Ligue-se a nós

REGIÕES

GUIMARÃES: CONFERÊNCIA DO DIÁLOGO DA PLATAFORMA CHINA-EUROPA PARA A ÁGUA

A 7.ª Conferência do Diálogo de Alto Nível da Plataforma China-Europa para a Água vai ter lugar em Guimarães para “partilhar experiências e boas práticas de gestão de recursos hídricos”na União Europeia e naquele país da Ásia.

Online há

em

A 7.ª Conferência do Diálogo de Alto Nível da Plataforma China-Europa para a Água vai ter lugar em Guimarães para “partilhar experiências e boas práticas de gestão de recursos hídricos”na União Europeia e naquele país da Ásia.

Em comunicado enviado hoje à Lusa, a Câmara de Guimarães adianta que o evento, a decorrer de 6 a 9 de novembro, tem por base a Plataforma China-Europa para a Água, estabelecida em março de 2012, em Marselha, e que tem por objetivo “promover a cooperação e o diálogo político, empresarial e científico entre os Estados-Membros da União Europeia e a China em matéria de gestão de recursos hídricos”.

Portugal é membro desta Plataforma desde a sua génese e entre 2020 e 2021 assumirá o Secretariado europeu da organização.

“A realização deste evento em Portugal é uma oportunidade singular para serem apresentadas as capacidades nacionais no setor dos recursos hídricos, evidenciando as boas práticas de gestão integrada dos principais rios portuguesas, mas também as capacidades das empresas portuguesas que trabalham nesta área”, lê-se.

A China, salienta o texto, “é um mercado com enormes desafios nos domínios da despoluição dos rios, da conservação dos ecossistemas, da resposta a eventos extremos ou da construção e projeto de infraestruturas”.

“Estreitar as relações com os principais decisores do Ministério dos Recursos Hídricos Chinês, bem como conhecer os responsáveis pelas principais empresas atuantes no setor é uma oportunidade para reforçar a cooperação das autoridades portuguesas com aquele país, bem como para abrir portas para a entrada das empresas portuguesas naquele mercado”, destaca o comunicado.

Esta Conferência do Diálogo de Alto Nível da Plataforma China-Europa para a Água é organizado conjuntamente pelo Ministério do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, pelo Ministério dos Recursos Hídricos da China, pela Câmara Municipal de Guimarães e pela Universidade de Évora reunirá mais de duas centenas de personalidades do setor da água para partilhar experiências e boas práticas de gestão de recursos hídricos na União Europeia e na China.

A Reunião de Alto Nível, a realizar a 08 de novembro na Pousada de Santa Marinha, conta com as presenças do ministro dos Recursos Hídricos da China, E. Jingping, do ministro do Ambiente e da Ação Climática de Portugal, João Pedro Matos Fernandes, do ministro da Energia e da Água de Malta, Joseph Mizzi, da vice-ministra da Agricultura e da Floresta da Finlândia, Janna Huso-Kallio, da subdiretora geral de Ambiente da Comissão Europeia, Joanna Drake, do diretor geral da Agência Sueca para a Gestão da Água e da Vida Marinha, Jakob Granit, e do vice-chefe de gabinete do ministro do Ambiente de Itália, Alessandro Zagarella.

Para além da Reunião de Alto Nível, o programa contempla também a realização de um workshop dedicado à temática da economia circular da água que contará com a presença da Secretária de Estado do Ambiente, Inês Costa.

No dia 07 de novembro realiza-se um seminário dedicado à promoção do diálogo empresarial entre representantes da União Europeia e da China, estando-o confirmada a participação de 35 empresas chinesas que atuam no setor da água. Estão também inscritas cerca de 30 empresas europeias, das quais 25 são portuguesas. A EDP, a ADP, a Procesl, a Aqualogos, e a Águas do Porto, entre outras, confirmaram também já a sua presença no espaço expositivo da Conferência.

Na manhã de sábado, 09 de novembro, o dia é destinado à realização de visitas técnicas, com destaque para as Bacias de Retenção de Guimarães, Estação de Tratamento de Água de Santa Eufémia de Prazins, gerida pela empresa intermunicipal Vimágua, visita ao rio Ave e à Estação de Tratamento de Águas Residuais de Serzedelo.

Na sua visita a Portugal, o Ministro dos Recursos Hídricos irá visitar as obras de requalificação do Rio Douro desenvolvidas em Gaia, a cidade do Porto e a Universidade de Coimbra, onde será apresentado o Sistema de Alerta de Cheias desenvolvido pela Agência Portuguesa do Ambiente.

REGIÕES

FIGUEIRA DA FOZ: JUDICIÁRIA DETEVE SUSPEITO DE ABUSAR DA FILHA DE 12 ANOS

Um homem de 36 anos suspeito de abusar sexualmente da filha, de 12 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na Figueira da Foz e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou nesta segunda-feira aquela força policial.

Online há

em

Um homem de 36 anos suspeito de abusar sexualmente da filha, de 12 anos, foi detido pela Polícia Judiciária (PJ) na Figueira da Foz e vai aguardar julgamento em prisão preventiva, anunciou nesta segunda-feira aquela força policial.

Em informação à agência Lusa, fonte da Diretoria do Centro da PJ esclareceu que o detido, que não possui antecedentes criminais, é suspeito de ter abusado sexualmente da filha “de forma reiterada, ao longo de quatro meses, em casa” e durante a ausência da mãe da menor, “aproveitando a posição de superioridade” sobre a vítima.

“A menina, vendo-se numa situação bastante desconfortável, acabou por contar à mãe, que apresentou queixa” às autoridades, indicou a fonte da PJ.

O homem, português e trabalhador da área da construção civil, foi detido na sexta-feira e presente a tribunal no sábado, tendo-lhe sido decretada a prisão preventiva.

LER MAIS

REGIÕES

VISEU: POLÍCIA JUDICIÁRIA DETEVE HOMEM E MULHER SUSPEITOS DE SEQUESTRO

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem e de uma mulher, em Viseu e em Coimbra, suspeitos dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida.

Online há

em

A Polícia Judiciária (PJ) anunciou esta segunda-feira a detenção de um homem e de uma mulher, em Viseu e em Coimbra, suspeitos dos crimes de sequestro, roubo, ofensa à integridade física grave e detenção de arma proibida.

Em comunicado, a PJ avançou que os crimes, cometidos no dia 2 de fevereiro, em Viseu, foram motivados por questões passionais.

Segundo a PJ, os suspeitos, “na companhia de um outro homem que, na altura, se encontrava evadido, a pretexto de consumirem produtos estupefacientes”, levaram um homem de 24 anos “até uma zona florestal nos arredores da cidade de Viseu”.

“No local, afastado de habitações, foi ameaçado com uma arma de fogo, violentamente agredido, amarrado e regado com combustível. Contudo, por ter conseguido libertar-se e fugir, acabou por não ter sido incendiado”, acrescentou.

O homem e a mulher foram detidos em Viseu e em Coimbra, em cumprimento de mandados de detenção.

Após o primeiro interrogatório nas autoridades judiciárias, o homem ficou sujeito à medida de coação de prisão preventiva e a mulher obrigada a apresentações semanais e proibida de contactar os restantes intervenientes.

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% DANCE


WEBRADIO 100% INSPIRATION

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS