Ligue-se a nós

REGIÕES

LISBOA: MILHARES DE JOVENS PELA DEFESA DO CLIMA

A ameaça de um “futuro negro” para os filhos levou Catarina Leandro a juntar-se aos milhares de ativistas que hoje invadiram as ruas de Lisboa na luta pelo planeta e por ações concretas dos governantes.

Online há

em

A ameaça de um “futuro negro” para os filhos levou Catarina Leandro a juntar-se aos milhares de ativistas que hoje invadiram as ruas de Lisboa na luta pelo planeta e por ações concretas dos governantes.

“Preocupa-me o futuro deles. Preocupa-me que planeta vão ter daqui a 10 ou 20 anos. Preocupa-me que o mundo vá mudar tanto que eu não tenha resposta para lhes dar e eles não tenham sequer forma de se alimentar”, contou à Lusa Catarina Leandro, enquanto carregava ao colo o filho de um ano e a preocupação quanto ao seu futuro.

Catarina Leandro, 37 anos, esteve nas outras manifestações que ocorreram na primavera, e garante que vai continuar a participar até deixar de assistir a “medidas hipócritas que não resolvam nada”. Sem alterações à vista, Catarina vê “um futuro negro”.

“Se as coisas não mudarem o nosso futuro está mesmo comprometido”, vaticinou a ativista, acompanhada pelos filhos de um e quatro anos.

A “revolta e zanga” perante a inação dos governantes também levou Mafalda Coelho a manifestar-se. A jovem sublinhou a importância de aplicar medidas concretas com urgência: “Tem de ser para agora, para ontem”, defendeu a estudante de Biologia.

Com apenas 9 anos, Jonas também sabia de cor as razões que o levaram a participar no protesto juntamente com colegas da escola, professores e pais: “Estou aqui para tentar salvar o planeta. Tem muita poluição”, contou à Lusa.

Os ambientalistas voltaram a lembrar que “Não há planeta B” e que perante a falta de políticas parece que o “plano B” está agora nas suas mãos.

“Mesmo que o Governo não nos queira ouvir temos de fazer a diferença”, explicou Leonor Bandeira, aluna do 8.º ano do Escola Alemã, que hoje decidiu faltar às aulas para participar no protesto que nasceu da ação da jovem ativista sueca Greta Thunberg.

“A nossa casa está a arder. Não há outras. Temos de agir agora”, alertou Sinan Eden, um dos porta-vozes do movimento que voltou a trazer milhares de pessoas para as ruas de Lisboa, assim como de outras dezenas de cidades do país.

Os protestos fizeram-se ao som de buzinas e palavras de ordem, mas também com milhares de cartazes de todos os tamanhos e feitios. “Sem futuro não há escola e sem escola não há futuro” era o slogan de um grupo de crianças.

O motivo que levou milhares de jovens a sair hoje para as ruas é sério, mas foram muitos os que utilizaram o humor nos cartazes: “Não bebam água, bebam vodka”, “Marcelo deixa as ‘selfies’ e trata do Planeta” , “Avô o que são ursos?” e “Quando eu disse que preferia morrer a não ir à aula de Filosofia estava a gozar” eram algumas das mensagens.

As letras de músicas também serviram de inspiração: ‘All you need is less’, numa alusão ao clássico dos Beatles ‘All you need is love’, ou ‘Smells like polution’ (uma adaptação dos Nirvana ‘Smells like teen Spirit’) foram alguns dos cartazes que passearam pela cidade.

Entre os milhares de manifestantes ruidosos, destacou-se um grupo de pessoas vestidas de vermelho que circularam sempre em silêncio.

“O vermelho é o sangue derramado e representa as espécies em vias de extinção”, explicou à Lusa Paulo Alves, porta-voz do grupo Red Rebelion, que pertence ao grupo internacional Extintion Rebelion.

Os protestos que começaram como uma iniciativa dos jovens contam cada vez mais com a presença de adultos. São professores, pais, avós, ambientalistas e ativistas que fazem questão de estar presentes.

Jorge Batista, de 70 anos, foi um dos manifestantes que não ficou indiferente à causa. Hoje saiu à rua para gritar contra “a insustentabilidade da política mundial, europeia e nacional”.

REGIÕES

IPMA: REGIÃO NORTE EM ALERTA AMARELO DEVIDO À PREVISÃO DE NEVE

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Online há

em

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos amarelos (terceiro mais grave de uma escala de quatro) para os oito distritos vigoram entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de sábado, 27 de abril, segundo informou o IPMA.

O IPMA alerta para previsões de queda de neve acima dos 1.100 metros ou 1.200 metros, consoante o distrito, prevendo-se também acumulação de neve a variar entre os cinco centímetros e os 10 centímetros.

A acumulação de neve e a previsível formação de gelo levam o IPMA a avisar para os possíveis condicionamentos como estradas cortadas, danos em estruturas ou árvores e dificuldades de abastecimentos.

LER MAIS

REGIÕES

SANTARÉM: GRUPO LUZ SAÚDE INVESTE 58 MILHÕES EM NOVO HOSPITAL

O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

Online há

em

O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

Num comunicado, a que a Lusa teve acesso, o grupo indica que já obteve todos os licenciamentos necessários para o início da construção, tendo a obra sido adjudicada este mês à empresa Teixeira Duarte.

A Luz Saúde prevê que a construção do novo hospital esteja concluída até ao final de 2025, apontando a abertura para o primeiro semestre de 2026.

Com um investimento de 58 milhões de euros, esta nova unidade hospitalar prevê criar 500 postos de trabalho e reforçar “os serviços médicos de proximidade para os cerca de 425 mil ribatejanos, nomeadamente dos concelhos de Santarém, Ourém, Tomar, Abrantes, Torres Novas, Almeirim, Cartaxo, entre outros”.

Segundo a mesma fonte, esta nova infraestrutura vai contar “com um vasto leque de consultas de diversas especialidades médicas e cirúrgicas” e com equipamentos de última geração.

O hospital, que está a ser construído junto ao “Retail Park”, na zona sul de Santarém, vai ter uma unidade de internamento com 42 camas, um bloco operatório com 4 salas cirúrgicas, um centro de imagiologia diferenciada, um centro para a saúde da Mulher, um centro de Oncologia e um centro de Medicina Dentária.

Está também prevista a instalação de 40 salas de consulta, várias especialidades médicas como medicina interna, medicina geral e familiar, pediatria, ginecologia-obstetrícia, ortopedia, cardiologia, neurologia, cirurgia geral, entre outras.

Está também previsto um parque de estacionamento com 300 lugares.

Segundo o grupo, este novo hospital vai ser construído com o objetivo de “reforçar a rede de hospitais e clínicas que a Luz Saúde tem no território nacional” e pretende “ser uma referência na saúde no Ribatejo, criando uma oferta de cuidados altamente diferenciada, que permitam um acompanhamento integral e especializado da população desta região”, lê-se no comunicado.

A Luz Saúde presta atualmente os seus serviços através de 28 unidades (14 hospitais privados, 13 clínicas privadas e uma residência sénior).

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO
A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
FAMALICÃO X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X VIZELA




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
AROUCA X SPORTING




A RÁDIO QUE MARCA GOLOS
PORTO X BENFICA




RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL
NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS