Ligue-se a nós

REGIÕES

ANTÓNIO LOBO XAVIER É SÓCIO DA EMPRESA QUE VENDEU A POLÉMICA ESCULTURA

Sexta-feira 13, dia de azar com polémica à mistura. Foi esse o dia que a Autarquia aprovisionou por ajuste direto a ‘modesta’ quantia de 250 mil euros por uma escultura de Pedro Cabrita Reis ironicamente dedicada à “Linha do Mar”. Mas se esta escultura não convence a população, já o preço parece ser motivo de polémica. Também no elenco de sócios da empresa que vendeu esta polémica escultura figuram nomes conhecidos do mundo político.

Online há

em

Sexta-feira 13, dia de azar e com polémica à mistura. Foi esse o dia em que a Autarquia de Matosinhos aprovisionou por ajuste direto a ‘modesta’ quantia de 250 mil euros por uma escultura de Pedro Cabrita Reis, ironicamente dedicada à infinita, imaginária e inatingível “Linha do Mar”. Após investigação, Rádio Regional descobriu que António Lobo Xavier, histórico líder político do CDS-PP, é sócio da empresa que “vendeu” aquela escultura, com o custo de final de 307.500 euros ao bolso dos contribuintes.

Documentos a que a Rádio Regional teve acesso, revelam que a 13-12-2019 o negócio foi estabelecido por ajuste direto, sem qualquer concurso ou consulta pública, entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a empresa Armazém 10, Lda, com sede em Lisboa, pelo valor de 250 mil euros, acrescido de IVA

Junto da Conservatória do Registo Comercial comprovamos que a empresa Armazém 10 Lda foi constituída em Novembro de 2016, com o capital social de 335 mil euros, e tem como sócios a família “Cabrita dos Reis”, que controla 96,01%, nomeadamente;

a) Pedro Cabrita Reis: 73,75%

b) Patrícia Cabrita Reis: 17,94%

c) António Cabrita Reis: 4,32%

Além da família do artista, encontramos ainda outros sócios:

d) António Lobo Xavier: 1%

e) Francisco Mendes da Silva: 1%

g) Inês Pinto Leite: 1%

h) Albino de Freitas e Meneses: 1%

António Lobo Xavier é a figura mais conhecida do elenco de sócios da empresa que vendeu a escultura à autarquia de Matosinhos, embora com apenas 1% não tenha qualquer cargo de gerência. Também Francisco André Mendes da Silva, outro conhecido da bancada parlamentar do CDS-PP (XIII legislatura eleito pelo circulo do Porto), se apresenta com o mesmo peso, apenas 1% e sem qualquer cargo de gestão.

A Rádio Regional sabe que em Portugal existe um grande número de empresas onde figuram políticos conhecidos com aparente participação minoritária de controlo com objectivo de reduzir a sua exposição relevante e consequentes riscos da actividade empresarial.

Ao mesmo tempo, o nomes de figuras proeminentes serve como facilitador/desbloqueador de capital de influência para a realização de negócios jurídicos junto de entidades públicas ou privadas de interesse.

De recordar que o Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Matosinhos foi recentemente alvo de investigações e buscas pela Polícia Judiciária no âmbito da Operação TEIA, devido a suspeitas relacionadas Marta Laranja Pontes, filha do então Presidente do IPO suspeito de corrupção, casada com Tiago Mata, também vereador da Autarquia de Matosinhos.

A polémica escultura foi recentemente vandalizada onde se podiam ler mensagens do tipo “os nossos impostos 300 mil (…) isto é leça (…) política de m***** (…) vergonha”.

Quem é António Lobo Xavier ?

Licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra é uma das figuras mais conhecidas do CDS-PP. São conhecidas as suas ligações à SONAECOM, Mota-Engil, Futebol Clube do Porto, Cerâmica Valadares, Associação Comercial do Porto, Fundação de Serralves, Fundação Belmiro de Azevedo, e NOS.

Na política, além de Deputado pelo CDS-PP, foi ainda Presidente da Assembleia Municipal de Penafiel e eleito Conselheiro de Estado pelo atual Presidente Marcelo Rebelo de Sousa.

Além da política, António Lobo Xavier é ainda um conhecido comentador político na televisão. Em 2012 recebeu a condecoração de grau de Grande-Oficial da Ordem do Infante D. Henrique.

Na fotografia, António Lobo Xavier, sócio da empresa Armazém 10 LDA, empresa que vendeu por ajuste direto a escultura “Linha do Mar” pelo valor de 250 mil euros acrescido de IVA.

Quem não parece apreciar a arte de Pedro Cabrita Reis são os vários cidadãos que em uníssono e sem papas na língua manifestam-se contra a “escultura” e o preço que custou aos bolsos da autarquia.

Em poucos dias a escultura de Pedro Cabrita Reis dedicada à “Linha do Mar” já ganhou os primeiros sinais de corrosão; e além do imponente Oceano Atlântico que lhe serve de inspiração, também um outro oceano de críticas vem dos muitos cidadãos anónimos que por ali circulam, “300 mil euros por ferros pintados de branco ?Isto é ferro da sucata pintada de novo” ainda “a câmara não tem onde gastar melhor o dinheiro?“, disseram em uníssono e sem papas na língua os cidadãos que a Rádio Regional ouviu.

A escultura foi recentemente vandalizada, onde se podiam ler mensagens do tipo “os nossos impostos 300 mil (…) isto é leça (…) política de m***** (…) vergonha“.

A Rádio Regional tentou várias vezes e sem sucesso, obter um comentário da Autarquia de Matosinhos.

Na fotografia, Luísa Salgueiro e Pedro Cabrita Reis inauguram, sem pompa nem circunstância e com muita chuva a escultura dedicada à ‘Linha do Mar’.

Publicidade

HELPO, EU CONSIGNO EU CONSIGO, IRS 2024
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

2 COMENTÁRIOS

1 COMENTÁRIO

  1. zequinhas

    31 de Janeiro, 2020 at 21:46

    Este labrego ainda tem a lata de vir dizer para a opinião pública que em Portugal há uma rede mafiosa de influência política. Ele lá sabe do que fala e do que faz; afinal quem diz a verdade não merece castigo.

    https://www.publico.pt/2019/10/24/politica/noticia/lobo-xavier-1891198

  2. André

    3 de Janeiro, 2020 at 17:28

    Concepção da escultura em Leça da Palmeira por Pedro Cabrita Reis (300 mil euros)

    https://www.youtube.com/watch?v=rBBD7uYa2Gc

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

REGIÕES

IPMA: REGIÃO NORTE EM ALERTA AMARELO DEVIDO À PREVISÃO DE NEVE

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Online há

em

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos amarelos (terceiro mais grave de uma escala de quatro) para os oito distritos vigoram entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de sábado, 27 de abril, segundo informou o IPMA.

O IPMA alerta para previsões de queda de neve acima dos 1.100 metros ou 1.200 metros, consoante o distrito, prevendo-se também acumulação de neve a variar entre os cinco centímetros e os 10 centímetros.

A acumulação de neve e a previsível formação de gelo levam o IPMA a avisar para os possíveis condicionamentos como estradas cortadas, danos em estruturas ou árvores e dificuldades de abastecimentos.

LER MAIS

REGIÕES

SANTARÉM: GRUPO LUZ SAÚDE INVESTE 58 MILHÕES EM NOVO HOSPITAL

O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

Online há

em

O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

Num comunicado, a que a Lusa teve acesso, o grupo indica que já obteve todos os licenciamentos necessários para o início da construção, tendo a obra sido adjudicada este mês à empresa Teixeira Duarte.

A Luz Saúde prevê que a construção do novo hospital esteja concluída até ao final de 2025, apontando a abertura para o primeiro semestre de 2026.

Com um investimento de 58 milhões de euros, esta nova unidade hospitalar prevê criar 500 postos de trabalho e reforçar “os serviços médicos de proximidade para os cerca de 425 mil ribatejanos, nomeadamente dos concelhos de Santarém, Ourém, Tomar, Abrantes, Torres Novas, Almeirim, Cartaxo, entre outros”.

Segundo a mesma fonte, esta nova infraestrutura vai contar “com um vasto leque de consultas de diversas especialidades médicas e cirúrgicas” e com equipamentos de última geração.

O hospital, que está a ser construído junto ao “Retail Park”, na zona sul de Santarém, vai ter uma unidade de internamento com 42 camas, um bloco operatório com 4 salas cirúrgicas, um centro de imagiologia diferenciada, um centro para a saúde da Mulher, um centro de Oncologia e um centro de Medicina Dentária.

Está também prevista a instalação de 40 salas de consulta, várias especialidades médicas como medicina interna, medicina geral e familiar, pediatria, ginecologia-obstetrícia, ortopedia, cardiologia, neurologia, cirurgia geral, entre outras.

Está também previsto um parque de estacionamento com 300 lugares.

Segundo o grupo, este novo hospital vai ser construído com o objetivo de “reforçar a rede de hospitais e clínicas que a Luz Saúde tem no território nacional” e pretende “ser uma referência na saúde no Ribatejo, criando uma oferta de cuidados altamente diferenciada, que permitam um acompanhamento integral e especializado da população desta região”, lê-se no comunicado.

A Luz Saúde presta atualmente os seus serviços através de 28 unidades (14 hospitais privados, 13 clínicas privadas e uma residência sénior).

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS