RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

BLOCO DE ESQUERDA QUER SOLUÇÃO IMEDIATA PARA OS SALÁRIOS DAS PEQUENAS EMPRESAS

O BE propôs hoje que o Estado faça transferências diretas para micro e pequenas empresas para pagamento de salários em março e abril devido à pandemia da covid-19, uma solução “imediata” para garantir rendimento a milhões de trabalhadores.

A proposta foi apresentada pela deputada do BE, Mariana Mortágua, numa conferência de imprensa virtual, na qual explicou que “o momento inédito” vivido devido à pandemia coloca um desafio a muitas empresas, que “têm muita dificuldades, em particular ao pagamento de salários”.

“O Bloco de Esquerda faz uma proposta para garantir à maior parte das empresas em Portugal o pagamento de salários no mês de março e de abril”, explicou, considerando que é preciso uma “resposta decidida, rápida e urgente”.

Este “plano simples”, que passa pela transferência direta do Estado de apoio a micro e pequenas empresas exclusivamente para pagamento de salários, permitiria garantir rendimento a “milhões de trabalhadores já em março”, de acordo dom Mariana Mortágua.

Pelas contas da deputada bloquista, o custo mensal desta medida seria, no máximo e se todas as empresas precisassem de aderir, de 1650 milhões de euros.

No entanto, para as empresas terem acesso a este apoio ficariam impedidas de aceder ao regime de ‘lay-off’, estando ainda as transferências condicionadas à manutenção de todos os postos de trabalho (incluindo precários) e ao pagamento integral dos salários.

Esta transferência seria garantida para todas as micro e pequenas empresas que tenham tido que fechar no período de emergência por imposição legal ou que tenham sofrido quebras de faturação da ordem dos 50%.

De acordo com a proposta, “a cada microempresa ou empresa em nome individual o Estado assegurará um valor até 5900 euros”, sendo o custo máximo desta medida, tendo em conta o universo total de pessoas ao serviço nas microempresas, de 1150 milhões de euros.

“A cada pequena empresa, com mais de 10 e menos de 50 trabalhadores, o Estado assegurará um pagamento até 31 mil euros. O custo máximo desta medida, tendo em conta o universo total de pessoas ao serviço nestas empresas, seria de 500 milhões de euros”, detalha a proposta.

Em Portugal, registaram-se 60 mortes, mais 17 do que na véspera (+39,5%), e 3.544 infeções confirmadas, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, que identificou 549 novos casos em relação a quarta-feira (+18,3%).

Dos infetados, 191 estão internados, 61 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.

Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.

Além disso, o Governo declarou no dia 17 o estado de calamidade pública para o concelho de Ovar.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

BENFICA LIDERA AVALIAÇÃO DAS SOCIEDADES DESPORTIVAS DA LIGA PORTUGUESA

Rádio Regional

BRAGANÇA: CIDADÃOS ORGANIZAM BUZINÃO CONTRA O PREÇO DOS COMBUSTÍVEIS

Rádio Regional

ANTROP ALERTA PARA RISCO NO TRANSPORTE PÚBLICO COM FIM DO APOIO AO GASÓLEO

Rádio Regional

PS VAI ABSTER-SE NA MOÇÃO DE CENSURA DO CHEGA AO GOVERNO

Rádio Regional

COMBUSTÍVEIS: GASÓLEO SOBE “MAIS” 14 CÊNTIMOS E GASOLINA 7 CÊNTIMOS

Rádio Regional

CHEGA AVANÇA PARA MOÇÃO DE CENSURA POR CAUSA DE LUÍS NEVES

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.