Connect with us

MAGAZINE

ÁLCOOL MATA ANUALMENTE 3 MILHÕES DE PESSOAS POR TODO O MUNDO

O consumo de álcool é a causa de morte de quase 3 milhões de pessoas por tudo o mundo por ano. Foi agora conhecido um estudo que revela que afinal o álcool é sempre prejudicial para a saúde, mesmo em doses muito pequenas.

Data:

em

Causas directas ligadas ao álcool matam, anualmente, 2,8 milhões de pessoas em todo o mundo, apontou um estudo desenvolvido nos Estados Unidos. O uso do álcool foi classificado como uma das principais causas de morte prematura e incapacidade em todo o mundo.

Os autores concluíram que um possível benefício gerado pelo consumo moderado de álcool não “chegava”, já que as consequências negativas seriam muito mais significativas. Dessa forma, os resultados mostraram que não há um nível “recomendável” para o consumo de álcool sem efeitos secundários para a saúde.

“Há uma forte associação entre o consumo de álcool e os riscos de cancro, ferimentos e doenças infecciosas que anula os efeitos protectores contra doenças do coração nas mulheres. E embora os riscos à saúde resultantes do consumo de álcool comecem por pequenos doses diárias, crescendo rapidamente à medida que o consumo de álcool aumentas”, afirmou Max Griswold, responsável pelo relatório agora conhecido.

O consumo de apenas uma dose diária de álcool, durante um ano, já aumenta o risco de desenvolvimento de um dos 23 problemas relacionados ao hábito em 0,5%. Se o consumo chegar a duas doses por dia, o risco sobe 7%, concluiu o estudo. No caso de cinco doses diárias, chega a 37%. As estimativas levam em conta pessoas com idade de 15 a 95 anos.

AS MAIS LIDAS