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TRÁS-OS-MONTES LANÇA REDE DE TRANSPORTES PÚBLICOS EM 2020

A nova rede de transportes que promete servir todas as localidades das Terras de Trás-os-Montes deverá estar operacional no início do próximo ano, segundo avançou hoje o responsável pelo processo na Comunidade Intermunicipal (CIM).

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A nova rede de transportes que promete servir todas as localidades das Terras de Trás-os-Montes deverá estar operacional no início do próximo ano, segundo avançou hoje o responsável pelo processo na Comunidade Intermunicipal (CIM).

Adata prevista definida na legislação para a contratualização do serviço é 03 de dezembro, mas o processo está atrasado neste e noutros territórios do país, segundo Manuel Miranda, secretário intermunicipal da CIM Terras de Trás-os-Montes.

O calendário avançado hoje para o Plano Operacional de Transportes Públicos das Terras de Trás-os-Montes aponta para que em outubro esteja concluído o estudo de viabilidade económica e financeira, seguindo-se o lançamento do concurso público para a adjudicação, em novembro e a contratualização no primeiro trimestre do próximo ano.

O cenário foi avançado pelo secretário intermunicipal numa sessão sobre o novo plano de transportes promovida pela Câmara de Mirandela e inserida na Semana Europeia da Mobilidade.

Dos nove municípios da CIM Terras de Trás-os-Montes, Bragança vai ficar de fora deste plano por ter um serviço próprio de transportes, mas as populações dos restantes concelhos terão carreiras para a capital e vice-versa, como indicou o responsável.

Manuel Miranda garantiu que com este plano “todo o território da comunidade vai ter transporte regular no mínimo três vezes por semana com uma viagem de manhã e de regresso à tarde”, num território onde as populações têm apenas a opção rodoviária para se deslocarem.

Os lugares com menos de 40 habitantes que não integrem a rede regular de carreiras, “serão servidos por um transporte a pedido devidamente regulado uma vez por semana, pelo menos nos dias de feira”, como indicou.

Este plano resolverá também o problema das localidades que ficavam sem transporte durante as férias escolares.

O vereador da Câmara de Mirandela, José Cunha, sublinhou outro desafio que se coloca e que considerou “fundamental”, que é coordenar com a Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste a marcação de consultas.

Esta medida facilitará a vida a quem reside no mundo rural e contribuirá para reduzir custos às populações que em vários casos têm de pagar um táxi para se deslocar aos serviços de saúde.

Enquanto o plano não entra em vigor, as populações estão a beneficiar de uma redução de 40% nas tarifas com a participação do estado de 175 mil euros para os nove municípios.

O financiamento do plano contemplará esta receita, assim como aquilo que os municípios já gastam nos transportes escolares, as receitas dos bilhetes e a possibilidade de candidaturas a fundos comunitários.

Os operadores marcaram presença nesta sessão e aguardam que a CIM defina “o preço que está disponível para pagar” para fazerem propostas no concurso público.

Jorge Santos, da empresa Rodonorte/Santos admite que “o custo que hoje a região tem com os transportes subirá porque o volume de transportes também irá aumentar”.

“Mas também permite clarificar de uma vez por todas o que é que se pretende: se as pessoas têm transporte diário, semanal, isso para nós também é importante”, afirmou.

O empresário defende que “há uma necessidade real de ser feita alguma coisa” porque “ao longo dos últimos dez anos (os operadores) têm sido, de certa forma, deixados ao abandono porque não há uma definição concreta do que é que será este modelo de contratualização”.

“A definição de uma nova tipologia de transporte para a região irá permitir uma abrangência global e definitiva, abrangerá praticamente todo o distrito de Bragança, define uma política territorial única e permite-nos também algumas sinergias e obter também algumas poupanças e dinamizar o negócio”, considerou.

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MIRANDA DO DOURO: AUTARQUIA IMPUGNA AVALIAÇÃO DO FISCO ÀS BARRAGENS

O município de Miranda do Douro pediu junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela a impugnação da avaliação feita pela Autoridade Tributaria às duas barragens do concelho, considerando estarem subvalorizadas, revelou hoje à Lusa fonte da autarquia.

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O município de Miranda do Douro pediu junto do Tribunal Administrativo e Fiscal de Mirandela a impugnação da avaliação feita pela Autoridade Tributaria às duas barragens do concelho, considerando estarem subvalorizadas, revelou hoje à Lusa fonte da autarquia.

“O município de Miranda do Douro decidiu impugnar a avaliação feita pela AT, por não concordar com a exclusão dos órgãos de segurança e de produção destes centros eletroprodutores de energia, como turbinas, transformadores ou os descarregadores, porque são parte integrante do prédio, e que têm de ser tomados em conta, pelo seu valor tributário”, explicou o vereador Vítor Bernardo.

Segundo o vereador, o pedido de impugnação da avaliação das barragens em sede de Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) foi apresentado no tribunal a 02 de abril.

“Esta impugnação da avaliação surge agora, porque as nossas duas barragens foram inscritas a seu tempo na matriz predial para avaliação”, frisou Vítor Bernardo.

Bernardo avançou ainda que a barragem de Miranda do Douro foi avaliada pela AT em 52 milhões de euros e barragem de Picote em 55 milhões de euros.

“O valor destes dois empreendimentos, para além do edificado, com as unidade de produção como transformadores, turbinas e outros equipamentos, (…) sobe em mais de 120% por centro face ao estabelecido pela AT, em cada um destes centros eletroprodutores”, destacou o vereador social-democrata.

Agora, o município de Miranda Douro, no distrito de Bragança, espera que os responsáveis máximos pela AT cumpram o despacho do anterior secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, e que seja anulado o ato administrativo da avaliação tributária feita as barragens.

Nuno Santos Félix determinava que as avaliações de barragens que fossem impugnadas por não considerarem a totalidade dos elementos que as integram deviam ser revogadas e refeitas pela Autoridade Tributária.

Esta indicação consta de um despacho datado de 04 de março, onde se lia que “sendo impugnada a avaliação de aproveitamentos hidroelétricos”, com base na “exclusão dos órgãos de segurança ou exploração da avaliação impugnada […], devem ser revogados os atos avaliativos que tenham excluído do respetivo objeto os órgãos de segurança ou exploração”, quando os mesmos “devam ser qualificados como ‘parte componente’ do prédio”.

Na origem deste despacho — o terceiro desde que aquele governante determinou a avaliação das barragens para efeitos de IMI — está a diferença com que os municípios e a AT entendem o que deve ser considerado para efeitos de avaliação e tributação em IMI no que diz respeito às barragens.

Os municípios contestam o entendimento da AT — vertido numa circular de 2021 – segundo o qual as máquinas e equipamentos (como turbinas da barragem) não devem ser classificados como prédio, ficando fora da incidência do IMI, e pedem ao Governo para o revogar.

O despacho lembra de que forma a legislação em vigor define uma barragem, notando que os “órgãos de segurança e exploração fazem, assim, parte do conceito legal” deste tipo de infraestrutura, com a lei a determinar também que, para efeitos da construção de uma barragem, o projeto deve incluir órgãos de segurança como os “descarregadores de cheias”, as “descargas de fundo” ou a “central e circuitos hidráulicos”.

Estando concluída a avaliação da generalidade dos aproveitamentos hidráulicos, e podendo haver impugnação judicial (ou arbitral) das segundas avaliações por parte do município ou do concessionário (sujeito passivo) da barragem, Nuno Santos Félix antecipava que a AT iria ser “chamada para contestar eventuais ou revogar os respetivos atos”.

O despacho sustentava que, perante a situação política da altura, deveria ser o governo seguinte em plenitude de funções a pronunciar-se globalmente quanto ao entendimento da avaliação da AT, limitando-se assim o efeito daquele diploma “ao estritamente necessário em face da inadiabilidade da prática da AT de atos processuais em contencioso relativo à avaliação de aproveitamentos hidroelétricos”.

A vertente fiscal das barragens saltou para a agenda mediática na sequência da venda pela EDP de seis barragens em Trás-os-Montes (Miranda do Douro, Picote, Bemposta, Baixo Sabor, Feiticeiro e Tua), por 2,2 mil milhões de euros, a um consórcio liderado pela Engie.

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LISBOA: MÁRIO MACHADO CONDENADO A DOIS ANOS E 10 MESES DE PRISÃO EFETIVA

O militante neonazi Mário Machado foi esta terça-feira condenado a dois anos e 10 meses de prisão efetiva por incitamento ao ódio e à violência contra mulheres de esquerda em publicações nas redes sociais.

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O militante neonazi Mário Machado foi esta terça-feira condenado a dois anos e 10 meses de prisão efetiva por incitamento ao ódio e à violência contra mulheres de esquerda em publicações nas redes sociais.

Em causa neste julgamento estavam mensagens publicadas no antigo Twitter (atual X), atribuídas a Mário Machado e Ricardo Pais, em que estes apelavam à “prostituição forçada” das mulheres dos partidos de esquerda, e que visaram em particular a professora e dirigente do Movimento Alternativa Socialista (MAS) Renata Cambra.

Além de Mário Machado, Ricardo Pais foi condenado a um ano e oito meses de prisão com pena suspensa durante dois anos.

A sentença foi lida esta terça-feira no Juízo Local Criminal de Lisboa, no Campus de Justiça, depois de, em abril, nas alegações finais, o Ministério Público (MP) ter pedido uma pena de prisão efetiva para Mário Machado.

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