMBRA: DEPOIS DE GRANDE REDUÇÃO DE PREÇOS A VENDA DE PASSES DISPAROU

A venda de passes dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) aumentou cerca de 10%, desde 01 de abril, dia em que entraram em vigor os novos tarifários, revelou a empresa.

Online há

em

A venda de passes dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) aumentou cerca de 10%, desde 01 de abril, dia em que entraram em vigor os novos tarifários, revelou a empresa.

O passe social terceira idade, com um acréscimo de 12,7%, foi o que registou maior aumento, seguindo-se os passes geral (mais 10,7%), de estudante (7,7%) e os de reformado, pensionista e sénior (7,4%), disse à agência Lusa Jorge Alves, presidente da administração da empresa e vereador da Câmara de Coimbra.

Embora abaixo da média, o aumento do passe de estudante (cujos preço foi o que maior redução registou, baixando de 22 euros para 15 euros mensais) é significativo, se se atender que a segunda quinzena do mês de abril corresponde às férias da Páscoa, sublinhou Jorge Alves.

O acréscimo da venda de passes em abril é o primeiro aumento registado nos últimos 12 anos, destacou o vereador socialista.

Os SMTUC, contrariando a tendência nacional, têm vindo, desde dezembro de 2018, a aumentar o número de passageiros, subida que não se verificava há vários anos.

Os SMTUC alargaram, entretanto, os horários de atendimento nas suas lojas, no final de março e início de abril, para atenuar os efeitos do então previsível aumento da procura. Além disso, abriram este ano mais dois postos de venda, aos quais se deverão juntar outros dois ainda em 2019.

Com as medidas que têm vindo a ser adotadas e com as novas tarifas dos passes, Jorge Alves acredita que a procura dos transportes públicos em Coimbra vai continuar a aumentar.

A utilização dos transportes públicos em Coimbra e na região também será potenciada com a criação do passe único em toda a área da CIM Região de Coimbra, que agrega 19 municípios. A Comunidade e os SMTUC estão a trabalhar nesse sentido, mas é necessário ultrapassar questões de ordem técnica e relacionadas com os contratos de concessão, exemplifica Jorge Alves.

A frota dos SMTUC é constituída por mais de 130 veículos, que transportaram em 2018 cerca de 13 milhões de passageiros.

Na CIM Região de Coimbra reduz os tarifários dos transportes em 30%, mas não em simultâneo, pois alguns dos 13 operadores que servem o território estão a resolver aspetos técnicos e outras questões.

Além de ter ao serviço 13 operadores (e “a cada um deles corresponde uma realidade própria”), a Região é gerida por duas autoridades de transportes — a CIM e a Câmara de Coimbra, esta por possuir um operador próprio (os SMTUC) –, salientou, à agência Lusa, o secretário executivo da Comunidade, Jorge Brito, que, por isso, ainda não dispõe de indicadores fiáveis que permitam avaliar as eventuais variações na procura de passes.

A redução das tarifas, aliada à criação de um passe comum a todos os operadores (rodo e ferroviários), abrangidos pelas duas autoridades de transportes, e à articulação entre si, vai, com certeza, promover o transporte público na região, acredita o responsável.

A CIM está a trabalhar, designadamente em conjunto com a Câmara de Coimbra, para “promover a mobilidade e servir o utilizador [do transporte público]”, sublinha.

A CIM Região de Coimbra abrange os 17 municípios do distrito de Coimbra (Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares), Mealhada (Aveiro) e Mortágua (Viseu).

LUSA

REGIÕES

LISBOA-SEIXAL: POLÍCIA DESMANTELA “ESQUEMA” DE TRÁFICO DE DROGA

A PSP anunciou hoje o desmantelamento de uma célula de tráfico de droga que abastecia os concelhos de Lisboa e do Seixal, no distrito de Setúbal, tendo sido detidas duas pessoas e apreendidas várias armas.

Online há

em

A PSP anunciou hoje o desmantelamento de uma célula de tráfico de droga que abastecia os concelhos de Lisboa e do Seixal, no distrito de Setúbal, tendo sido detidas duas pessoas e apreendidas várias armas.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) refere que efetuou na quinta-feira buscas domiciliárias nas freguesias do Lumiar (Lisboa) e de Fernão Ferro (Seixal), tendo detido dois homens, de 37 e 51 anos, suspeitos de tráfico de droga.

Na sequência desta operação, as autoridades apreenderam 8.931 doses de cocaína, 82.204 de haxixe, assim como 366.280 euros, três armas de fogo, 37 munições, três automóveis e dois motociclos de alta cilindrada, entre outros objetos.

Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Lisboa para primeiro interrogatório, aguardando medida de coação.

“A PSP tem vindo, de forma incisiva, a combater o tráfico na capital e a quem a ele se dedica, estratégia que se materializa na prossecução de dezenas de operações de investigação criminal nesta área”, sublinha a nota do Cometlis.

LER MAIS

REGIÕES

PORTO: DUAS FAMÍLIAS DESPEJADAS DE CASAS MUNICIPAIS DEVIDO AO TRÁFICO DE DROGA

A Câmara do Porto despejou, na quinta-feira, duas famílias de casas municipais nos bairros de Pinheiro Torres e de Lordelo, que utilizavam a habitação para o tráfico de droga, foi revelado esta sexta-feira.

Online há

em

A Câmara do Porto despejou, na quinta-feira, duas famílias de casas municipais nos bairros de Pinheiro Torres e de Lordelo, que utilizavam a habitação para o tráfico de droga, foi revelado esta sexta-feira.

Fonte da autarquia esclareceu esta sexta-feira à Lusa que as duas famílias foram notificadas a 10 de maio pela empresa municipal responsável pela gestão do parque habitacional, Domus Social, de que teriam de sair das habitações.

A “ordem de despejo” foi acionada depois de um dos elementos das respetivas famílias ter sido condenado em tribunal.

“Num dos casos ficou ainda provado que a arguida pertencia a um grupo organizado, cabendo-lhe especificamente a função de armazenar a droga na habitação municipal e de fornecer outros traficantes com estupefacientes ali guardados”, refere.

Segundo o município, a família terá recorrido da ordem de despejo, mas o tribunal deu razão à Câmara do Porto.

“O município do Porto não permitirá a utilização das casas de habitação social para tráfico de droga e/ou quaisquer outros fins ilícitos”, salienta.

No final de março, a Câmara do Porto despejou outras quatro famílias, três no Agrupamento da Pasteleira e uma no bairro Dr. Pinheiro Torres, que também eram usadas para tráfico de droga.

“A resolução deste tipo de situações, para além de proteger e zelar pelo património municipal, visa, acima de tudo, garantir a segurança e qualidade de vida dos restantes moradores do parque de habitação pública e dos munícipes em geral”, acrescenta.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS