Ligue-se a nós

REGIÕES

CRIANÇAS DE TRÁS-OS-MONTES E ESPANHA JUNTAM-SE PELO TEATRO

O município de Mogadouro acolhe na quarta-feira a iniciativa de teatro ‘Artista do Douro’ que junta uma centena de crianças de escolas do Nordeste Transmontano e de Espanha, disse hoje fonte da organização.

Online há

em

O município de Mogadouro acolhe na quarta-feira a iniciativa de teatro “Artista do Douro” que junta uma centena de crianças de escolas do Nordeste Transmontano e de Espanha, disse hoje fonte da organização.

Os pequenos “atores” são provenientes dos jardins-de-infância da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro e Vinhais, do distrito de Bragança, e de Alcañices e Riofrío de Aliste, de Espanha.

“Para além de peças de teatro, haverá também atuações de grupos de folclore convidados, de ambos os lados da fronteira, a fim de divulgar “uma herança cultural dos espaços rurais”, indicou a fonte.

“No final do dia será eleito o melhor trabalho, que receberá um vale de 250 euros, e haverá também a entrega de diplomas honoríficos e prémios de participação a todos as crianças, destacando o trabalho não só dos alunos, mas também dos professores envolvidos”, refere em nota de imprensa o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial (AECT) Duero-Douro, que organiza o evento.

A mostra de teatro escolar “Artistas do Douro” tem como objetivo aproximar as escolas que fazem parte da comunidade do AECT Duero-Douro, que pretende fomentar as artes cénicas junto da comunidade estudantil.

O primeiro centro escolar a atuar será o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro com a obra “História da Carochinha”.

Seguidamente haverá a participação do CRA Riofrío de Aliste, que vai apresentar a peça “Las Aventuras de Don Quijote de la Mancha”, seguindo-se a EB1 de Mogadouro, que apresentará “Escola Sandovel” e “Ovos Misteriosos”.

O CEIP Virgen de la Salud de Alcañices irá apresentar a obra “Somos Iguales, Somos Diferentes” e, por último, será a vez do Agrupamento de Escolas Afonso III de Vinhais, com “A lagartinha Muito Comilona”.

Esta atividade oferece a oportunidade aos alunos de se familiarizarem com a língua do país vizinho, outros costumes, tradições e formas de vida, promovendo o desenvolvimento pessoal, social e grupo.

A ideia é mostrar as peculiaridades culturais de cada uma das zonas de fronteira, “num ambiente de proximidade, respeitoso e cooperativo, evitando qualquer tipo de discriminação quer geográfica, sexista, linguística e/ou cultural”.

LUSA

REGIÕES

BARCELOS: MINISTÉRIO PÚBLICO ACUSA 21 SUSPEITOS DE TRÁFICO DE DROGA

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou nesta quinta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Online há

em

O Ministério Público (MP) acusou 21 arguidos de associação criminosa e tráfico de estupefacientes, por venda de cocaína, heroína e MDMA na zona de Barcelos, anunciou nesta quinta-feira a Procuradoria-Geral Regional do Porto.

Em nota publicada na sua página da Internet, a procuradoria acrescenta que um dos arguidos foi ainda acusado de um crime de detenção de arma proibida.

O MP considerou indiciado que os arguidos se organizaram entre si para proceder à venda de cocaína, canábis e MDMA na zona de Barcelos, no distrito de Braga.

O tráfico terá ocorrido entre o final de 2022 e o dia 18 de outubro de 2023.

Ainda segundo o MP, a liderança do grupo cabia a um dos arguidos e à sua companheira, contando ainda com a colaboração do irmão e mãe desta.

“Os outros arguidos angariavam clientes e intermediavam a liderança do grupo com os indivíduos que procediam à venda direta a consumidores, constituindo estes outro grupo de arguidos”, refere ainda a nota da procuradoria.

LER MAIS

REGIÕES

FIGUEIRA DA FOZ: JUDICIÁRIA DETEVE SUSPEITO DE ABUSAR DA FILHA DE 12 ANOS

Um homem de 36 anos suspeito de abusar sexualmente da filha, de 12 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na Figueira da Foz e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou nesta segunda-feira aquela força policial.

Online há

em

Um homem de 36 anos suspeito de abusar sexualmente da filha, de 12 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na Figueira da Foz e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou nesta segunda-feira aquela força policial.

Em informação à agência Lusa, fonte da Diretoria do Centro da PJ esclareceu que o detido, que não possui antecedentes criminais, é suspeito de ter abusado sexualmente da filha “de forma reiterada, ao longo de quatro meses, em casa” e durante a ausência da mãe da menor, “aproveitando a posição de superioridade” sobre a vítima.

“A menina, vendo-se numa situação bastante desconfortável, acabou por contar à mãe, que apresentou queixa” às autoridades, indicou a fonte da PJ.

O homem, português e trabalhador da área da construção civil, foi detido na sexta-feira e presente a tribunal no sábado, tendo-lhe sido decretada a prisão preventiva.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS