RÁDIO REGIONAL
ARTE & CULTURA

AMÁLIA RODRIGUES RECORDADA NO “FESTIVAL FADO MADRID” EM SETEMBRO

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O centenário do nascimento da fadista Amália Rodrigues vai dominar a décima edição do Festival Fado Madrid, que decorrerá a 26 de setembro no Teatro Real madrileno, foi hoje anunciado.

De acordo com a promotora Everything is New, o festival contará com atuações de Ana Moura, Cuca Roseta e Fábia Rebordão, que apresentarão “três concertos inéditos” de homenagem a Amália Rodrigues.

O festival contará ainda com conferências do musicólogo Rui Vieira Nery e do escritor Tiago Torres da Silva, uma exposição sobre a ‘diva do fado’, produzida pelo Museu do Fado, e a exibição dos filmes “Art of Amália”, de Bruno de Almeida”, e “Amália, o filme”, de Carlos Coelho da Silva.

A fadista nasceu, oficialmente, a 23 de julho de 1920, em Lisboa, no seio de uma família originária da Beira Baixa.

Estreou-se em 1939 no então Retiro da Severa, em Lisboa, fez teatro de revista e em 1943 atuou pela primeira vez no estrangeiro, em Madrid, com o fadista José Porfírio, a convite do embaixador Teotónio Pereira.

Passo decisivo para a carreira internacional foi a primeira atuação no Olympia, em Paris, em 1956, na festa de despedida de Josephine Baker. “De Paris parti para o mundo”, afirmou Amália em várias entrevistas.

A primeira vez que registou a sua voz em disco foi no Brasil em 1945, incluindo na gravação um tema escrito por si, “Corria atrás das cantigas”, mas do qual na altura não assumiu a autoria. As gravações incluíram também canções em espanhol.

A criadora e autora de “Estranha forma de vida” atuou com êxito no Japão, no México, nos Estados Unidos, Itália, ex-URSS, Roménia, Israel, Líbano, Espanha, França, China, Canadá, Bélgica, Grécia, Suécia, Países Baixos e Timor-Leste.

Amália foi “a nossa maior embaixadora” como se lhe referiu o Presidente da República Mário Soares, no seu último espetáculo em Lisboa, em 11 de dezembro de 1994, no Coliseu dos Recreios.

A fadista morreu em Lisboa, aos 79 anos, 06 de outubro de 1999.

As celebrações do centenário do nascimento prolongar-se-ão até 2021.

VEJA AINDA:

COVID-19: NOVA VARIANTE PODE REDUZIR SIGNIFICATIVAMENTE EFICÁCIA DAS VACINAS

Lusa

MUNDIAL2022: PORTUGAL DEFRONTA TURQUIA NAS ‘MEIAS’ DOS PLAY-OFF E PODE APANHAR A ITÁLIA

Lusa

PANDEMIA: O COVID-19 JÁ MATOU 5,2 MILHÕES DE PESSOAS POR TODO O MUNDO

Lusa

MARISA MONTE ATUA EM 2022 NO PORTO E EM OEIRAS

Lusa

PORTO: PRIMEIRO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CULTURA POP CHEGA ESTE FIM DE SEMANA

Lusa

ESTUDO: PAÍSES LIDERADOS POR MULHERES FORAM MAIS RÁPIDOS A CONFINAR

Lusa

Moschee Teppich

Moschee teppiche werden nicht kurzfristig gewechselt, d.h. das ein Moschee teppich sehr hohe Anforderungen erfüllen muβ. Speziell entworfene Moschee Teppiche zeichnen sich durch Design und Farben aus. Mit der Weiterentwicklung der Technologie werden heute Tausende von Farben und Modellen in Teppichen hergestellt, die mit Moscheen kompatibel sind.

100% Reine Schurwollteppich kaufen: Schurwollteppiche sind Schwerentflammbar, Robust, Strapazierfahig, Antibakteriel und Schmuzabweisend.

Canlı Maç Sonuçları Run 3 Play Snake Friv Atari Breakout cookie clicker unblocked games Düğün Paketleri uygunsigara.com/ Umzug Basel
saç ekimi hair transplant
Umzug Basel
seslendirme santral anons santral seslendirme