Ligue-se a nós

DESPORTO

BALANÇO 2018-2019: SPORTING CLUBE DE PORTUGAL

O Sporting terminou a temporada 2018/19 da I Liga de futebol em terceiro lugar e, nem mesmo capitaneado pelo melhor jogador da prova, o português Bruno Fernandes, teve argumentos para lutar pelo título até final.

Online há

em

O Sporting terminou a temporada 2018/19 da I Liga de futebol em terceiro lugar e, nem mesmo capitaneado pelo melhor jogador da prova, o português Bruno Fernandes, teve argumentos para lutar pelo título até final.

O ‘caos’ do final da última temporada, com a invasão à Academia de Alcochete, que levou à rescisão unilateral de vários jogadores e à ‘queda’ de Bruno de Carvalho, fez com que o início desta época fosse algo irregular, com uma comissão de gestão a formar o plantel, ainda antes da eleição de Frederico Varandas.

Um dos jogadores que rescindiram contrato foi Bruno Fernandes, que, pela mão de Sousa Cintra, presidente interino, acabou por assinar novo vínculo, acabando por ser decisivo na sua segunda época em Alvalade.

O médio, de 24 anos, carregou a equipa às ‘costas’ durante o ano, com 32 golos em 52 encontros, 20 dos quais no campeonato e a três do melhor marcador da I Liga, o suíço Haris Seferovic, do Benfica, mas os números do internacional luso foram insuficientes para o Sporting superar os 74 pontos, menos 11 que FC Porto e a 13 do campeão Benfica, somando a 17.ª temporada sem conquistar a prova.

A equipa liderada por Marcel Keizer, que sucedeu a José Peseiro em novembro de 2018, naquela que foi a primeira grande decisão do novo presidente, até começou por corresponder bem ao conseguir 30 golos em sete triunfos consecutivos em todas as provas, uma série interrompida com um desaire (1-0) fora de portas, diante do Vitória de Guimarães, para a I Liga.

O Sporting começou então a perder terreno para os ‘rivais’ FC Porto e Benfica e, até mesmo para o Sporting de Braga, sendo que a conquista da Taça da Liga, em janeiro, frente ao FC Porto, veio dar outra motivação para a segunda metade da temporada.

Ainda que tenha passado a fase de grupos da Liga Europa, em segundo lugar, a eliminação precoce da segunda prova mais importante da Europa, aos ‘pés’ dos espanhóis do Villarreal, viria a deixar a equipa concentrada somente no campeonato e na Taça de Portugal.

A derrota com o Benfica, em abril, por 2-1, na primeira mão das meias-finais da prova ‘rainha’, antevia cenário complicado para o segundo jogo, mas em casa o Sporting conseguiu eliminar os ‘encarnados’ e carimbar a passagem à final, com um golo do inevitável Bruno Fernandes.

Com o Sporting de Braga a perder ‘gás’, o Sporting acabou por subir ao terceiro lugar, à 27.ª jornada, posto que não voltou a largar, numa altura em que atravessava a melhor fase da temporada, com nove triunfos consecutivos para a I Liga.

Contudo, essa série chegaria com o empate caseiro diante do Tondela (1-1), na penúltima ronda, que deixava os ‘leões’ sem hipóteses de chegar ao segundo posto e disputar o aceso à Liga dos Campeões na próxima temporada.

A temporada terminou com uma derrota em casa do FC Porto (2-1), equipa que volta a reencontrar no sábado, na final da Taça de Portugal.

Se por um lado Bruno Fernandes teve números de ponta da lança e manteve a consistência durante o ano, o mesmo não aconteceu com o holandês Bas Dost, que apesar de ter marcado por 15 vezes no campeonato, desfalcou a equipa durante várias jornadas devido a lesão e, em muitas das vezes em que foi lançado em campo, mostrava falta de confiança e de entrosamento com os companheiros.

A ausência do holandês foi compensada pelo reforço de inverno Luiz Phellype, ex-Paços de Ferreira, que apontou oito tentos no campeonato.

A grande baixa do plantel ‘leonino’ durante toda a temporada foi o argentino Rodrigo Battaglia, tendo perdido ainda o outro capitão, o internacional português Nani, que saiu em janeiro a custo zero para jogar nos norte-americanos do Orlando City.

LUSA

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: SPORTING VENCE PORTIMONENSE E FICA A 2 PONTOS DO TÍTULO (VÍDEO)

O Sporting venceu hoje o Portimonense por 3-0, na 32.ª jornada da I Liga de futebol, e está a dois pontos do título, que pode conquistar já no domingo, se o Benfica não vencer o Famalicão.

Online há

em

O Sporting venceu hoje o Portimonense por 3-0, na 32.ª jornada da I Liga de futebol, e está a dois pontos do título, que pode conquistar já no domingo, se o Benfica não vencer o Famalicão.

