Connect with us

MOTORES

ALEMANHA QUER “PROIBIR” CARROS A DIESEL NAS AUTOESTRADAS

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas.

Data:

em

Depois de as maiores cidades alemãs terem banido os motores diesel dos seus centros, a proibição estende-se agora às autoestradas.

As cidades de Gelsenkirchen e Essen foram autorizadas por um tribunal alemão a proibir os modelos com motores diesel mais antigos de circular em determinadas áreas, nomeadamente junto ao centro, devido às emissões poluentes.

Segundo o Observador, o tribunal decidiu, pelo mesmo motivo, banir os modelos com motores diesel mais antigos em certas zonas da A40. Esta é, assim, a primeira vez que um determinado tipo de veículo é impedido de circular numa autoestrada.

Estas restrições deverão ser implementadas já a partir do mês de julho do próximo ano. No entanto, de acordo com a Deutsche Welle, há já quem se manifeste contra esta decisão.

O responsável do Ambiente do Reno Norte-Vestefália, por exemplo, afirma que numa cidade é possível prescindir de um veículo mais poluente, porque existe a hipótese de recorrer ao transporte público, além de táxis e outras soluções de mobilidade. No entanto, não existem tantas alternativas ao impedimento de circular numa autoestrada.

Ainda segundo o diário, a proibição de transitar na A40, para veículos equipados com motores diesel homologados como Euro 5, ou anteriores, surge semanas depois de um tribunal aceitar a proibição da circulação nas cidades de Colónia e Bona em 2019.

O mesmo tipo de motorização mais poluente será também interditada em localidades como Berlim, Frankfurt, Estugarda, Mainz e Aschen ainda este ano.

ZAP

AS MAIS LIDAS