RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

ANS-GNR: “ESTADO PASSOU A SER DESONESTO”

Em reacção à possibilidade de os militares da GNR ficarem de fora do plano de desbloqueio das carreiras na funçãom pública, a Associação Nacional dos Sargentos da Guarda apelida o estado de “desonesto” e alerta para o “desalento e desmotivação” e para a possível “quebra da harmónica função do Estado”.

Depois de conhecida a possibilidade de o Governo deixar de fora militares, médicos e polícias do programa de descongelamento das carreiras da função pública, a ANSG-Associação Nacional dos Sargentos da Guarda reagiu hoje em comunicado enviado às redações. No comunicado a associação defende que o Governo “deve ficar preocupado com as manifestações de descontentamento” por parte dos militares da GNR e alerta para que “preocupantes serão as posturas de desalento e desmotivação que podem levar à quebra da harmónica função do Estado”.

Os motivos para esta tomada de posição são muitos e elencados no comunicado emitido. No mesmo a ANSG diz que a postura do Estado é “incompreensível e reveladora de um Estado que deixou de ser providente e passou a ser um Estado desonesto”. E desonesto porque insiste na “ideia peregrina de que os militares da Guarda foram e são privilegiados”, apesar dos cortes de vencimento e suplementos já sofridos e que a ANSG diz se terem traduzido “na perda de cerca de 24,4% do poder de compra”.

A associação denuncia ainda “a forma como [o Estado] espoliou em 2010 os militares em cerca de 30 milhões de euros, aquando da transição para a nova tabela retributiva”, bem como pede ao executivo que justifique “a ascensão dos oficiais da academia ao generalato, com a criação do posto de brigadeiro general, que nem existia”, pedido ainda que seja explicado de onde serão retiradas “verbas para as suas valorizações remuneratórias”.

“De forma reiterada o Governo aposta na atitude obscena, discriminadora e traiçoeira ao tentar virar portugueses contra portugueses, por exemplo ao recusar em alterar o Estatuto Remuneratório da GNR tal como fez acontecer com a congénere PSP, cuja alteração mais recente ao regime remuneratório se traduziu num aumento salarial”, pode ler-se também em comunicado, qeu denuncia também o aumento do desconto para a SAD/GNR, “que em menos de dois anos subiu em 2,5%; conduzindo a um sistema auto-sustentável, quando caberia ao Estado financiá-lo, pelo menos em parte, comparticipando na saúde como com os demais cidadãos”.

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

VINHAIS: COMISSÃO DE COGESTÃO DEBATE PREVENÇÃO DE INCÊNDIOS

Rádio Regional

VILA REAL: MENINA DE QUATRO ANOS MORRE AFOGADA EM PISCINA

Rádio Regional

GNR ALERTA: 52 MORTES EM ACIDENTES DE MOTOCICLO NO PRIMEIRO SEMESTRE

Rádio Regional

AGRAVAMENTO DE OCORRÊNCIA COM PEIXES MORTOS NO RIO CORGO EM VILA REAL

Rádio Regional

INCÊNDIO EM MONCORVO ALASTRA A CARRAZEDA DE ANSIÃES COM DUAS FRENTES ATIVAS

Rádio Regional

GNR INVESTIGA APARECIMENTO DE PEIXES MORTOS NO RIO CORGO EM VILA REAL

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.