No Estádio José Alvalade, o avançado Paulinho inaugurou o marcador aos 13 minutos, com os ‘leões’ a ampliarem a vantagem na segunda parte, com golos de Francisco Trincão, aos 70, e do sueco Gyökeres, aos 90+2, que é o melhor marcador da prova, com 27 tentos.

Com este triunfo, o Sporting lidera com 84, mais oito do que o Benfica, e aguarda pela partida dos ‘encarnados’ para saber se pode festejar o 20.º título de campeão nacional.

Já o Portimonense, que não vence há quatro jogos e somou a segunda derrota consecutiva, continua em 16.º, posição de disputa do play-off de manutenção, com 28 pontos. Com a derrota dos algarvios, Famalicão, Rio Ave e Casa Pia asseguraram a manutenção.

Fonte: Vídeo Sport TV

LER MAIS

DESPORTO

PRIMEIRA LIGA: PORTIMONENSE PROMETE “COMPLICAR” FESTA LEONINA – ANTEVISÃO

O treinador do Portimonense disse hoje que a sua equipa quer “complicar a vida” no sábado ao “sobejamente superior” Sporting e deve alhear-se do facto de os ‘leões’ estarem perto de conquistar o título nacional de futebol.

Online há

em

O treinador do Portimonense disse hoje que a sua equipa quer “complicar a vida” no sábado ao “sobejamente superior” Sporting e deve alhear-se do facto de os ‘leões’ estarem perto de conquistar o título nacional de futebol.

“Sabemos que a tarefa será difícil, mas o nosso intuito, a nossa mentalidade é sempre a mesma. É tentar armar as coisas de forma a conseguir complicar a vida a um adversário que, reconhecemos obviamente, é sobejamente superior. Temos de arranjar uma estratégia, uma atitude, uma forma de competir que permita disputar o jogo com um adversário desta valia”, afirmou Paulo Sérgio, na conferência de imprensa de antevisão à partida da 32.ª jornada da I Liga.

O Sporting está a cinco pontos do seu 20.º título nacional e pode sagrar-se campeão português de futebol no fim de semana, se vencer na receção ao Portimonense, no sábado, e o Benfica não ganhar em casa do Famalicão, no domingo.

“Isso é a realidade do Sporting, um clube grande num momento como este. A nossa realidade é outra, temos de olhar para nós e temos de dar sequência àquilo que temos feito de competente nas últimas jornadas. E melhorar, se possível”, frisou.

Destacando o “campeonato fantástico” que o Sporting tem feito, “com uma qualidade monstra”, Paulo Sérgio reforçou que o momento dos ‘leões’ “não interfere nada na forma” como os algarvios devem preparar a partida.

“É um teste à nossa capacidade e nós, sempre a pensar positivo, trabalhámos de forma a poder ir a Alvalade e ser competitivos. Temos de nos alhear de tudo o que está à volta, porque isso não pode interferir naquilo que nós temos de fazer dentro do campo”, sublinhou o treinador do Portimonense.

Questionado sobre a importância de não sofrer golos nos primeiros 20 minutos, Paulo Sérgio declarou que “sofrer cedo é mau contra qualquer adversário” e que “foi tudo preparado ao pormenor” para estimular a concentração, competência e coragem dos seus jogadores.

O treinador dos algarvios recordou que a sua equipa “é muito jovem” e, olhando mais “para o copo meio cheio do que para o copo meio vazio”, registou com agrado “a grande evolução que eles têm tido”.

“O ano passado disputavam os sub-23, disputavam séries C no Brasil e eu, que trabalho com eles todos os dias, tenho de lhes tirar o chapéu por tudo o que eles têm crescido e evoluído até este momento”, apontou, acrescentando que, “com uma equipa mais experiente, mais madura”, era “menos complicado” atingir o objetivo da manutenção.

Com a sua equipa no 16.º lugar, em posição de play-off de manutenção, e com cinco jogadores em risco de exclusão para a partida da 33.ª jornada com o Rio Ave, Paulo Sérgio não divulgou se vai ou não fazer poupanças na partida de Alvalade.

“Não vou dar trunfos ao adversário e dar-lhe o ‘onze’. Amanhã (sábado) decidiremos se faremos alguma gestão nesse sentido. (…) Também temos outros jovens de fora que merecem a oportunidade de jogar e, portanto, tomarei a decisão sobre isso. Ou melhor, a minha decisão está tomada, vocês sabê-la-ão amanhã”, referiu.

Sporting, líder do campeonato, com 81 pontos, e Portimonense, 16.º classificado, com 28, defrontam-se no sábado, às 18:00, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, com arbitragem de Iancu Vasilica, da associação de Vila Real.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS