RÁDIO REGIONAL
REGIÕES

AÇORES: GOVERNO REGIONAL EXONERA DELEGADO DE SAÚDE – CORONAVÍRUS

O Governo dos Açores exonerou hoje o delegado de Saúde de Ponta Delgada, Eduardo Cunha Vaz, por ter dado autorização a dois ex-reclusos para se deslocarem a outro concelho quando deveriam estar em confinamento obrigatório.

“Na sequência da situação verificada com dois ex-reclusos, que chegaram a Ponta Delgada provenientes de Lisboa e que foram autorizados pelo delegado de Saúde de Ponta Delgada a deslocar-se ao concelho da Ribeira Grande, em incumprimento do confinamento obrigatório em unidade hoteleira a que tinham de estar sujeitos, a secretária regional da Saúde exonerou, com efeitos imediatos, o referido delegado de Saúde, Eduardo Cunha Vaz”, diz uma nota do governo açoriano.

Para este cargo, e com efeitos a partir de hoje, foi nomeada Larisa Shogenova, médica assistente de Saúde Pública na Unidade de Saúde da ilha de São de Miguel desde 2018, indica o comunicado da Secretaria Regional da Saúde.

Na mesma nota, a Autoridade de Saúde Regional reitera que, quanto “a outros dois ex-reclusos que testaram positivo para covid-19, estes saíram do Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo (Terceira) e foram diretamente para o Aeroporto das Lajes para seguir para Ponta Delgada”, na ilha de São Miguel.

“Chegados ao Aeroporto de Ponta Delgada, foram diretamente para a unidade hoteleira designada, em viatura indicada para esse efeito, onde foram testados e permanecem, desde essa altura, em confinamento obrigatório”, explica o Governo dos Açores.

Este, acrescenta, foi “o único percurso efetuado pelos dois ex-reclusos desde o momento em que deixaram o Estabelecimento Prisional de Angra do Heroísmo até ao momento em que deram entrada na referida unidade hoteleira em Ponta Delgada”.

A informação de que os dois reclusos que testaram positivo não saíram da unidade hoteleira tinha sido já adiantada na noite passada.

Horas antes, a Autoridade Regional de Saúde chegou a assumir um “erro de comunicação” que teria permitido que ambos tivessem ido até ao concelho da Ribeira Grande visitar as famílias, antes de se saber que estavam infetados. Contudo, esclareceu-se entretanto que foram outros dois reclusos a fazer esta deslocação.

A ilha de São Miguel, a maior dos Açores, tem desde 03 de abril cercas sanitárias nos seus seis concelhos: Ponta Delgada, Ribeira Grande, Lagoa, Vila Franca do Campo, Povoação e Nordeste.

Um residente num concelho micaelense está, assim, impedido de se deslocar para outro exceto em situações previstas pelo executivo regional: algumas dessas exceções prendem-se, por exemplo, com questões médicas, o abastecimento de bens essenciais à população da ilha ou a manutenção da atividade de setores tidos por fundamentais para esse objetivo, como a pecuária ou as pescas.

No final de março, o Governo dos Açores tinha decretado que quem chegasse à região teria de cumprir confinamento obrigatório, por 14 dias, em unidades hoteleiras, uma medida de contenção da pandemia.

A Azores Airlines – do grupo SATA – e a Ryanair não estão a operar para os Açores, mas a TAP nunca deixou de voar para a região, mantendo ainda duas ligações semanais para São Miguel e uma para a Terceira.

Os passageiros que aterram na região são forçados a assinar um termo de responsabilidade, comprometendo-se a ficar em quarentena durante 14 dias num hotel em São Miguel ou na Terceira, consoante a ilha onde aterram.

Desde o início do surto foram confirmados 131 casos de covid-19 nos Açores, 109 dos quais ativos, tendo ocorrido 15 recuperações (seis na Terceira, quatro em São Miguel, quatro em São Jorge e uma no Pico) e sete mortes (em São Miguel).

A ilha de São Miguel é a que regista mais casos até ao momento (93), seguindo-se Terceira (11), Pico (10), São Jorge (sete), Faial (cinco) e Graciosa (cinco).

A nível global, segundo um balanço da AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 176 mil mortos e infetou mais de 2,5 milhões de pessoas em 193 países e territórios.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

MOGADOURO: “BASTA DE PARQUES DE ENERGIA” – ANTÓNIO PIMENTEL

Vítor Fernandes

ODEMIRA: AUTARQUIA INVESTIGA OBRAS NO IMÓVEL DO MINISTRO LUÍS NEVES

Rádio Regional

BRAGANÇA: RUI RIO DEBATE “A REFORMA DO REGIME” E A REGONALIZAÇÃO

Vítor Fernandes

MOGADOURO INVESTE 450 MIL EUROS EM NOVA CRECHE PARA 25 CRIANÇAS

Rádio Regional

TRÁS-OS-MONTES: OITO CONCELHOS EM PERIGO MÁXIMO DE INCÊNDIO RURAL

Rádio Regional

MIRANDA DO DOURO REJEITA NOVOS MEGAPROJETOS DE ENERGIA RENOVÁVEL

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.