RÁDIO REGIONAL
INTERNACIONAL

APESAR DE “INGERÊNCIA RUSSA”, PRÓ-EUROPEUS VENCEM ELEIÇÕES CRUCIAIS NA MOLDÁVIA

O partido pró-europeu da presidente Maia Sandu, Ação e Solidariedade (PAS), conquistou uma vitória clara nas eleições parlamentares de domingo na Moldávia, garantindo uma nova maioria para aprofundar a aproximação à União Europeia. O resultado, considerado crucial para o futuro do país, surge após uma campanha tensa, marcada por acusações de “interferência maciça” por parte da Rússia.

Com 95% dos votos contados, o PAS lidera confortavelmente com 48%, enquanto os dois principais blocos pró-russos somam, em conjunto, cerca de 34% (25,6% para o Bloco Eleitoral Patriótico e 8,3% para o Bloco Alternativa). A nova maioria de 101 lugares no parlamento dará a Maia Sandu o poder para nomear um governo alinhado com a sua política pró-ocidental.

Após votar no domingo, a presidente Sandu reiterou as alegações de que a Rússia “interferiu maciçamente” no processo eleitoral. Estas declarações surgem na sequência de uma investigação, divulgada na semana passada, que expôs uma rede secreta financiada por Moscovo, ligada ao oligarca fugitivo Ilan Shor, que visava manipular a opinião pública através de notícias falsas e sondagens fraudulentas.

A grande diáspora moldava, que vive maioritariamente na Europa Ocidental, terá tido um papel decisivo no resultado, tal como aconteceu nas eleições presidenciais. Na altura, mais de 82% dos votos no estrangeiro foram para Maia Sandu, uma tendência que se terá repetido e que ajudou a consolidar a vitória pró-europeia.


Versão Rádio:


Vítor Fernandes

Subscreva Gratuitamente a Rádio Regional no Google News.

VEJA AINDA:

RELATÓRIO INTERNACIONAL ALERTA PARA “QUEDA DEMOCRÁTICA” EM PORTUGAL

Rádio Regional

RANGEL CONSIDERA AMEAÇAS HÍBRIDAS DA RÚSSIA EXTREMAMENTE INQUIETANTES

Rádio Regional

GD CHAVES REFORÇA DEFESA COM O INTERNACIONAL MEXICANO NÉSTOR ARAUJO

Rádio Regional

CARRAZEDO DE MONTENEGRO ACOLHE O 16.º ENCONTRO EUROPEU DA CASTANHA

Rádio Regional

PETRÓLEO SUPERA 100 DÓLARES COM TENSÃO GEOPOLÍTICA – CRISE

Rádio Regional

MAIORIA DOS EUROPEUS DUVIDA DA EFICÁCIA DA UNIÃO EUROPEIA – ESTUDO

Rádio Regional

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.