RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

PELA PRIMEIRA VEZ UM ÓRGÃO HUMANO FOI TRANSPORTADO POR DRONE

Pela primeira vez na história, um órgão foi entregue, por drone, a uma equipa médica, para uma cirurgia de transplante. O rim foi transportado ao longo de 3,2 quilómetros, para o centro hospitalar da Universidade de Maryland (UMD).

O trajeto, que se iniciou no Hospital de St. Agnes, em Baltimore, foi percorrido em 10 minutos. A operação foi concluída com sucesso poucas horas depois da entrega. “Isto não é só sobre tecnologia. Neste caso, a vida humana é o valor mais alto em jogo”, disse Darryll J. Pines, reitor da faculdade de engenharia da UMD.

O processo de transporte foi projetado pelo engenheiro Joseph R. Scalea. Em declarações ao New York Times, Scalea disse que a ideia surgiu depois de a universidade ter registado vários atrasos nas entregas de órgãos para transplantes. O processo foi pensado em equipa, com vários especialistas da área da aviação e da engenharia. Num dos casos referidos pelo engenheiro, o órgão demorou 29 horas a chegar ao destino.

Antes de autorizar o transporte de um órgão real, a universidade fez mais de 44 voos de teste, que se traduziram em mais de 700 horas no ar. “Construímos várias mecânicas redundantes para garantir que a carga está em segurança”, disse Anthony Pucciarella, responsável pela série de testes conduzida pela UMD.

Na prática, este cuidado foi assegurado com motores suplentes, baterias suplentes e propulsores suplentes. Em caso de queda, um para-quedas permite a recuperação do drone e da carga em boas condições.

Scalea sublinha que o transporte por drone não é apenas um capricho tecnológico, mas sim uma forma menos arriscada e mais rápida de entregar uma carga tão sensível e valiosa quanto um órgão. Além disso, o método torna ainda possível a monitorização da temperatura em tempo real e à distância, que é essencial para o estado do órgão.

De acordo com a CNN, aproximadamente 1,5% das remessas de órgãos de doadores não chegaram ao destino pretendido e quase 4% tiveram um atraso imprevisto de duas ou mais horas, segundo a Rede Unida para Partilha de Órgãos, que administra o sistema de transplante de órgãos nos EUA. Havia quase 114 mil pessoas em listas de espera para transplante de órgãos em 2018.

ZAP

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

MIRANDELA: POSTO AVANÇADO DE MEDICINA INTENSIVA ATENDE 70 DOENTES

Rádio Regional

BRENT SOBE PARA QUASE 89 DÓLARES COM FALHA DE ACORDO IRÃO-EUA

Rádio Regional

BRAGANÇA: AUTARQUIA COLOCA CRIANÇAS EM RISCO – INVESTIGAÇÃO

Vítor Fernandes

JOÃO ALMEIDA ABANDONA VOLTA À POLÓNIA APÓS QUEDA EM COMPETIÇÃO

Rádio Regional

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL TESTADA NO COMBATE A INCÊNDIOS

Rádio Regional

NASA PREPARA MISSÃO INÉDITA PARA ESTUDAR ECLIPSE SOLAR DE 12 DE AGOSTO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.