RÁDIO REGIONAL
NACIONAL

APAV ASSINALA O MÊS EUROPEU DA CIBERSEGURANÇA

nbsp| RÁDIO REGIONAL

O Mês Europeu da Cibersegurança (ECSM) é uma iniciativa anual de sensibilização organizada pela Comissão Europeia e pela Agência da União Europeia para a Cibersegurança (ENISA) dedicada à promoção da cibersegurança entre cidadãos e organizações e ao fornecimento de informações atualizadas sobre segurança online, através da sensibilização e da partilha de boas práticas.

A pandemia de Covid-19 veio testar a resiliência da segurança online em todo o mundo, ao mesmo tempo que levou mais cidadãos a conduzir as suas vidas diárias online. As nossas vidas mudaram e em grande medida transferiram-se para o online, pelo que nunca foi tão importante como nos dias de hoje educar os utilizadores para uma utilização segura da Internet.

Segundo o estudo 2021 Norton Cyber Safety Insights Report: Special Release – Home & Family, apesar de estarem cientes das ameaças à segurança dos seus dispositivos electrónicos, os utilizadores adotam uma postura reativa face a ataques informáticos que possam sofrer. Segundo este estudo, 1 em cada 5 utilizadores de dispositivos electrónicos não toma medidas para proteger os seus dispositivos, no entanto refere que se um de seus dispositivos fosse hackeado, a grande maioria (87%) diz que tomaria medidas para mitigar os efeitos do ataque, a maioria refere que as ações a tomar seriam alterar a configurações de privacidade e/ou alterar as palavras-passe (51%).

Apenas cerca de 1 em cada 3 utilizadores nega permissões de acesso das aplicações aos dispositivos (35%), altera as palavras passe de origem nos dispositivos (33%), atualiza regularmente as palavras passe das suas aplicações (30%) ou instala software de proteção contra ataques informáticos (29%).

A Linha Internet Segura também tem verificado o aumento do número de contactos após a pandemia de Covid-19; no período de janeiro a setembro de 2021 já conta com um número de 337 contactos realizados para a sua linha de esclarecimento e apoio (Helpline), destacando que cerca de 30% dos contactos realizados estão associados a ataques à segurança da informação dos utilizadores, sobretudo esquemas de Phishing (envio de emails fraudulentos tendo em vista a obtenção de informação pessoal e confidencial) e Smishing (envio de SMS fraudulentas) e falsidade informática. Uma vez que estes esquemas criminosos são bem sucedidos, causam grandes impactos quer a nível pessoal como a nível patrimonial aos utilizadores vítimas deste tipo de cibercriminalidade.

A APAV, como membro do Consórcio Internet Segura e responsável pela Linha Internet Segura, associa-se ao Mês Europeu da Cibersegurança — inciativa fundamental para a promoção e divulgação de boas práticas de cibersegurança e ciberhigiene. No âmbito desta iniciativa, iremos destacar o tema com diferentes momentos de comunicação, incluindo o lançamento de uma nova campanha de sensibilização e a publicação da versão física do documento Data Detox X Youth.

VEJA AINDA:

CIBERATAQUES AUMENTARAM DURANTE O CONFINAMENTO – MAIOR SUBIDA EM 2021

Lusa

TRIBUNAL DECLARA INCONSTITUCIONALIDADE DE ACESSO A ‘EMAILS’ SEM ORDEM DE JUIZ

Lusa

MAIORIA DOS DISPOSITIVOS CONECTADOS EM CASA APRESENTA FALHAS DE SEGURANÇA

Lusa

FISCO ALERTA PARA ‘EMAILS’ FRAUDULENTOS SOBRE REEMBOLSO DE IMPOSTO

Lusa

RÚSSIA MULTA GOOGLE POR VIOLAR REGRAS DE ARMAZENAMENTO DE DADOS PESSOAIS

Lusa

ONU CONSIDERA ‘EXTREMAMENTE ALARMANTE’ ESPIONAGEM CIBERNÉTICA

Lusa