Ligue-se a nós

REGIÕES

VILA REAL APRESENTOU O ‘PROGRAMA DE FESTAS’ PARA O VERÃO 2019

O programa das festas e animação de verão de Vila Real inclui 100 iniciativas, como os concertos de Amor Eletro, Gisela João e Calema, a 50.ª edição do Circuito Internacional e a celebração dos três santos populares.

Online há

em

O programa das festas e animação de verão de Vila Real inclui 100 iniciativas, como os concertos de Amor Eletro, Gisela João e Calema, a 50.ª edição do Circuito Internacional e a celebração dos três santos populares.

A Câmara de Vila Real apresentou hoje, em conferência de imprensa, a agenda para a época estival que arranca já esta semana e se prolonga até ao mês de setembro, com cerca de uma centena de atividades gratuitas e dirigidas a pessoas de todas as idades e gostos.

“É absolutamente claro que estes eventos ajudam a atrair mais visitantes a Vila Real. Todos eles sem exceção, mas sobretudo o Circuito Internacional que nos permite projetar a imagem de Vila Real nos quatro cantos do mundo”, afirmou o presidente da autarquia, Rui Santos.

Os eventos ajudam ainda a atrair à cidade os muitos emigrantes que se deslocam de férias a este território e a dinamizar a economia local, com destaque para o comércio tradicional.

Rui Santos disse que “Vila Real se afirma cada vez mais” como “a cidade dos três santos populares”.

Por isso, entre os dias 07 e 16 de junho decorre a Feira de Santo António, e, no dia 13, realiza-se ainda a tradicional feira de gado, o concerto pelos Amor Electro e o fogo-de-artifício.

Para o Santo António, as freguesias do concelho e duas escolas estão também a preparar marchas, que irão desfilar pela principal avenida da cidade.

O São João vai ser festejado no centro da cidade, numa iniciativa que junta os comerciantes e, para assinalar o São Pedro, realiza-se a tradicional feira, que inclui os pucarinhos de barro negro.

Haverá ainda uma “Noite Negra”, uma festa em que os participantes terão que vestir de preto para homenagear a olaria de Bisalhães, cujo processo de fabrico foi classificado pela UNESCO.

Os Quinta do Bill, em conjunto com a banda de Música de Mateus, atuam no dia 28 de junho e no dia a seguir atua Gisela João.

Rui Santos destacou a 50.ª edição do Circuito Internacional de Vila Real, entre 05 e 07 de julho, onde a prova rainha é a Taça do Mundo de Carros de Turismo (WTCR).

“Esta é uma edição especial do circuito”, frisou o autarca, que lembrou que as corridas se realizam desde 1931, mas que houve anos em que foram interrompidas.

A animação à volta do circuito inclui também concertos pelos Já Fumega e Expensive Soul.

Nesta quarta-feira arranca a 3.ª edição do Douro TGV, evento que durante três dias promove o turismo, gastronomia e vinho desta região.

Entre 14 e 15 de junho realiza-se o festival Rock Nordeste, com entrada livre e onde atuam Linda Martini, The Black Mamba, Frankie Chavez, Fast Eddie Nelson, Mirror People, The Legendary Tigerman, Sean Riley & The Slowriders, Sensible Soccers, Fogo Fogo e Batida Dj.

A agenda contempla ainda os projetos “Sons ao Largo”, com concertos que vão ter como palco o largo da Capela Nova, no centro histórico, o projeto “Arruada”, com espetáculos que decorrerão entre os meses de julho e setembro, na praça do município e outros locais do centro da cidade.

A 08 de agosto, a festa do emigrante faz-se ao som da música dos Calema.

O mês de setembro arranca com a terceira edição do Pitoresco – Festival de Graffiti e Street Art e, incluído na agenda de verão, está ainda a maior romaria da região, a festa da Senhora da Pena, que é conhecida pelos andores de grandes dimensões.

O presidente da autarquia referiu que o orçamento da animação preparada para este verão ronda entre os 170 e os 200 mil euros, excluindo a organização do Circuito Internacional.

LUSA

REGIÕES

AÇORES: AVISO AMARELO DE CHUVA FORTE E TROVOADA – IPMA

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos amarelos para as nove ilhas dos Açores, devido às previsões de “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, a partir da madrugada.

