Connect with us

REGIÕES

ALMEIRIM INVESTE 1 MILHÃO DE EUROS EM ILUMINAÇÃO LED

Almeirim assinala hoje a conclusão do processo de cobertura total do território concelhio com iluminação baseada em tecnologia LED, um investimento global de 1,2 ME que vai permitir uma poupança anual na ordem dos 250 mil euros.

Data:

em

Almeirim assinala hoje a conclusão do processo de cobertura total do território concelhio com iluminação baseada em tecnologia LED, um investimento global de 1,2 ME que vai permitir uma poupança anual na ordem dos 250 mil euros.

“Hoje à noite [quarta-feira] vai ser retirada a última lâmpada de vapor de sódio, material considerado nocivo para o ambiente, num momento em que vai também ser ligada a iluminação pública na Rua Dionísio Saraiva, a última rua que faltava para que o concelho de Almeirim ficasse totalmente equipado com esta nova tecnologia, sendo o primeiro município da Lezíria do Tejo com cobertura a 100%”, disse à Lusa o presidente da Câmara de Almeirim, no distrito de Santarém.

A cerimónia, “simbólica”, vai decorrer no Dia Mundial do Ambiente, um momento que “posiciona, moderniza e alinha Almeirim com as estratégias tidas como necessárias perante as necessidades ambientais e as alterações climáticas”, notou Pedro Ribeiro (PS), autarca que lembrou as mais valias de um processo que começou em 2015.

O investimento efetuado “vai permitir uma poupança anual de 250 mil euros, o que representa uma diminuição na ordem dos 60% de uma fatura total anual na casa dos 450 mil euros, além de uma redução de cerca de 383 toneladas por ano nas emissões de dióxido de carbono”, destacou Pedro Ribeiro.

“As quatro freguesias e os 23 mil habitantes do município de Almeirim passam agora a utilizar apenas tecnologia LED, com mais de 7.500 novas luminárias, 6.300 das quais substituídas desde julho de 2018, num processo que começou em 2015 num investimento global na ordem do 1,2 ME, comparticipado a 95% por fundos comunitários a título reembolsável a sete anos”, observou o autarca.

A próxima fase de investimento no âmbito da estratégia municipal para uma maior eficiência energética “já está definida”, adiantou o eleito, tendo afirmado que o mesmo “vai ser direcionado para os edifícios e equipamentos públicos municipais”, como piscinas, bibliotecas, edifício dos Paços do Concelho e as duas escolas EB 2,3, representando um investimento na ordem dos 2 ME.

“Vamos continuar a desenvolver e a implementar medidas em Almeirim para que se possam continuar a criar condições para reduzir a pegada ecológica e a fatura energética”, assegurou.

Na fotografia, edifício da Autarquia de Almeirim.

LUSA

AS MAIS LIDAS