Ligue-se a nós

REGIÕES

FUNDÃO: ‘FUND’ARTE’ LEVA A ARTE ÀS ALDEIAS

Quatro aldeias do concelho do Fundão vão inspirar e acolher dez intervenções de arte urbana que vão ser criadas no âmbito no ‘Fund’Arte – Aldeias Criativas’, projeto que resulta de uma parceria entre a câmara local e a Fundação EDP.

Online há

em

Quatro aldeias do concelho do Fundão vão inspirar e acolher dez intervenções de arte urbana que vão ser criadas no âmbito no “Fund’Arte – Aldeias Criativas”, projeto que resulta de uma parceria entre a câmara local e a Fundação EDP.

“Trata-se de um projeto com duração de sensivelmente um ano, que pressupõe a transformação, a requalificação e a beneficiação dos quatro postos de transformação da EDP nestas quatro localidades, mas também intervenções no espaço público”, especificou hoje o vice-presidente da Câmara do Fundão, Miguel Gavinhos, na sessão de apresentação do projeto.

O vice-presidente desta autarquia do distrito de Castelo Branco destacou a importância deste projeto, quer em termos de “dimensão artística”, quer ao nível da “dimensão turística”, e explicou que o objetivo é o de que as obras venham a integrar um roteiro de arte urbana que englobe outras intervenções de arte urbana já existentes no concelho.

Este ano, o projeto será implementado nas freguesias em Alcaria, Capinha, Pero Viseu e Vale de Prazeres, e também integra a realização de assembleias comunitárias, que juntarão artistas e população local.

Aos artistas caberá desmitificar o papel da arte, enquanto a população será desafiada a dar sugestões e a partilhar as histórias e costumes da terra que podem servir de fonte de inspiração para as criações.

Estas assembleias decorrem nos dias 5 e 7 de julho e devem repetir-se em setembro, altura em que os artistas já vão apresentar propostas de intervenção para os espaços selecionados, conforme explicou Sandra Santos, da Fundão EDP.

Esta responsável lembrou que o “Fund’Arte – Aldeias Criativas” encaixa no programa “Arte Pública”, que a Fundação EDP tem vindo a promover em várias regiões e localidades do país com o objetivo de “democratizar o acesso à arte” e permitir o “envolvimento da população em novas experiências culturais”.

No caso do Fundão, o programa vai prolongar-se, previsivelmente, até ao início da primavera de 2020, altura em que serão apresentados os trabalhos realizados.

Nuno Cunha, artista plástico que tem desenvolvido trabalhos de curadoria, e Guga Liuzzi, que iniciou a carreira no Rio de Janeiro, no Brasil, e que tem experimentado vários estilos nas artes plásticas e de rua, são os dois artistas já confirmados para este projeto.

Vão juntar-se-lhes outros dois criadores, cuja escolha será feita no âmbito do concurso “Ilustra a Tua Terra”, que arrancou hoje e que convida os interessados a apresentarem as respetivas candidaturas até ao dia 20 de junho, na página oficial da Fundação EDP. Os vencedores deste concurso serão conhecidos no dia 28 de junho.

O “Fund’Arte – Aldeias Criativas” tem um orçamento de 50 mil euros, sendo que 90% são suportados pela Fundação EDP e os restantes dez serão assegurados pela autarquia fundanense.

O programa “Arte Pública” Fundação EDP, iniciado em 2015, utiliza a arte como instrumento de inclusão social, estando já presente em 40 localidades – no Algarve, Alentejo, Ribatejo, Médio Tejo, Trás-os-Montes e Minho – com obras de mais de 35 artistas, como Xana, Alexandre Farto aka Vhils, Mariana A Miserável ou Manuel João Vieira.

LUSA

REGIÕES

LISBOA-SEIXAL: POLÍCIA DESMANTELA “ESQUEMA” DE TRÁFICO DE DROGA

A PSP anunciou hoje o desmantelamento de uma célula de tráfico de droga que abastecia os concelhos de Lisboa e do Seixal, no distrito de Setúbal, tendo sido detidas duas pessoas e apreendidas várias armas.

Online há

em

A PSP anunciou hoje o desmantelamento de uma célula de tráfico de droga que abastecia os concelhos de Lisboa e do Seixal, no distrito de Setúbal, tendo sido detidas duas pessoas e apreendidas várias armas.

Em comunicado, o Comando Metropolitano de Lisboa da PSP (Cometlis) refere que efetuou na quinta-feira buscas domiciliárias nas freguesias do Lumiar (Lisboa) e de Fernão Ferro (Seixal), tendo detido dois homens, de 37 e 51 anos, suspeitos de tráfico de droga.

Na sequência desta operação, as autoridades apreenderam 8.931 doses de cocaína, 82.204 de haxixe, assim como 366.280 euros, três armas de fogo, 37 munições, três automóveis e dois motociclos de alta cilindrada, entre outros objetos.

Os detidos foram presentes ao Tribunal Judicial de Lisboa para primeiro interrogatório, aguardando medida de coação.

“A PSP tem vindo, de forma incisiva, a combater o tráfico na capital e a quem a ele se dedica, estratégia que se materializa na prossecução de dezenas de operações de investigação criminal nesta área”, sublinha a nota do Cometlis.

LER MAIS

REGIÕES

PORTO: DUAS FAMÍLIAS DESPEJADAS DE CASAS MUNICIPAIS DEVIDO AO TRÁFICO DE DROGA

A Câmara do Porto despejou, na quinta-feira, duas famílias de casas municipais nos bairros de Pinheiro Torres e de Lordelo, que utilizavam a habitação para o tráfico de droga, foi revelado esta sexta-feira.

Online há

em

A Câmara do Porto despejou, na quinta-feira, duas famílias de casas municipais nos bairros de Pinheiro Torres e de Lordelo, que utilizavam a habitação para o tráfico de droga, foi revelado esta sexta-feira.

Fonte da autarquia esclareceu esta sexta-feira à Lusa que as duas famílias foram notificadas a 10 de maio pela empresa municipal responsável pela gestão do parque habitacional, Domus Social, de que teriam de sair das habitações.

A “ordem de despejo” foi acionada depois de um dos elementos das respetivas famílias ter sido condenado em tribunal.

“Num dos casos ficou ainda provado que a arguida pertencia a um grupo organizado, cabendo-lhe especificamente a função de armazenar a droga na habitação municipal e de fornecer outros traficantes com estupefacientes ali guardados”, refere.

Segundo o município, a família terá recorrido da ordem de despejo, mas o tribunal deu razão à Câmara do Porto.

“O município do Porto não permitirá a utilização das casas de habitação social para tráfico de droga e/ou quaisquer outros fins ilícitos”, salienta.

No final de março, a Câmara do Porto despejou outras quatro famílias, três no Agrupamento da Pasteleira e uma no bairro Dr. Pinheiro Torres, que também eram usadas para tráfico de droga.

“A resolução deste tipo de situações, para além de proteger e zelar pelo património municipal, visa, acima de tudo, garantir a segurança e qualidade de vida dos restantes moradores do parque de habitação pública e dos munícipes em geral”, acrescenta.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X BENFICA


RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS