RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

CONFISSÕES RELIGIOSAS DIZEM NÃO À EUTANÁSIA, SIM AOS CUIDADOS PALIATIVOS

Representantes de várias confissões religiosas voltaram hoje a contestar a eutanásia, defendendo medidas que reforcem os cuidados paliativos.

A posição foi expressa aos jornalistas, à saída de uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, em Lisboa.

Segundo o pastor Jorge Humberto, da Aliança Evangélica, o chefe de Estado revelou-se “atento e sensível” às preocupações das diferentes confissões religiosas, que “pugnam pela dignidade da vida humana”.

O membro da Aliança Evangélica pede uma legislação que “amplie os cuidados paliativos em Portugal” e não despenalize a morte assistida.

Khalid Jamal, da Comunidade Islâmica de Lisboa, enfatizou que “a vida é uma dádiva”.

O padre Fernando Sampaio, capelão do Hospital de Santa Maria, em Lisboa, lembrou a necessidade da garantia de cuidados paliativos à pessoa em sofrimento, sustentando que “a morte não fundamenta a vida”.

A Assembleia da República debate na quinta-feira cinco projetos de lei para a despenalização da morte assistida, do BE, PS, PAN, PEV e Iniciativa Liberal, que prevêem essa possibilidade sob várias condições.

Em 2018, o parlamento debateu projetos de despenalização da eutanásia, apresentados pelo PS, BE, PAN e Verdes, mas foram todos chumbados, numa votação nominal dos deputados, um a um, e em que os dois maiores partidos deram liberdade de voto.

Há dois anos, o CDS-PP votou contra, assim como o PCP, o PSD dividiu-se, uma maioria no PS votou a favor. O BE, PAN e PEV votaram a favor.

Um grupo de cidadãos está a recolher assinaturas para realização de um referendo sobre a matéria, que tem o apoio da Igreja Católica, ao contrário do que aconteceu em 2018. Dos partidos com representação parlamentar, apenas o CDS apoia a ideia, assim como vários dirigentes do PSD.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

BRAGANÇA: MINISTRA DA SAÚDE ANALISA DESAFIOS DA ULS DO NORDESTE

Rádio Regional

CHAVES: 80 ESPECIALISTAS EM ENCONTRO INTERNACIONAL DE BIOLOGIA

Rádio Regional

LISTA DE ESPERA PARA CIRURGIA NO SNS SUPERA OS 278 MIL UTENTES

Rádio Regional

TRÁS-OS-MONTES: REFORÇO NA SAÚDE ABRANGE MAIS DE 10.900 UTENTES

Rádio Regional

VINHAIS: AUTARQUIA CRIA PROGRAMA DE SAÚDE NAS FREGUESIAS EM 2027

Rádio Regional

ULS NORDESTE: REFORÇO DE ESPECIALISTA NA ÁREA DE PNEUMOLOGIA

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.