Ligue-se a nós

REGIÕES

DOURO: CAMPANHA SOLIDÁRIA PARA ANGARIAR ÁLCOOL PARA OS HOSPITAIS

A campanha “Douro + Solidário!” visa fornecer álcool gel desinfetante aos centros hospitalares da região Norte e foi lançada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e os representantes da produção e do comércio.

Online há

em

A campanha “Douro + Solidário!” visa fornecer álcool gel desinfetante aos centros hospitalares da região Norte e foi lançada pelo Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP) e os representantes da produção e do comércio.

O IVDP, que tem sede em Peso da Régua, informou hoje que a iniciativa “Douro + Solidário!” destina-se ao “fornecimento de solução antissética de base alcoólica (álcool gel) aos centros hospitalares da região Norte” e visa contribuir para o combate à covid-19.

A campanha está a ser promovida pelo instituto público em conjunto com os representantes da produção e do comércio da Região Demarcada do Douro, contando com a articulação do Ministério da Agricultura e a parceria dos ministérios da Saúde e da Defesa Nacional.

Segundo o IVDP, podem contribuir na campanha “todas as instituições públicas ou privadas, cidadãos em geral, empresas, que estejam dispostas a colaborar para esta causa com matérias-primas, com instalações, com equipamentos ou com trabalho”.

O objetivo é angariar álcool gel (produto acabado), matérias-primas como álcool, glicerol (glicerina), peróxido de hidrogénio (água oxigenada a 10 volumes), bem como material de embalagem (frascos dispensadores, frascos de plástico de 100 milímetros com tampas estanques e etiquetas para rotulagem).

Ainda equipamentos como garrafas de vidro ou de plástico de 10 litros com rolhas de rosca, depósitos de plástico de 50 litros ou tanques de aço inoxidável com capacidade de 80 a 100 litros e enchedoras.

Podem ainda ser cedidas instalações, mão-de-obra, transporte (viaturas para distribuição) e material para logística (paletes, filme estirável, desenroladores de filme, porta-paletes, material de embalagem e caixas de cartão).

O IVDP informa que “não serão aceites dádivas de qualquer outra natureza na presente campanha, sejam em numerário, cheque ou transferência bancária”.

Os bens serão colocados à disposição de entidades que assegurem a preparação de álcool gel e o IVDP fará a coordenação de toda a operação, a divulgação pública de todos os bens e serviços conseguidos.

No caso de oferta de álcool vinícola, o instituto lembrou a recomendação do INFARMED e referiu que a “operação de transformação de álcool vinícola em álcool gel (desinfetante) deve cumprir as normas regulamentares”.

Assim, explicou que “partindo da matéria prima álcool vinícola, qualquer empresa deve disponibilizar essa matéria prima a uma empresa de destilaria acreditada, de modo a obter, por destilação desse álcool vinícola, a substância ativa biocida etanol (CAS n.º 64-17-5) a 70% v/v” a qual será utilizada no fabrico do produto final desinfetante”.

Apontou ainda que a empresa responsável pela disponibilização e uso do produto desinfetante no mercado nacional contendo esse etanol a 70%, tem que elaborar a ficha de dados de segurança-FDS do produto e antes da disponibilização e uso do produto no mercado português deve notificar a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Na quarta-feira, a Cooperativa de Viticultores e olivicultores (CVOFN) de Freixo de Numão anunciou o apoio a vários lares do concelho de Foz Côa fornecendo aguardente vínica com 77% de álcool, que considerou ser “um poderoso desinfetante”.

A aguardente vínica é utilizada para a produção de vinho do Porto na Região Demarcada do Douro.

Na semana passada, farmacêuticos, profissionais de saúde e vitivinicultores juntaram-se na Bairrada para produzir gel desinfetante utilizado no combate à pandemia de covid-19 a partir de aguardente vínica e outros produtos alcoólicos.

REGIÕES

IPMA: REGIÃO NORTE EM ALERTA AMARELO DEVIDO À PREVISÃO DE NEVE

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Online há

em

Os distritos de Bragança, Viseu, Vila Real, Braga, Porto, Viana do Castelo, Guarda e Castelo Branco vão estar sob aviso amarelo até à manhã de sábado por previsões de queda de neve, adiantou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os avisos amarelos (terceiro mais grave de uma escala de quatro) para os oito distritos vigoram entre as 21h00 de hoje e as 09h00 de sábado, 27 de abril, segundo informou o IPMA.

