O Palmeiras despediu o treinador Luiz Felipe Scolari, ao final desta segunda-feira, após a derrota para o Flamengo por 3 a 0, no sétimo jogo seguido sem vitórias no Brasileiro. Para substituí-lo, o clube fez uma proposta para Mano Menezes, ex-Cruzeiro, que se espera dar uma resposta ao convite até esta terça-feira.
Depois da Copa América, a equipa comandada por Scolari acumulou apenas 23,8% de aproveitamento nas competições nacionais, com cinco empates e duas derrotas. Antes da pausa para a competição sul-americana, o rendimento alviverde era de 92,5%, com 25 pontos somados de 27 possíveis no campeonato.
No período após a Copa América, ‘Felipão’ e seus comandados foram eliminados nos quartos-de-final da Copa do Brasil pelo Internacional, no dia 17 de julho, e na última semana despediram-se da Taça Libertadores na mesma fase, ao serem derrotados pelo Grêmio.
Esta foi a terceira passagem de ‘Felipão” pelo Palmeiras. Ao todo, ele acumula 485 jogos à frente da equipa principal e seis títulos conquistados, entre eles a Taça Libertadores de 1999 e o Brasileiro de 2018. Scolari é também é o segundo que mais vezes treinou a equipa em toda a sua história, atrás apenas de Oswaldo Brandão, que teve 580 jogos.
Contratado em julho de 2018, Scolari levou o Palmeiras ao título brasileiro do ano passado, mas fracassou nos cinco “mata-mata” que disputou com a equipe. Nesta passagem, o aproveitamento foi de 69,7% em 76 jogos.
Em nota, o clube informou que os adjuntos Paulo Turra e Carlos Pracidelli também foram despedidos.
Felipão foi o 7º treinador diferente na gestão do diretor de futebol Alexandre Mattos, que chegou ao clube em janeiro de 2015. Neste período, Cuca teve duas passagens pela equipe. Com o cartola, o clube tem uma média de quase dois técnicos por temporada.
Na década, o time alviverde já teve 22 trocas de técnicos, incluindo os interinos.
Logo após a confirmação da saída de Scolari, a hashtag #manonao foi uma das mais comentadas do Twitter.
Nesta semana, a equipa palmeirense trabalhará sob o comando do auxiliar Andrey Lopes, do coordenador de preparação física Omar Feitosa e de Wesley Carvalho, técnico do sub-20.
O atacante Dudu, um dos líderes da equipa, usou o Facebook para lamentar a saída de Felipão. “Professor, gostaria de agradecer por tudo o que vivemos no Palmeiras. Nós já tínhamos convivido juntos e sempre aprendi muito com você. Obrigado por todos os conselhos, orientações e broncas!” escreveu o atleta.
Nota: Com fonte de informação na Folha de São Paulo.

