A ASAE – Autoridade de Segurança Alimentar e Económica tornou publico que através de várias acções de fiscalização apreendeu 4 mil litros de vinho, alegadamente adulterado ou falsificado; tendo resultado a instauração de pelo menos 2 inquéritos-crime e consequente constituição de arguidos dos alegados suspeitos.
Pode ler-se no comunicado da ASAR que: “Após recolher amostras direcionadas a um conjunto de vinhos disponíveis ao consumidor em espaços comerciais, esta Autoridade efetuou análises laboratoriais, tendo sido verificados lotes com inconformidades físico-químicas, com falta de requisitos (defeitos das características analíticas e organoléticas), sendo ainda determinado que alguns produtos teriam «origem não vínica», incluindo a adição de corante sintético“.
A ASAE sustenta ainda no seu comunicado que: “Pelas fortes suspeitas de falta de genuinidade, os respetivos lotes de produtos foram identificados no circuito comercial, em operadores económicos localizados em vários pontos do território nacional, tendo sido apreendidos cerca de 4 000 litros de produto rotulado e apresentado comercialmente como «vinho» (tinto e branco)”.