O IPMA alerta para previsões de queda de neve acima dos 1.100 metros ou 1.200 metros, consoante o distrito, prevendo-se também acumulação de neve a variar entre os cinco centímetros e os 10 centímetros.

A acumulação de neve e a previsível formação de gelo levam o IPMA a avisar para os possíveis condicionamentos como estradas cortadas, danos em estruturas ou árvores e dificuldades de abastecimentos.

LER MAIS

REGIÕES

SANTARÉM: GRUPO LUZ SAÚDE INVESTE 58 MILHÕES EM NOVO HOSPITAL

O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

Online há

em

O Grupo Luz Saúde vai construir um novo hospital em Santarém, num projeto que prevê um investimento de 58 milhões de euros e a criação de 500 postos de trabalho, anunciou esta sexta-feira o grupo.

Num comunicado, a que a Lusa teve acesso, o grupo indica que já obteve todos os licenciamentos necessários para o início da construção, tendo a obra sido adjudicada este mês à empresa Teixeira Duarte.

A Luz Saúde prevê que a construção do novo hospital esteja concluída até ao final de 2025, apontando a abertura para o primeiro semestre de 2026.

Com um investimento de 58 milhões de euros, esta nova unidade hospitalar prevê criar 500 postos de trabalho e reforçar “os serviços médicos de proximidade para os cerca de 425 mil ribatejanos, nomeadamente dos concelhos de Santarém, Ourém, Tomar, Abrantes, Torres Novas, Almeirim, Cartaxo, entre outros”.

Segundo a mesma fonte, esta nova infraestrutura vai contar “com um vasto leque de consultas de diversas especialidades médicas e cirúrgicas” e com equipamentos de última geração.

O hospital, que está a ser construído junto ao “Retail Park”, na zona sul de Santarém, vai ter uma unidade de internamento com 42 camas, um bloco operatório com 4 salas cirúrgicas, um centro de imagiologia diferenciada, um centro para a saúde da Mulher, um centro de Oncologia e um centro de Medicina Dentária.

Está também prevista a instalação de 40 salas de consulta, várias especialidades médicas como medicina interna, medicina geral e familiar, pediatria, ginecologia-obstetrícia, ortopedia, cardiologia, neurologia, cirurgia geral, entre outras.

Está também previsto um parque de estacionamento com 300 lugares.

Segundo o grupo, este novo hospital vai ser construído com o objetivo de “reforçar a rede de hospitais e clínicas que a Luz Saúde tem no território nacional” e pretende “ser uma referência na saúde no Ribatejo, criando uma oferta de cuidados altamente diferenciada, que permitam um acompanhamento integral e especializado da população desta região”, lê-se no comunicado.

A Luz Saúde presta atualmente os seus serviços através de 28 unidades (14 hospitais privados, 13 clínicas privadas e uma residência sénior).

LER MAIS
Subscrever Canal WhatsApp
RÁDIO ONLINE
Benecar - Cidade do Automóvel
ASSOCIAÇÃO SALVADOR, HÁ 20 ANOS A TIRAR SONHOS DO PAPEL

LINHA CANCRO
DESPORTO DIRETO

RÁDIO REGIONAL NACIONAL: SD | HD



RÁDIO REGIONAL VILA REAL


RÁDIO REGIONAL CHAVES


RÁDIO REGIONAL BRAGANÇA


RÁDIO REGIONAL MIRANDELA


MUSICBOX

WEBRADIO 100% PORTUGAL


WEBRADIO 100% POPULAR


WEBRADIO 100% BRASIL


WEBRADIO 100% ROCK


WEBRADIO 100% OLDIES


WEBRADIO 100% LOVE SONGS


WEBRADIO 100% INSPIRATION


WEBRADIO 100% DANCE

KEYWORDS

FABIO NEURAL @ ENCODING


NARCÓTICOS ANÓNIMOS
PAGAMENTO PONTUAL


MAIS LIDAS