Online há

em

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu hoje avisos amarelos para as nove ilhas dos Açores, devido às previsões de “precipitação por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada”, a partir da madrugada.

Segundo o IPMA, para as ilhas do grupo Central (Terceira, São Jorge, Pico, Graciosa e Faial) o aviso vai vigorar entre as 00:00 de segunda-feira e as 06:00 de terça-feira.

No grupo Ocidental (Corvo e Flores) entre as 06:00 de segunda-feira e as 15:00 de terça-feira.

No grupo Oriental (Santa Maria e São Miguel), o aviso amarelo é válido entre as 06:00 de segunda-feira e as 12:00 de terça-feira.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

LER MAIS

REGIÕES

FUNDÃO: TEMPERATURAS BAIXAS NA FLORAÇÃO PROVOCAM QUEBRAS DE 70% NA CEREJA

Uma quebra de cerca de 70% na produção da cereja do Fundão em relação a anos normais é a expectativa dos produtores para esta campanha, devido ao longo período de temperaturas baixas durante a floração.

Online há

em

Uma quebra de cerca de 70% na produção da cereja do Fundão em relação a anos normais é a expectativa dos produtores para esta campanha, devido ao longo período de temperaturas baixas durante a floração.

O gerente da associação de fruticultores Cerfundão, Filipe Costa, disse que as árvores têm pouco fruto e que a situação é transversal a todas as variedades, embora tenha sublinhado que a qualidade da cereja está assegurada.

“As perspetivas são de uma quebra de produção bastante significativa em comparação com anos normais de produção, a rondar os 70% de quebra, motivada pelas condições climáticas muito nefastas no período de floração e do vingamento das cerejeiras, que resultaram em pouca fruta nas árvores”, explicou, em declarações à agência Lusa, Filipe Costa.

Segundo o engenheiro agrónomo, além das temperaturas muito baixas, registaram-se alguns episódios pontuais de granizo.

Filipe Costa acrescentou que se verificou a necrose dos tecidos da flor e a impossibilidade de vingamento do fruto, mas que “as temperaturas baixas fazem também com que os insetos polinizadores não estejam disponíveis para fazer o seu trabalho”.

“Não havendo vingamento do fruto, não há produção de uma forma transversal em todas as variedades, porque este período de temperaturas muito baixas prolongou-se por muito tempo durante a floração”, lamentou o gerente da Cerfundão.

No caso da Cerfundão, que tem 25 associados e 300 hectares de pomares de cereja, embora nem todos estejam em plena produção, e uma capacidade instalada para trabalhar com 1.200 toneladas em anos normais de produção, este ano o responsável antecipa que “não ultrapasse as 400 toneladas” na associação de fruticultores, no distrito de Castelo Branco.

Filipe Costa destacou que as condições registadas “não têm qualquer impacto na qualidade, pelo contrário”.

“Vamos ter fruto com melhor sabor, com melhor açúcar, com melhor acidez, com maior calibre. A qualidade será potenciada devido ao facto de haver menos fruta nas árvores. Há menos competição dos frutos uns com os outros e a qualidade será beneficiada na comercialização”, referiu o engenheiro agrónomo.

Apesar de prever um aumento do preço, Filipe Costa antecipou uma perda de rentabilidade.

“A quebra de produção que existe não tem elasticidade suficiente para colmatar a quebra de produção que os produtores têm nos teus pomares, de maneira que vai ser uma campanha negativa em termos de rentabilidade económica”, sublinhou, em declarações à Lusa, o gerente da Cerfundão.

Filipe Costa lembrou que desde 2020 têm sido anos “complicados para a fileira da cereja”, com o impacto económico e social que tem na região.

“Os últimos anos têm tido um impacto económico difícil de gerir”, comentou o produtor.

A Cerfundão começou esta semana a comercializar cereja, uma semana mais cedo em relação ao ano passado, e nos pomares a sul da serra da Gardunha há produtores que iniciaram a apanha na semana passada.

Filipe Costa informou que tal se deve “à própria fenologia da cultura” e às temperaturas um pouco mais amenas em dezembro e janeiro, que fizeram antecipar o ciclo vegetativo.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS